Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto

Voltar a Blog
Tela cheia Sugerir um artigo

Oficina de comercialização reúne grupos de consumo responsável do país

8 de Junho de 2014, 17:37 , por Ligia - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 115 vezes

Fonte: http://institutokairos.net/2014/04/oficina-de-comercializacao-reune-grupos-de-consumo-responsavel-do-pais/

Grupos de Consumo Responsável são organizações autônomas de pessoas que apoiam a produção agroecológica e se juntam para viabilizar a compra conjunta de alimentos que são produzidos, distribuídos e comercializados levando em conta preocupações com o meio ambiente, a sociedade e a saúde. Dessa maneira, esses grupos buscam facilitar a chegada principalmente de hortaliças e não-perecíveis até as famílias na cidade.

Entre os dias 3 e 7 de abril de 2014 estiveram reunidos na Oficina de Comercialização de Produtos da Agricultura Familiar e da Economia Popular Solidária, organizada pelo Instituto Kairós e pela Capina, representantes de 19 grupos de consumo responsável, vindos das 5 regiões do país. O objetivo dessa oficina foi trabalhar questões sobre comercialização, em diálogo com a prática dos participantes, apresentando ferramentas para a realização das compras coletivas, bem como trazendo à tona discussões acerca da sustentabilidade desses grupos e temas afins.

Através de metodologia participativa, os grupos puderam olhar para o caráter político-educativo de suas práticas e para o tipo de abordagem que costumam utilizar quando realizam atividades nessa esfera. Para além disso, tal metodologia possibilitou a troca de informações a respeito das experiências de cada grupo, assim como a reflexão sobre suas potencialidades enquanto Rede de Grupos de Consumo Responsável.

O reencontro entre os grupos que haviam participado do II Encontro Nacional, realizado no mês agosto de 2013 em Parelheiros (São Paulo/SP) e a presença de novos coletivos deram a liga aos momentos de discussão sobre a Rede que renderam encaminhamentos mais consistentes, como organização para logística integrada e reconhecimento da importância de compartilhar sistematizações e tecnologias.

A oficina ainda contou com uma visita ao mutirão para entrega de produtos secos da Rede Ecológica, grupo de consumo responsável situado no Rio de Janeiro. A experiência se revelou proveitosa na medida em que os participantes puderam constatar a importância do engajamento e a força da cooperação entre os consumidores da Rede Ecológica, assim como a complexidade da logística desses mutirões, que exige grande organização e comprometimento entre seus membros.

Participaram da oficina os seguintes grupos de consumo responsável:
Compras Coletivas Ecossolidárias (Florianópolis/SC), SISCOS (Alta Floresta/MT), Rede Ecológica (Rio de Janeiro/RJ), ComerAtivaMente (São Paulo/SP), Associação de Integração Campo Cidade – MICC (São Paulo/SP), Consumo Consciente ABC (S. Bernardo do Campo/SP), Coletivo de Consumo Rural Urbano (Diadema/SP), CSA Brasil (Bauru/SP), CSA São Carlos (São Carlos/SP), Recore (Limeira/SP), Rede Guandu (Piracicaba/SP), Direto da Roça (Piracicaba/SP), Trocas Verdes (Campinas/SP), Rede Agroecológica Caiçara (Ubatuba/SP), Rede Terra Viva (Belo Horizonte/MG), Raízes da Mata (Viçosa/MG), RedeMoinho (Salvador/BA), Feira Agroecológica do Benfica (Fortaleza/CE), Rede Tapiri (Manaus/AM).

O evento, que foi apoiado por projeto desenvolvido pelo Instituto Kairós com a Secretaria Nacional de Economia Solidária (SENAES/MTE), ainda contou com a participação de representante do Fórum Brasileiro de Economia Solidária (FBES) e com a colaboração de representante do Faces do Brasil em momento de apresentação e debate sobre o tema Comércio Justo e Solidário.


0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar