Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto

Fazemos escolhas justas e saudáveis!

Tela cheia Sugerir um artigo

Conheça a RedeMoinho!

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.

A Cooperativa tem por objetivo a promoção econômica e social por meio de ajuda mútua, libertando os cooperados (produtores e consumidores) do comércio intermediarista, visando a defesa e o bem-estar dos seus associados, da comunidade em geral e da natureza como um todo, através da comercialização, produção e beneficiamento de produtos, tendo em vista a melhoria de qualidade e preço dos mesmos ou facilidades no seu abastecimento aos associados.
Sendo assim, a cooperativa segue os princípios da Economia Solidária, tendo como base a autogestão e sendo formada por pessoas dispostas a consumir e produzir produtos de boa qualidade e oriundos de uma produção socialmente justa, ambientalmente sustentável e biologicamente saudável.


Adiado o resultado da primeira etapa de seleção para o Edital nº 03/2015

27 de Agosto de 2015, 22:08, por Feed RSS do(a) RedeMoinho - 0sem comentários ainda

Informamos que, devido ao grande número de currículos recebidos, superior ao esperado, o resultado dos selecionados e selecionadas para a etapa de entrevistas foi adiado.

Os currículos recebidos estão sob análise e em breve serão divulgadas novas datas para o prosseguimento da seleção.



Projeto de Lei da Economia Solidária foi aprovado hoje por unanimidade no Congresso Nacional

26 de Agosto de 2015, 12:05, por Feed RSS do(a) RedeMoinho - 0sem comentários ainda

Aconteceu hoje a votação do Projeto de Lei 4685/2012, conhecido como Lei da Economia Solidária, na CAPA-DR (Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural), uma das comissões mais articuladas do Congresso. A Lei tramita desde 2012 e foi aprovada hoje por unanimidade. O Projeto de Lei segue agora para votação no Senado. 

Segundo Diogo Rêgo, membro da RedeMoinho e do Fórum Brasileiro de Economia Solidária , esse é um importante passo para fortalecer os empreendimentos  de Economia Solidária. "A caminhada ainda é longa, mas conseguimos uma importante vitória", disse Diogo.

"Esta Lei estabelece as definições, princípios, diretrizes, objetivos e composição da Política Nacional de Economia Solidária, cria o Sistema Nacional de Economia Solidária e qualifica os empreendimentos econômicos solidários como sujeitos de direito, com vistas a fomentar a economia solidária e assegurar o direito ao trabalho associado e cooperativado. Parágrafo único. As diretrizes, princípios e objetivos fundamentais da Política Nacional de Economia Solidária se integram às estratégias gerais de desenvolvimento sustentável e aos investimentos sociais, visando à promoção de atividades econômicas autogestionárias, ao incentivo aos empreendimentos econômicos solidários e sua integração em redes de cooperação na produção, comercialização e consumo de bens e serviços."
Fonte: marista.edu.br


Veja aqui o Projeto de Lei na íntegra.
Acompanhe aqui a tramitação do 4685/2012.



EDITAL N° 03/ 2015 - SELEÇÃO PARA VAGA DE COMUNICAÇÃO

20 de Agosto de 2015, 15:23, por Feed RSS do(a) RedeMoinho - 0sem comentários ainda

Encontra-se aberta vaga para a Comunicação da RedeMoinho. O processo seletivo se dará através de seleção de currículo, e caso necessário, uma entrevista. 

Os candidatos interessados devem enviar currículo entre os dias 20 a 26/80/2015 para o e-mail: coopermonteredes@gmail.com

Acesse o EDITAL e saiba mais:  

seleção de pessoal redemoinho edital 03.2015.pdf



Nova Secretaria Executiva da RedeMoinho é eleita em Reunião Geral

19 de Agosto de 2015, 21:31, por Feed RSS do(a) RedeMoinho - 0sem comentários ainda

Aconteceu na última segunda e terça-feira, dias 17 e 18 de agosto, a última Reunião Geral da RedeMoinho, que reuniu equipe técnica, consumidores e produtores associados e associadas.


Essa foi uma reunião muito importante para o crescimento e fortalecimento da Rede, pois nela foi atualizado o nosso Estatuto e ocorreu a eleição que formou a nova Secretaria Executiva, responsável por representar e dirigir a RedeMoinho. A nova Secretaria Executiva está organizada de forma colegiada, ou seja, sem presidente, e é representada por Fabiana Faria, Neide Silva e Davi de Souza. Houve eleição também do conselho fiscal e conselho de ética.

Foram também discutidos temas como o acesso ao Fundo Rotativo Solidário (recurso de apoio aos empreendimentos associados à RedeMoinho), as novas estratégias e diretrizes da comercialização, além da prestação de contas do primeiro semestre de 2015 aos associados.
As Reuniões Gerais da RedeMoinho acontecem semestralmente e são os maiores momentos de trabalho, reflexão e celebração em grupo, colocando em contato associados e associadas que estão espalhados por vários cantos da Bahia. A Rede está sempre aberta a receber novos membros, que acreditem nos princípios da Economia Solidária e queiram fazer parte desse movimento. Caso tenha interesse em associar-se à RedeMoinho, entre em contato através do e-mail cooperativa.redemoinho@gmail.com e saiba mais.

 



III Encontro da Rede Nacional de Grupos de Consumo Responsável

12 de Agosto de 2015, 0:13, por Feed RSS do(a) RedeMoinho - 0sem comentários ainda

O Terceiro Encontro da Rede Nacional dos Grupo de Consumo Responsável, aconteceu entre os dias 07 e 09 de Agosto, em São Pedro (Interior de São Paulo/SP).

        

 

A RedeMoinho esteve presente como membro do Conselho Animador da Rede GCRS. 

 

Outros Grupos de Consumo Responsável das demais capitais do país também fizeram parte desse encontro, como Coletivo de Consumo Rural Urbano – CCRU; ComerAtivaMente; Consumo Consciente ABC, entre outros de São Paulo - SP; Feira  Virtual  Bem  da  Terra  -  Associação  Bem da Terra – Pelotas - RS; Grupo de Consumidores do Benfica – Fortaleza CE; Rede Agroecológica Caiçara Rio de Janeiro – RJ; Raízes da Mata – Guaraciacaba e Rede Terra Viva – MG; Rede Tapiri – Manaus e Boa Vista do Ramos – AM; Sistema Canteiros de Comercialização Sociossolidária Agroecológica – CANTASOL - Terra Nova do Norte e SISTEMA DE COMERCIALIZAÇÃO SOLIDÁRIA – SISCOS – Alta Floresta - MT.

 

Foram três dias intensos de trocas e trabalhos em torno do tema do Consumo Responsável e as práticas dos grupos que compõe a Rede Nacional. O Instituto Kairós recebeu o grupo para mais esse encontro, dando início as atividades, fazendo o resgate do projeto de Bases de Serviço e apresentando os encaminhamentos do Segundo Encontro. Logo após a apresentação do Instituto Kairós, a EITA – Educação, Informação e Tecnologias para Autogestão( SSA/BA) - fez a apresentação das últimas atualizações no Portal do Cirandas e trouxe as experiências de Usuários mais ativos da plataforma como a RedeMoinho (BA),  Ass. Bem da Terra (RS) e Rede Agroecologia (RJ), que vem acessando o portal mais recentemente. Apresentaram também o App – Responsa -  em fase de teste para o usuário/consumidor, que estará sendo testado por todos os integrantes após o encontro. A programação seguiu com a apresentação dos GCRS no Sistema Nacional de Comércio Justo e Solidário. SENAES e Faces do Brasil – Sistema do Comércio Justo e Solidário (SCJS), Espaço de CJS(ECOS) e contrato de base justa e solidária. Seguiu-se com um bate papo com produtores(as) da Rede Guandu. Por fim, o encerramento aconteceu com a avaliação  do encontro, novos fluxos e GCRS, estratégias de continuidade e Conselho Animador.

 



Categorias

Consumo ético e solidário, Comércio justo e solidário
Tags deste artigo: consumo responsável redemoinho comércio justo