Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Blog

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.

DINÂMICA DE INTEGRAÇÃO: "O JARDIM ENCANTADO"

11 de Dezembro de 2011, 22:00, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Objetivo: Promover a integração do grupo mediante a reflexão acerca da necessidade da ajuda mútua e da importância da presença do outro.

Tamanho do grupo: Apartir de 20 pessoas

Tempo: Aproximadamente 20 minutos

Ambiente: Amplo e agradável

Material: Cordões de lã, linha ou pedaços de tecido nas cores azul, verde, lilás, amarelo e vermelho em quantidade suficiente.

Estratégia: Todas as pessoas ficam em círculo e cada uma recebe um cordão colorido. A história abaixo será lida pela pessoa que orienta. Sempre que se chega à ação de uma das flores, a narração é interrompida e todas as pessoas que têm o fio de lã naquela cor realizam a ação nos demais participantes. A história segue somente depois que as pessoas realizarem a tarefa.

  "Era uma vez, um jardim encantado. Nesse jardim havia muitos canteiros. Em cada um deles, havia flores de todos os tipos, tamanhos, cores e os mais variados e deliciosos perfumes. Além dessas características, cada flor recebia um cordão de uma única cor.

   No jardim encantado não chovia, embora todas as flores necessitassem de muita água para viver. Por essa razão, as próprias flores desenvolveram a capacidade de se transformar em jardineiras. Assim elas sobreviviam, regando umas as outras, e com gotas de água de diferentes tipos.

   Umas gotas de água se chamavam OLHAR CARINHOSO. Elas eram produzidas e distribuídas pelas flores de CORDÃO AZUL. Todos os dias, de manhã bem cedinho, as flores de cordão azul se  transformavam em jardineiras e regavam cada uma de suas amigas com gotas de olhar carinhoso. Quando elas passavam, todo o jardim silenciava. Ninguém falava, ningém ria. Todas as flores, em silêncio, recebiam a quantidade necessária de gotas de olhar carinhoso para viver aquele dia.

   Uma outra espécie de gotas de água chamava-se PALAVRAS DE ÂNIMO. Estas gotas eram produzidas e distribuídas pelas flores de CORDÃO VERDE. Da mesma forma como as anteriores, estas espalhavam entre as companheiras palavras de ânimo, que eram sussurradas ao ouvido de cada flor do jardim.

   Diariamente, todas as flores precisavam de gotas de águas chamadas UM APERTO DE MÃO. Eram produzidas e distribuídas pelas flores do CORDÃO LILÁS. À certa altura do dia, essas flores se transformavam em jardineiras e espalhavam apertos de mão carinhosos para cada uma das flores.

   As flores do jardim encantado também eram regadas com gotas conhecidas como CARINHO NO ROSTO. Quem as produzia e distribuía eram as flores de CORDÃO AMARELO. Também estas, diariamente, cumpriam sua função de jardineiras, alimentando as amigas.

   Havia ainda umas gotas muito especiais, de que as flores jardineiras precisavam muito. Estas eram produzidas pelas flores de CORDÃO VERMELHO. Todas as flores esperavam com ansiedade a visita das flores de cordão vermelho. As gotas que elas distribuíam chamava-se ABRAÇO CHEIO DE AMOR.

   E assim, as flores do jardim encantado viviam felizes. Todas davam e recebiam gotas necessárias para viver, numa troca ilimitada."

 



Dissertação sobre Ecosol e Software Livre

8 de Janeiro de 2011, 22:00, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Enfim (!!!!), minha dissertação de mestrado, "Softwares Livres, Economia Solidária e o Fortalecimento de Práticas Democráticas: Três Casos Brasileiros", foi defendida, concluída e está disponível no site do PESC/COPPE (http://www.cos.ufrj.br/).

Um dos principais objetivos do trabalho é contribuir com o movimento da economia soldária, no debate sobre as tecnologias da informação - computadores, sites, internet, redes sem fio e outros bichos do tipo.

O texto fala sobre projetos brasileiros que envolvem tanto softwares livres como economia solidária, e procura discutir seu potencial no fortalecimento de práticas democráticas que alcancem além das eleições e dos partidos políticos.

Os casos analisados são: o Portal Comunitário da Cidade de Deus, gerido por organizações comunitárias da Cidade de Deus, no RJ; o Cirandas, software que disponibiliza um espaço na Internet para empreendimentos brasileiros de economia solidária; e o [email protected], cujo objetivo é prover acesso sem fio à Internet para o Morro dos Macacos, em Vila Isabel, no RJ.

O link direto para download do texto é o http://www.cos.ufrj.br/uploadfiles/1287490984.pdf.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



Artigo "nova forma de gerir informação para uma nova economia"

14 de Agosto de 2010, 21:00, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Neste mês, em agosto, foi publicado um artigo escrito por Eugênia Motta e eu na revista Democracia Viva, número 45.

O título é Nova forma de gerir informação para uma nova economia. Nele falamos um pouco sobre a informação na perspectiva da Economia Solidária e também sobre o Cirandas. O artigo está disponível também em formato virtual no seguinte endereço:

http://www.fbes.org.br/?option=com_docman&task=doc_download&gid=1183

Espero que gostem!



Despedida de dpadua

20 de Novembro de 2009, 22:00, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Querido daniel,

que a passagem tenha sido leve. O mundo sentirá tua falta. Falta de tuas idéias, disponibilidade, capacidade de sonhar e concretizar, construir, articular, unir. Uma filosofia da criatividade, inter-comunicação, xemelê, software livre, cultura livre, meta-reciclagem.

ontem o mundo teve uma perda precoce, de um ser bonito, que acreditava na transformação e na vida.

adeus, daniel pádua. aprendi muito contigo no pouco que convivemos.

e continuamos na luta, não vamos te deixar na mão!

daniel



Use Firefox!

24 de Novembro de 2008, 22:00, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Porque o Firefox deve ser o navegador padrão dos usuários do Sistema FBES e de todos os interessados em Economia Solidária:

É Seguro

Você gostaria de ter sua senha roubada? Você já viu quantos casos de roubo de perfil ocorrem no Orkut (por mais absurdo que isso pareça)?

O Firefox é o mais eficiente na proteção ao usuário, sem atrapalhar a sua navegação. Não corra risco, use Firefox.

Tudo fica mais Bonito

Veja o Sistema FBES com Internet Explorer e com o Firefox. A mudança é gritante! E esse site não é único a ficar mais bonito com o Firefox, vários outros sites aproveitam os benefícios deste navegador. Na verdade uma das ancoras que mais atrasa a evolução da web é o Internet Explorer.

Baixe o Firefox!

É Livre

Se você acredita na Economia Solidária, você acredita no Software Livre. O Software Livre nasceu e vive com as idéias de colaboração e solidariedade. Softwares Livres são desenvolvidos por pessoas de todo o mundo atavéz da internet com a crença de que todos tem o direito de assimilar o conhecimento contido no código do software e podem fazer dele o que for preciso para que funcione melhor para sí e para todos.

E é assim que o Software Livre vem evoluindo. Cada vez mais gente decide fazer uma contibuição ao conhecimento coletivo e se une a projetos para ajudar no desenvolvimento. Se você não sabe programar, tudo bem, precisamos que você use e nos diga o que sente. Se você faz parte da rede de Economia Solidária, sabe o quão importante é o consumo e como ele define a economia, por isso esperamos que você use e promova também os Softwares Livres.

O Cirandas.net funciona melhor

Temos muito trabalho em fazer esse site funcionar no Internet Explorer, mas invariavelmente nem tudo fica tão suave e eficiente. Nós não somos os únicos! Muitos outros sites funcionam melhor com Firefox, mas isso não é tão divulgado pelos grandes. A maioria ainda considera que o risco de perder um consumidor (que não valoriza a liberdade) pesa mais que a possibilidade de fazer seus visitantes mais felizes.

Ele vai te acompanhar

Firefox está em todos os lugares. Já pensou em usar GNU/Linux? O Windows não é o único sistema operacional que existe e como você já deve ter percebido, ele não é muito bom. Existem sistemas livres que vão te ajudar no dia a dia, vão te proteger contra os interesses controladores e vão garantir que você sempre tenha a liberdade de fazer o que quer com seus arquivos e seu computador. Quando você decidir usar GNU/Linux não verá mais o Internet Explorer, mas encontrará lá o Firefox, para chegar on de quiser.

Segue os Padrões

Vamos falar sobre encanamento. Sim, o encanamento de água das paredes da sua casa. Imagine se cada fábrica de canos fizesse o seu com o tamanho que desse na telha. Depois de construir sua casa com uma marca de cano, você seria obrigado(a) a usar a mesma marca qualquer obra. Absurdo, não?

Na internet é ainda mais absurdo. É como se todas as empresas seguissem os padrões de larguras de canos e uma única empresa fisesse tudo diferente e pior, com péssima qualidade. Como essa é a mesma empresa que faz casas ela já coloca os canos dela e você tem que sofrer com um encanamento problemático todos os dias.

A construtora é a Microsoft e o encanamento ruim é o Internet Explorer, que não implementa adequadamante os padrões da web, definidos pela W3C. Para você perceber a que nível chegamos, a Microsoft é uma das empresas envolvidas na W3C, mas apesar de ajudar a definir o padrão, ela não os segue. Ela faz isso para que os desenvolvedores tenham que fazer coisas que só funcionam no Internet Explorer, para assim dificultar a vida dos outros navegadores. Você concorda com isso?

Agora, ao menos é mais fácil para você. Em vez de quebrar paredes basta instalar o Firefox. (Nem precisa apagar o Internet Explorer caso isso te preocupa)

Economiza a sua máquina

Sabe o que é vazamento de memória? Quando um programa trabalha ele precisa usar a memória da máquina. Quando ele trabalha por muito tempo ele pode esquecer de devolver a memória e por isso a máquina fica muito pesada. Isso é comum entre os navegadores, mas Firefox 3 melhorou muito nesse ponto e quase naão vaza memória, muito diferente dos outros. Então, lembra das vezes que sua máquina ficou pesada depois de um tempo na internet? Isso certamente foi culpa doInternet Explorer, o Firefox teria devolvido a memória depois de usar.

O Firefox, como Software Livre, não segue a idéia "programa melhor depende de máquina melhor". Não... isso é muito errado. O programa pode evoluir para exigir menos da máquina. O Firefox 3 diminuiu de tamanho, funciona mais leve, exige menos e mesmo assim veio com muitas funcionalidades novas. Imagine, o Firefox 3 faz mais coisas que o Firefox 2.5 e mesmo assim é mais leve. Não é ótimo? Mas no Software Livre isso é normal. O GNOME e o KDE já fizeram vários investimentos para economizar recursos da máquina, sem precisar perder funcionalidades. Com Software Livre você só precisa comprar máquinas melhores se seu trabalho exige isso.