Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Blog

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.

Rede Abelha - Uma alternativa justa, ecológica e solidária

13 de Fevereiro de 2011, 22:00, por Eliel Freitas Jr - 0sem comentários ainda

Desde o seu início a Rede teve sempre como uma das suas principais preocupações a formação e o aperfeiçoamento técnico dos agricultores, preocupação esta que resultou na organização do “Curso de Formação para Repassadores” (1991), que visava trabalhar o aperfeiçoamento técnico dos agricultores monitores.

Com o passar do tempo e o avanço dos trabalhos pelos agricultores, as necessidades tecnológicas forem-se ampliando, ao mesmo tempo surgiam novas tecnologias de produção e beneficiamento dos produtos apícolas (própolis, pólen, geléia real, veneno e cera). Viu-se então a necessidade de trabalhar também o aperfeiçoamento dos técnicos das ONG’s, o que levou a realização em Ouricuri, no CAATINGA, de um curso sobre “Criação de Rainhas e Melhoramento Genético dos Apiários”, facilitado pelo professor Darce Costa Souza da Universidade Federal do Piauí.

Mas o aperfeiçoamento técnico na Rede Abelha não se restringiu aos cursos, este se dava principalmente pela troca de experiências. Para que esta se desse em bases concretas e calcadas na prática, o que é imprescindível em se tratando de agricultores familiares, duas práticas foram adotadas: as visitas aos apiários dos agricultores trabalhados pela entidade promotora do Encontro, e um espaço para que os diferentes grupos e entidades apresentassem suas inovações técnicas, adaptadas e outras novidades, aberto no “Curso de Formação para Repassadores” e nos encontros que se seguiram. O que permitiu a ampla difusão, a partir da Rede para quase todo nordeste destas novas tecnologias, já adaptadas à realidade do agricultor nordestino. A Rede também conseguiu com a troca de experiências e informações, auxiliar o fortalecimento dos grupos e entidades membros. Esclarecendo sobre a melhor forma de organização dos grupos de agricultores, com informações sobre, estruturação e legalização de cooperativas/associações, programas e financiamentos destinados às cooperativas, outras fontes de recursos, fornecedores, etc.

Hoje são articulados pela Rede Abelha, um grande número de grupo de agricultores, inserindo em associações, cooperativas e grupos informais; e de técnicos das ONG’s e organismos de igreja, que dão apoio técnico e organizacional às entidades representativas dos agricultores. A partir do fortalecimento da Rede, cresceu o interesse de grupos e organizações de agricultores familiares pela criação de abelha (apicultura e meliponicultura), que passarem a vislumbrá-la como uma forma de produção adaptada às suas condições, principalmente ao semi-árido. A Rede Abelha é uma articulação de ONG’s, cooperativas, pastorais, associações e grupos de grupos de criação de abelhas (indígenas e africanizadas) em prol do desenvolvimento da agricultura familiar.

A rede mantém dois espaços de intercâmbio, debate, formação e discussão entre os associados. O primeiro é o Encontro Anual, que ao mesmo tempo é o espaço onde acontece a Assembléia da Rede e as capacitações temáticas. O segundo espaço de discussão é virtual que funciona através das seguintes ferramentas: grupo de e-mail (e-grupo), grupo de facebook, e grupo de mensagens instantâneas (WhatsApp e Telegram). Além disso, a Rede mantém ainda uma página (site) no Cirandas.net e outra no Facebook. Site: https://cirandas.net/rede-abelha Página no Face: https://www.facebook.com/redeabelha Grupo no face: https://www.facebook.com/groups/redeabelha