Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto

NESOL USP

Tela cheia

Quem somos

28 de Janeiro de 2011, 22:00 , por Diogo Jamra - Digó - 1Um comentário | 1 pessoa seguindo este artigo.
Visualizado 3203 vezes

O NESOL é um Núcleo de Apoio às Atividades de Cultura e Extensão em Economia Solidária (NACE/NESOL), criado junto à Pró-reitoria de Cultura e Extensão da Universidade de São Paulo (USP) em dezembro de 2002.  Seu objetivo é apoiar, primordialmente na Universidade de São Paulo e secundariamente em outras universidades, atividades de incubação de cooperativas populares e o aperfeiçoamento de métodos educacionais e formativos aplicados no processo de desenvolvimento e consolidação da Economia Solidária. Atua primordialmente através do desenvolvimento, no seio da USP, de atividades de ensino visando a formação de profissionais aptos a atuar no campo da economia solidária e atividades de pesquisa destinadas à geração denovos conhecimentos sobre a natureza, a dinâmica e os resultados do desenvolvimento da Economia Solidária no Brasil.

Para isso, conta em sua estrutura de funcionamento com professores e profissionais, pós-graduandos e graduandos, com formação em diferentes disciplinas acadêmico/universitárias. O NESOL vem desenvolvendo, desde a sua criação, atividades de extensão, voltadas para o apoio à geração de trabalho e renda - através de parcerias com a Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da USP (ITCP/USP) - e atividades de formação e pesquisa em temas como autogestão, cooperativismo e Economia Solidária.

O NESOL possui uma estrutura amplamente interdisciplinar.À semelhança da incubação de cooperativas o trabalho do NESOL é necessariamente interdisciplinar por duas razões: primeiro porque implica no trabalho com pessoas, algumas há muito tempo marginalizadas, o que requer conhecimentos de todas as ciências humanas; segundo por apoiar o desenvolvimento de empreendimentos que procuram exercer uma ampla gama de atividades econômicas, o que demanda necessariamente diversos conhecimentos das ciências naturais e humanas.

O NESOL vem, como parte de seu programa de formação de alunos e professores para atividades de extensão em Economia Solidária, promovendo encontros periódicos com professores, alunos, formadores que atuam na ITCP/USP e outros profissionais, para a discussão das atividades de incubação e temáticas afins. Procurando, ainda, inserir a temáticano âmbito internacional, promoveu Encontros com professores de outros países, abertos à participação de todos os interessados.Estas atividades, além de  ampliar a inserção acadêmica dos temas ‘Economia Solidária’, autogestão e cooperativismo entre outros, propicia um fértil ambiente de integração da reflexão teórica com a experiência prática, criando subsídios para o aperfeiçoamento da metodologia de incubação e de outras estratégias de desenvolvimento da Economia Solidária.

Nossa missão
Difundir a economia solidária na Universidade de São Paulo e na sociedade como uma estratégia de transformação social que tem as pessoas como elemento central na construção de novas relações econômicas, sociais e políticas.

Nossa visão
Ser um agente relevante no fortalecimento da Economia Solidária e uma das portas da Universidade Pública à comunidade promovendo um espaço crítico de produção de pesquisa, ensino e principalmente atividades de extensão, permitindo e intensificando a relação entre teoria e prática de forma a permitir a elaboração de conhecimento concreto sobre formas não subordinadas de organização do trabalho e a propagação dos princípios da Economia Solidária dentro e fora da USP.

Nossos Valores
- Buscar a transformação social tendo a economia solidária como estratégia de desenvolvimento;
- Colocar a Universidade pública a serviço da sociedade produzindo conhecimentos relevantes ao seu desenvolvimento em relação de colaboração com a sociedade através da Extensão Universitária.
- Democracia e participação: tanto com relação a nossa organização interna quanto na relação com a comunidade (coerência entre o discurso e a prática da autogestão);
- Educação popular como metodologia de formação.

Conselho
Prof. Dr. Paul Israel Singer - Presidente de Honra
Profa. Dra. Sylvia Leser de Mello - Vice-presidente
Prof. Dr. Augusto Câmara Neiva - Coordenador Científico
Profa. Dra. Sônia Maria Portella Kruppa - Vice-Coordenadora Científica
Prof. Dr. Eleutério Prado
Profa. Dra. Flavia Inês Schilling
Vanessa Moreira Sígolo
Estela Maria Barbieri
Thais Silva Mascarenhas
Mariana Baptista Giroto

Membros e colaboradores
Fabiana Ferraz
Juliana Bráz
Maíra Cavalcanti Rocha
Mariana Neubern de Souza Almeida
Profa Dra. Sandra Rufino
Silvia Camargo
Virginia Luz Schmidt


Tecnologia
O NESOL-USP conta com equipe multidisciplinar com experiência em economia solidária e formação de EES e de formadores. O conhecimento de ferramentas de gestão é fundamental para o desenvolvimento do curso que estamos planejando nesse projeto, contudo, nosso diferencial está no amplo conhecimento do universo da economia solidária, das demandas dos EES e dos mercados alternativos em que os produtos e serviços podem ser inseridos. A experiência de trabalho da equipe faz com que a elaboração de um curso pela equipe do NESOL leve em conta necessariamente o conhecimento nas seguintes áreas:
- Princípios da economia solidária e autogestão;
- Princípios da educação popular;
- Ferramentas de gestão para empreendimentos solidários;
- Ferramentas de conhecimento e cultura livres;
- Estudo de viabilidade econômica e social;
- Comércio justo e solidário;
- Consumo responsável;
- Cooperativas industriais e fábricas recuperadas pelos trabalhadores;
- Empreendimentos econômicos solidários populares;
- Finanças solidárias e moeda social;
- Desenvolvimento comunitário urbano e rural;
- Políticas públicas em economia solidária.

 


1Um comentário

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

Cancelar

Busca

Feed FBES

redirection forbidden: http://www.fbes.org.br/index.php?option=com_rss&feed=RSS0.91&no_html=1 -> https://www.fbes.org.br/index.php?option=com_rss&feed=RSS0.91&no_html=1