Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Oportunidades

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | 1 pessoa seguindo este artigo.
Aquí você vai sempre encontrar oportunidades seja no campo profissional seja de apoio a projetos.

I Seminário Nacional de Educação em Agroecologia

25 de Março de 2013, 21:00, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Fonte: http://sneagroecologia.blogspot.com.br/

ABA-Agroecologia realizará o I Seminário Nacional de Educação em Agroecologia, de 03 a 05 de julho de 2013, em Recife/PE, com o objetivo de aprofundar uma reflexão sobre o tema, a construção coletiva e um posicionamento sobre os princípios e diretrizes para uma Educação em Agroecologia no Brasil.

Emntre 15 de abril a 15 de maio/2013 - Prazo para pedido de inscrições e envio dos textos e cadastro da experiência no sistema Agroecologia em Rede

Veja todas as orientações em: http://sneagroecologia.blogspot.com.br/



III Congresso Nacional do Cangaço

24 de Março de 2013, 21:00, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Fonte: http://www.uesb.br/eventos/cangaco2013

O III Congresso Nacional do Cangaço terá como tema: Sertões: memórias, deslocamentos, identidades. O evento se configura como uma oportunidade singular e inovadora que busca promover a discussão em torno de questões que envolvem o processo de construção das representações sobre os sertões, dentre elas cangaço, religiosidade, artes, identidades, entre outras manifestações culturais, enfim, sua própria historicidade. A programação prevê conferências, mesas-redondas, minicursos, simpósios temáticos, lançamento de livros, mostra de filmes, exposições e atividades culturais. É uma realização da Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço (SBEC) e da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).

Saiba mais em: http://www.uesb.br/eventos/cangaco2013



Festival Florescer de Economia Solidária convoca artistas e criadores

24 de Março de 2013, 21:00, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Fonte: [email protected]

Nos dias 6 e 7 de abril, o Jardim dos Namorados será palco do II Festival Florescer de Economia Solidária, que dará visibilidade a mais de 40 empreendimentos solidários de Salvador. Em sua segunda edição, o festival abrirá espaço para apresentação de linguagens artísticas por meio de uma convocatória para grupos culturais e criadores das mais variadas linguagens. Para participar, os interessados deverão enviar propostas de participação para o email: [email protected] até o dia 31 de março.

O II Festival Florescer contará com a participação de empreendimentos solidários de cooperativas do Calabar, Roça da Sabina e Engenho Velho da Federação atendidas pelo projeto Florescer e outros empreendimentos de Salvador e Região Metropolitana. Na oportunidade, será possível conhecer produtos criativos realizados por mulheres de diferentes comunidades que conquistam a profissionalização e desenvolvem a capacidade de gestão participando destas cooperativas. O Festival estabelece uma aproximação dos produtos de economia solidária do grande público e pela primeira vez, pretende garantir visibilidade também a criações artísticas e culturais. Maiores informações, no endereço: http://www.avante.org.br/festival-florescer-wordpress-com/.

O II Festival Florescer de Economia Solidária consiste em uma das ações do Projeto Florescer: Fortalecendo mulheres para o desenvolvimento local, da Linha de Formação para o Trabalho, da ONG Avante - Educação e Mobilização Social. O evento é realizado em parceria com a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE), por meio da Superintendência de Economia Solidária (SESOL).

O que é Economia Solidária

A economia solidária é um sistema de produção, distribuição e consumo que favorece a construção de um ambiente colaborativo e sustentável, no qual o lucro é distribuído de forma mais equitativa entre as etapas do processo econômico. Uma das diferenças entre as economias solidária e capitalista é que a primeira favorecer o contato direto entre o produtor e o consumidor. O movimento vem ganhando terreno no Brasil e no mundo. Um dos principais motivos do crescimento dessa forma de organização econômica é porque ela se baseia na substituição de uma relação de trabalho assalariada por uma gestão coletiva, portanto é uma alternativa ao desemprego tanto dos grandes centros urbanos quanto das áreas rurais.

Serviço O que: Convocatória para artistas - II Festival Florescer de Economia Solidária

Quando: até dia 31/03

Onde: informações no site http://www.avante.org.br/festival-florescer-wordpress-com/. ou por email com [email protected]

Contatos:

Andrea Fernandes - Coordenadora de Comunicação Avante (71 9950-1525)

Crioula Comunicação e Mobilização Social - Mônica Santana (9118-5501/8400-1986) ou Nilton Lopes (8207-7571).



Seleção para coordenação de TI - Soltec/RJ

24 de Março de 2013, 21:00, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Fonte: [email protected]

Estamos procurando candidatos para assumir a coordenação de TI do soltec.O Núcleo de Solidariedade Técnica (SOLTEC/UFRJ) é um núcleo interdisciplinar de extensão, pesquisa e ensino, que desenvolve projetos em rede com abordagem territorial e participativa, nos campos da Tecnologia Social e da Economia Solidária, visando à construção de políticas públicas para a equidade social e o equilíbrio ambiental.

A pessoa selecionada terá que dispor 20 horas por semana ao soltec, sendo responsável pela manutenção e melhoria da rede, pelo desenvolvimento de sistemas de apoio as atividades de extensão do núcleo, pela administração do nosso portal e pela orientação de bolsistas. Para se candidatar, o interessado deve estar cursando mestrado ou doutorado na UFRJ. Além disso, deve ter experiência em um ou mais dos temas abaixo:

- software livre - metodologias participativas (participativa design) - extensão universitária - tecnologia social - economia solidária

Os interessados devem enviar um email para [email protected] com o currículo em anexo. A remuneração será em torno do valor de uma bolsa de mestrado ou doutorado, dependendo da experiência do candidato.



Curso de extensão: Poder Popular na América Latina

24 de Março de 2013, 21:00, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Divulgado por Felipe Addor ([email protected])

Image

Objetivos: Oferecer formação continuada aos educadores no âmbito da Educação em Direitos Humanos; Contribuir para a redução da violência escolar a partir da construção de uma cultura de paz e de respeito e valorização das diferenças culturais; Contribuir o planejamento de ações educativas a serem realizados no âmbito do Programa Escola Aberta, tendo como eixo articulador o tema dos Direitos Humanos.

Público alvo: Professores e estudantes de História, Ciências Sociais e Ciências Humanas e atores do movimento sindical e social.

Os cursos de extensão são oferecidos no quadro do PRONEX, apoiado pelo CNPq e pela FAPERJ, sob coordenação direta do Núcleo de Estudos Contemporâneos/NEC, da Universidade Federal Fluminense/UFF.

Quintas-feiras, 04, 11, 18, 25 de abril, 02, 09, 16, 23 de maio, 06, 13 de junho, das 18h30 às 20h30

Local: Sede Centro

Carga horária: 20h

Coordenação: Daniel Aarão Reis - doutor em História Social/USP e professor de História Contemporânea/UFF e Mariana Bruce - mestra/UFF

Conteúdos

1. Panorama histórico da América Latina e as lutas nacionalistas e populares

Ementa: Trabalharemos com as tradições nacional-estatistas do continente, bem como suas transformações ao longo do século e seus desafios atuais. Discutiremos a questão democrática, analisando as formas alternativas de democracia em Nuestra América.

A aula inaugural será ministrada pela equipe responsável pelo curso

2. Empresas Recuperadas por Trabalhadores no Brasil e na Argentina:

Ementa: Discutiremos as experiências de empresas cujas falências foram evitadas pelos seus produtores diretos, que também passaram a gerí-las. No Brasil tais experiências se expandiram na década de 1990 enquanto na Argentina isso ocorreu nos anos 2000. Os subsídios para o debate são os mapeamentos realizados nesses dois países sobre essas práticas e cinco estudos de casos realizados, cujo foco foram as mudanças na organização do trabalho promovidas pelos trabalhadores protagonistas dessas iniciativas.

Flávio Chedid Henriques - Doutor IPPUR/UFRJ

3. As Assembleias de Poder Popular em Cuba

Ementa:Estudaremos a Revolução Cubana e o seu processo de institucionalização nos anos 70, com o objetivo de analisarmos as bases sobre as quais foi criado o Sistema de Poder Popular cubano. A crise dos anos 90 e o processo de redefinição dos rumos do processo revolucionário. Cuba: ditadura ou democracia? Balanço e perspectivas.

Emilly Feitosa- mestra/UFF

4. O Movimento Indígena Equatoriano e a experiência de democracia participativa em Cotocachi

Ementa: Discutiremos a gênese e consolidação do Movimento Indígena Equatoriano, que tornou-se um dos movimentos sociais mais fortes da América Latina. Trabalharemos o contexto que levou o movimento social a entrar no jogo político-eleitoral, através do Pachakutik, e os avanços e retrocessos dessa estratégia. Finalmente, será feita uma análise da experiência dos governos locais indígenas, com foco na experiência de Cotacachi

Felipe Addor - doutor/UFRJ

5. A "democracia participativa e protagônica" e os Consejos Comunales na Venezuela Bolivariana

Ementa: Analisaremos a experiência venezuelana e a construção da "democracia participativa e protagônica" durante o Governo de Hugo Chávez (pós 1998), cuja maior expressão são os Consejos Comunales. Discutiremos a democratização do Estado nesse país à luz da discussão entre poderes constituintes e constituídos de Antonio Negri.

Mariana Bruce - mestra/UFF

6. Os microgobiernos barriales de El Alto: a experiência boliviana

Ementa: Abordaremos a experiência boliviana de construção de um Estado Plurinacional, a partir do caso alteño. Dialogaremos com Ramiro Reynaga Burgoa, expoente do pensamento aymará em defesa da revolução indígena, para travar um diálogo entre as expectativas do passado e as práticas do presente. Mariana Bruce - mestra/UFF

Valor

Sindicalizado e dependente e estudante: R$30

Não sindicalizado: R$50

Associado de outra entidade de professor ou professor maior de 60 anos: R$ 40



Categorias

Nacional, Cadeia do algodão agroecológico, Agropecuária, Alimentação, Artesanato, Indústria, Confecção, fiação e tecelagem, Reciclagem, Turismo, Construção, Crédito e finanças, Saúde, Educação e formação, Limpeza e higiene, Cultura, Cadeia do mel, Cadeia das sementes, Cadeia da fruta, Pesca, Marco Legal, Finanças Solidárias, Software, cultura e conhecimentos livres, Formação, Produção, comercialização e consumo, Relações internacionais, Comunicação, Políticas públicas, Organização do movimento, Agroecologia, Pesquisa e tecnologia, Comércio justo e solidário, Cultura, Consumo ético e solidário, Mulheres, Povos e Comunidades Tradicionais, Meio-ambiente
Tags deste artigo: editais empregos consultorias mobilização de recursos captação de recursos fundrasing funding

Direto da KNH

Direto da RETS

redirection forbidden: http://www.rets.org.br/oportunidades -> https://www.rets.org.br/oportunidades