Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia

Mirian Abe Alexandre

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.

Projeto SIES

14 de Junho de 2014, 13:08, por mirian abe alexandre - 0sem comentários ainda

Seminário revelou dados do Sistema de Informação em Economia Solidária

 


Evento revelou os dados do Segundo Mapeamento Nacional de Economia Solidária e de pesquisa sobre perfil dos sócios e sócias dos empreendimentos econômicos solidários.


Imagem

No último sábado, dia 11, encerrou-se, em Florianópolis, Santa Catarina, o Seminário Nacional de Divulgação e Avaliação de resultados dos Dados do Sistema de Informações em Economia Solidária (SIES). O encontro teve início na quinta-feira, dia 8. Na ocasião foram apresentados os dados do Segundo Mapeamento Nacional de Economia Solidária e os resultados da pesquisa amostral sobre o perfil dos sócios e sócias dos empreendimentos econômicos solidários.

Estiveram presentes no encontro representantes da Secretaria Nacional de Economia Solidária (SENAES) e de várias entidades, como o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE), a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), a Unitrabalho, a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), a Rede de Incubadoras Tecnológicas de Cooperativas Populares (ITCP), a Unisol, o Instituto de Pesquisa em Economia Aplicada (IPEA) e o Grupo de Pesquisa em Economia Solidária e Cooperativa, da Universidade do Vale do rio dos Sinos, responsável pelo tratamento e análise das bases de dados de ambas as pesquisas. O encontro também contou com a participação de mais de 20 entrevistadores que atuaram no Segundo Mapeamento e na pesquisa amostral.

A intensa programação do evento iniciou com a exposição dos resultados gerais do Segundo Mapeamento. Foram apresentados números da demografia nacional e setorial, divisões de tipologias, processo de gênese e de desenvolvimento dos Empreendimentos de Economia Solidária, além da avaliação geral dos procedimentos e experiências do Mapeamento. Valmor Schiochet, Diretor do Departamento de Estudos e Divulgação da SENAES, destacou o Primeiro e Segundo Mapeamento como iniciativas importantes na consolidação da identidade no campo de Economia Solidária no país.

Os dados da pesquisa amostral sobre o perfil dos sócios e sócias dos empreendimentos também foram apontados no evento. A pesquisa foi realizada ano passado e teve 2.895 trabalhadores da Economia Solidária entrevistados, abrangendo quase todos os Estados brasileiros. Além dos números apresentados, os entrevistadores presentes relataram as experiências e impressões vividas em campo durante a realização da pesquisa. “Esse trabalho eu faria permanentemente, pois foi muito rico e gratificante”, revelou Miriam Abe Alexandre, entrevistadora de Santa Catarina. O coordenador da pesquisa, professor da Unisinos, Luiz Inácio Gaiger ressaltou a importância de abordar a realidade dos trabalhadores da Economia Solidária. “Trata-se da primeira pesquisa abrangente sobre a vida dos integrantes natos da Economia Solidária, aqueles que resolveram criar e manter empreendimentos solidários. Conhecer suas condições de vida e suas motivações nos ajudará a entender melhor esse campo de práticas”, afirmou o professor.

O encontro, além de revelar resultados, mostrou que através das bases de dados e de suas análises, ações podem ser realizadas para potencializar a pesquisa e a formulação de políticas públicas sobre a Economia Solidária no Brasil. Os resultados dessas pesquisas poderão ser conferidos através do Portal SIES (sies.ecosol.org.br), de um Atlas Digital, que poderá ser conferido futuramente no Portal e no site da SENAES, e de um livro com previsão de lançamento para o final de julho.

Imagem



Floripa - 3ª Conferência Regional de Economia Solidária

14 de Junho de 2014, 12:17, por mirian abe alexandre - 0sem comentários ainda

Economia solidária é tema de conferência regional no Palácio Barriga Verde

Imprimir Enviar
 

 

Representantes de empreendimentos de economia solidária, entidades de apoio e agentes públicos participam hoje (24) da 3ª Conferência de Economia Solidária da Grande Florianópolis, no Plenarinho Paulo Stuart Wright da Assembleia Legislativa. Durante o encontro serão debatidas as reivindicações e propostas regionais a serem levadas para a conferência estadual, no mês de maio, assim como eleitos os 12 delegados que devem representar a região no encontro estadual.

Os empreendimentos de economia solidária se diferenciam das demais iniciativas empreendedoras porque se baseiam na autogestão, na solidariedade e no trabalho coletivo. A organização é associativa e todas as decisões são tomadas coletivamente, conforme explica Mirian Abe Alexandre, membro da comissão organizadora da conferênciaregional. “Um dos principais desafios do movimento é organizar melhor os empreendimentos e iniciativas para avançar, sobretudo, na comercialização dos produtos”, destaca.

As discussões da conferência foram divididas em quatro eixos, conforme o acúmulo de debate dos dois encontros anteriores: comercialização e consumo; finanças solidárias; educação, assessoria e formação; e integração das políticas públicas. “Em cada eixo, os grupos vão fazer um balanço dos avanços e elencar novas proposições”, explica Mirian.

Dentre os representantes do movimento serão escolhidos seis delegados para a conferência regional. As outras seis vagas devem ser divididas entre entidades de apoio e fomento e gestores públicos.Uma mostra de produtos foi montada pelos representantes do movimento na conferência para ilustrar a produção local da economia solidária.

Na Grande Florianópolis, os empreendimentos de economia solidária podem ser agrupados em dois grupos. No meio urbano, o movimento produz artesanato, enquanto no meio rural organizam-se empreendimentos de agricultura agroecológica.

Lisandrea Costa
Agência AL


Floripa - Rumo a 3ª Conferência Nacional de Economia Solidária

14 de Junho de 2014, 11:58, por mirian abe alexandre - 0sem comentários ainda

Floripa - Rumo a 3ª Conferência Nacional de Economia Solidária

17 de Abril de 2014, por Fórum Regional Economia Solidária de Florianópolis - sem comentários ainda
Visualizado 4 vezes

 

O Fórum Regional de Economia Solidária de Florianópolis iniciou suas atividades com a primeira reunião realizada em 11 de março de 2014, no auditório da SRTE/MTE.

A primeira reunião foi marcada pela alegria do reencontro de todos(as) participantes , após a longa temporada de verão de Florianópolis, época que os empreendimentos se dedicam a comercialização dos seus produtos e também nas oportunidades de emprego na área do turismo.

Nessa ocasião foi dada a partida Rumo a 3ª Conferência Nacional de Economia Solidária, socializando o significado, objetivos e etapas do desenvolvimento para a concretização dessa importante atividade para o movimento de Economia Solidária. Foi constituida a Comissão de Organização Regional , assumindo a responsabilidade de realizar, organizar e principalmente fomentar a participação de todos os segmentos que compõem o movimento.

Comissão Organização de Florianópolis

Glayco Sell - EES/Rural

Mirian Abe Alexandre- EES/Urbano

Marta Quintero

Maria Antonia C. Carsten - Entidade de Apoio e Fomento

Cristina Collaço - Gestores Públicos

A partir dessa resolução a Comissão vem realizando reuniões de preparativos para a Conferência Regional de Florianópolis, que será realizada no dia 24 de abril de 2014 no Plenarinho da Assembléia Legislativa de Santa Catarina.

 

 



mirian abe alexandre

Linha Luz

Projeto SIES