Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto

Tela cheia

Sobre a Rede CFES

19 de Maio de 2009, 21:00 , por Sergio Mariani - 44 comentários | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 3783 vezes

O Centro Nacional de Formação e Apoio à Assessoria Técnica se destina a coordenar, em escala nacional, a estruturação da Rede CFES, enquanto um serviço nacional de fortalecimento e promoção da Educação em Economia Solidária visando à promoção do desenvolvimento territorial sustentável com superação da pobreza extrema. Os objetivos específicos são:

  1. Rede Nacional de CFES consolida referenciais pedagógicos e processos metodológicos integrados para ação educativa autogestionária nos territórios.
  2. Produção de conhecimento em economia solidária, na perspectiva da educação popular, é assegurada por meio de processos de sistematização e intercâmbio de experiências e saberes na Rede Nacional de CFES.
  3. Ações de formação e assessoria técnica, voltadas para finanças solidárias, comercialização e organização econômica e social da economia solidária, fortalecem processos de desenvolvimento sustentável nos territórios.
  4. Rede Nacional de CFES contribui na construção da Política Nacional de Formação e Assessoria Técnica para a Economia Solidária e em sua articulação com as políticas de educação e afins.
  5. Rede de Educadores(as) em Economia Solidária consolida-se por meio da atuação integrada da Rede de CFES, em âmbito nacional e regional.

Nesse novo desenho, o CFES Nacional estruturará quatro núcleos temáticos com o papel de acumular metodologias de processos educativos e de assessoria técnica, a partir das experiências vivenciadas pelas diversas organizações que atuam da área e também do CFES, na sua etapa anterior.

Os quatro núcleos são:

·         Educação e Desenvolvimento
·         Finanças Solidárias
·         Produção, Comercialização e Consumo
·         Redes de Cooperação Solidárias.

O conjunto das atividades a serem desenvolvidas envolvem o desenvolvimento e disseminação de metodologias de formação e assessoria técnica, produção de materiais pedagógicos, a partir dos acúmulos já vivenciados, intercâmbio de experiências educativas, operacionalização do Sistema Nacional de Informação de Educadores em Economia Solidária e integração das iniciativas dos CFES regionais.

As ações regionais acontecem através dos CFES Regionais que são coordenados por organizações com experiência em processos educativos em Economia Solidária.

CFES Amazônia 1 [Acre, Rondônia, Amazonas e Roraima] | Cooperativa de Assessoria Serviços Técnicos Educacionais e Projetos Sociais da Amazônia – COASTEPS da Amazônia | Manaus/AM

CFES Amazônia 2 [Tocantins, Pará e Amapá] | Universidade Federal de Tocantins –FAPTO/UFT | Palmas/TO

CFES Nordeste [Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia] | Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE | Recife/PE 

CFES Sudeste [Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo e Rio de Janeiro] | Instituto Marista de Solidariedade | Belo Horizonte/MG

CFES Centro-Oeste [Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal] | Escola Centro-Oeste de Formação Sindical da Central Única dos Trabalhadores - ECO/CUT | Goiânia/GO

CFES Sul [Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul] | Centro de Assessoria Multiprofissional – CAMP | Porto Alegre/RS


Categorias

Formação

44 comentários

  • Af4875fb53d4d45ffb7496359cc30bd0?only path=false&size=50&d=identiconFelipe
    2 de Março de 2011, 14:00

    Informações

    Onde posso receber informações do CFES-SE e de suas atividades? (meu e-mail é [email protected])
    Obrigado


  • D209fc6c0172de4be686d4237c35e0da?only path=false&size=50&d=404Mariana Costa Carvalho(usuário não autenticado)
    19 de Abril de 2012, 7:25

    Informação

    Bom dia!
    Terminei Mestrado na área de economia solidária (pela UFJF) e gostaria de saber como posso ter acesso a publicação sobre metodologia de sistematização de experiências da economia solidária elaborada pelo CFES Nacional e Brasil Local? Infeizmente não poderei estar presente nos eventos em que serão feitas as distribições.
    Obrigada.
    Mariana Costa Carvalho.


  • 71b0f3c1b37870351ba8d6a36a513538?only path=false&size=50&d=404Elias Mota Xvier(usuário não autenticado)
    15 de Novembro de 2012, 8:47

     

    temos uma cooperativa de artefatos de couro e gotariamos de saber como podemos fazer para fazer uma parsseria com centro de economia solidaria


Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

Cancelar