Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto

Empreendimento de Economia Solidária

Feira Raízes do Campo Empreendimento de Economia Solidária

Tela cheia

Quem somos

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | 1 pessoa seguindo este artigo.
Visualizado 163 vezes

A Feira Agroecológica Raízes do Campo é um empreendimento popular solidário organizado coletivamente. Representa mais um passo importante para o fortalecimento da agricultura familiar agroecológica e do extrativismo como modelos de desenvolvimento para o campo, gerando renda para as comunidades em harmonia com a natureza.
Todo segundo e quarto sábado do mês na Praça Nossa Senhora da Conceição, no município de Jaboticatubas, localizado na RMBH, 36 famílias produzem e comercializam uma enorme diversidade de alimentos: verduras e legumes, PANC`s (plantas alimentícias não convencionais), plantas medicinais da horta e do cerrado, grãos, biscoitos, bolos, alimentos do cerrado, alimentos processados de origem animal, adubo verde, sementes crioulas, raízes e frutas de época, além de lanches, quitandas e petiscos.
Jaboticatubas, com 80% da área do Parque Nacional da Serra do Cipó, se insere em uma paisagem de forte potencial para o turismo e para o desenvolvimento rural sustentável com preservação ambiental. Os moradores têm orgulho de sua cultura, muito representada pelas festas e tradições rurais.
Dentro desse contexto, a Feira é, atualmente, um patrimônio da cidade, reconhecida por seus frequentadores pela qualidade dos alimentos e por preservar as tradições alimentares da região.

Somos agricultores familiares agroecológicos de várias comunidades de Jaboticatubas: Capão do Berto, Espada, Xirú, Almeida, Barreiro, Capão do Sapé, Mato do Tição, Jardim das Oliveiras, Paciência, Maré Mansa, Sede, Capão Grosso, Vila de Santa Rita, Santo Antônio da Palma, São José da Serra. Somos consumirores que assumem sua responsabilidade pela mudança necessária na nossa forma de produção, comercialização e consumo. Somos parceiros interessados em proporcionar esse encontro, essa oportunidade para a construção de uma vida mais saudável para todos nós.

POR QUE UMA FEIRA LIVRE DA AGRICULTURA FAMILIAR?

Tiveram início então as capacitações em agroecologia e encontros comunitários buscando meios de trabalhar essas questões de forma coletiva. A Feira Livre foi escolhida por todos os grupos participantes como a melhor opção para encontro do agricultor e do consumidor. Em 2013, tiveram início então os encontros preparatórios para a Feira, após firmar diversas parcerias que a tornaram possível. Os encontros preparatórios contaram com a presença de mais de 50 agricultores familiares e 40 apoiadores e parceiros. Foram definidos de forma democrática os dias de feira, o nome e a marca da feira, os rótulos e o regimento interno, e organizadas todas as atividades necessárias para que a Feira aconteça.

Seu Badu, feirante da Comunidade do Mato do Tição
que faz o curso de Homeopatia na Agricultura, onde aprendeu,
entre outras coisas, a usar o E.M. e fazer nosódio para pragas

Mais informações :

 Site: www.associacaoamanu.org
Facebook: www.facebook.com/faceamanu
Youtube: www.youtube.com/associacaoamanu
Site da Feira: www.feirajabo.wix.com/raizesdocampo
Grupo da Feira no Facebook: www.facebook.com/groups/raizesdocampo
ISSUU: issuu.com/amanu


VEM PRA RODA COM A GENTE! "Deus chama a gente prum momento novo / de caminhar junto com o Seu povo / É hora de transformar o que não dá mais / Sozinho, isolado, ninguém é capaz / Por isso vem entra na roda com a gente também, você é muito importante." Vem pra ...