Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto

Fazemos escolhas justas e saudáveis!

Tela cheia Sugerir um artigo

Conheça a RedeMoinho!

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.

A Cooperativa tem por objetivo a promoção econômica e social por meio de ajuda mútua, libertando os cooperados (produtores e consumidores) do comércio intermediarista, visando a defesa e o bem-estar dos seus associados, da comunidade em geral e da natureza como um todo, através da comercialização, produção e beneficiamento de produtos, tendo em vista a melhoria de qualidade e preço dos mesmos ou facilidades no seu abastecimento aos associados.
Sendo assim, a cooperativa segue os princípios da Economia Solidária, tendo como base a autogestão e sendo formada por pessoas dispostas a consumir e produzir produtos de boa qualidade e oriundos de uma produção socialmente justa, ambientalmente sustentável e biologicamente saudável.


Aniversário RedeMoinho

23 de Agosto de 2009, 21:00, por Anderson Paiva - 0sem comentários ainda

Flyer_niver28



Conheca um pouco de nossa história!

10 de Agosto de 2009, 21:00, por Diogo Ferreira de Almeida Rêgo - 22 comentários

O BanSol e a Colivre começaram uma relação de parceria no ano de 2007. Nele a Colivre prestava assistencia técnica aos computadores do BanSol, mas o BanSol não tinha nenhum serviço a prestar a Colivre em troca, pois muitos membros da Colivre foram ex-membros do BanSol. Sendo assim, a Colivre demandou ao BanSol que este organizasse um processo de compras coletivas. Com o passar do tempo esta proposta não conseguia sair do papel pois a dedicação para organizar um processo como este demandaria bastante tempo. Em janeiro de 2008, foi fomentada a criação de uma cooperativa de consumo envolvendo principalmente os membros do BanSol como fundadores. Entretanto, a equipe inicial da cooperativa somente se formou em abril deste mesmo ano e as primeiras compras foram feitas em novembro de 2008.


A criação da cooperativa de consumo foi alimentada pelo desejo de pessoas praticarem o consumo responsável sem terem que pagar um preço absurdo por isso nos poucos lugares existentes na capital baiana (nenhum com a bandeira do consumo responsável), e aproveitando o forte caráter produtivo que a Bahia tem no interior do Estado com muitos produtos de qualidade, sendo hoje o 3º maior estado em números de grupos de Economia Solidária e o primeiro em números de agricultores familiares.


Durante o processo percebemos que somente trabalhar sendo uma cooperativa estritamente de consumo limitava a nossa atuação e desejo, na medida que os grupos tinham necessidades de serviços anteriores a fase de comercialização de seus produtos para consumo. Além disso nossa proposta é atender pessoas que não são cooperadas apenas. Sendo assim a antiga cooperativa de consumo virou a RedeMoinho – Cooperativa de Comércio Justo e Solidário, virando uma cooperativa de serviços na área do Comércio Justo e Economia Solidária, tendo nas compras e vendas de produtos da agricultura familiar, agroecológicas e da Economia Solidária sua maior expertise. Atuamos em duas frentes, uma com o produtor, prospectando clientes para o mesmo e assessorando-o para que este siga os critérios do Comércio Justo, e a outra frente com o consumidor, buscando produtos que este tenha interesse. 

Atualmente a RedeMoinho está num processo de institucionalização, onde o objetivo é que produtores e consumidores possam de associar a ela, criando uma rede de produção e consumo. Isto é interessante, pois a RedeMoinho não é atravessadora atuando dessa forma, pois os produtores e consumidores serão sócios do empreendimento.


Enfim, a motivação para a criação da RedeMoinho foi aliar “a fome com a vontade de comer”.

 

 



Categorias

Consumo ético e solidário, Comércio justo e solidário
Tags deste artigo: consumo responsável redemoinho comércio justo