Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Blog

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
      O desenvolvimento da economia solidária tem recebido atenção de diversas áreas do conhecimento, assim em vários países, sendo um tema importante a ser adotado pelas políticas públicas de desenvolvimento local e sustentável e de geração de renda. Como alternativa à situação social e política, os empreendimentos solidários surgem promovendo a autonomia, o diálogo e o desenvolvimento dos seus participantes e de suas comunidades. Em vista disso, o maior conhecimento desse tema permite outro olhar sobre possibilidades de políticas e ações em segmentos como agricultura familiar, assentamentos, territórios com segmentos mais vulneráveis do Município de Balneário Rincão, movimentos sociais, colônias de pescadores, entre outros.
 

Oficina

17 de Junho de 2015, 17:27, por Adas Pavei Fontana - 0sem comentários ainda

Esta oficina visa mostrar para os envolvidos a ferramenta Cirandas na Economia Solidária. Essa capacitação tem o intuito de ser  multiplicador do conhecimento, fazendo com  que os envolvidos transportem esse  conhecimento para os lugares onde se  desenvolvem a Economia Solidária. Esta ação  faz parte do Projeto de Extensão Multiplicando  Conhecimento – O Ensino da Ferramenta  Cirandas

.



Aula Motivacional

10 de Junho de 2015, 17:19, por Adas Pavei Fontana - 0sem comentários ainda

Dia 10/06/2015, foi realizada a 2ª aula do projeto. Esta aula esteve presente o Psicologo Mateus, falando sobre motivação em grupo e realizando dinâmicas.

 

 



Aula Inaugural

9 de Junho de 2015, 19:11, por Adas Pavei Fontana - 0sem comentários ainda
2 de Junho de 2015, 21:00

No dia 03/06 foi realizada uma aula inaugural do Projeto Multiplicando o Conhecimento - Ensino da Ferramenta Cirandas. Neste dia aconteceu uma palestra com a representante da Cáritas Diocesiana de Criciúam, Neusa Mafra, que falou da importância e os conceitos que dão base à Economia Solidária, para que ficasse esclarecido para de todos os participantes. No último momento da aula o Professor Adas realizaou uma fala introdutória acerca da ferramenta Cirandas, explicando o que é e mostrando exemplos para esclarecer a todos os participantes qual o seu objetivo.

 

 

     
     
     
     

 

 



Colônia de Pescadores Z-33

26 de Maio de 2015, 19:07, por Adas Pavei Fontana - 0sem comentários ainda

A Colônia de Pescadores Z-33,é subordinada pela Federação das Colônias de Pescadores do Estado e a Confederação Nacional dos Pescadores é a de número 33. Fundada em junho de 2004, a Colônia é composta por sete comunidades, chamadas também de Capatazias: Balneário Rincão, Balneário Barra Velha, Lagoa dos Freitas, Lagoa dos Esteves, Pedreiras, localizadas no município de Içara, Balneário Torneiro e Balneário Esplanada, no município de Jaguaruna. Atualmente, segundo informações obtidas na Diretoria da Colônia dos Pescadores, existem cadastrados 991 associados, aproximadamente 400 famílias ligadas a Colônia. A associação de pescadores apresenta característica diferente das outras associações ligadas ao setor primário da economia. Enquanto que nas associações agrícolas, apenas um dos membros da família, geralmente o patriarca, é o associado, nas colônias pesqueiras mais de um membro da família possui direito de se associar, desde que comprove que vive da atividade pesqueira artesanal. Por isso, na Colônia de Pescadores Z-33, existe diferença entre o número de famílias e de associados no setor de pesca. A grande quantidade de associados não é vista pelos participantes como um problema, isso porque consideram que quanto maior o grupo maior o número de pescadores em busca de interesses em comum.Estes pescadores praticam a captura do pescado basicamente no mar, utilizando como arte da pesca a rede de arrasto, utilizada para captura do peixe no mar; rede de espera, próximo da costa; redes de emalhe, empregada para captura do pescado em alto mar; tarrafas, usada próximo dos estuários; corrico, espécie de anzol em que o peixe é atraído por uma isca.

Estivemos dia 19/05/2015, para uma reunião de início do projeto Multiplicando o Conhcimento.

 

 



Reunião com a Colônia de Pescadores Z-33

22 de Maio de 2015, 11:22, por Adas Pavei Fontana - 0sem comentários ainda
21 de Maio de 2015, 21:00

Pojeto de Extensão: Multiplicadores da Ferramenta Cirandas. Produtos das artesã da Z33! Feitos com escamas de peixe e conchas. 

 

   
     
 

 

 

 

 

 

 

 

 



Projeto Multiplicando o Conhecimento

- -

Posts do blog