Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Voltar a Pesquisa-Ação na Cadeia Produtiva da Pesca (PAPESCA)
Tela cheia

1. O que é?

1 de Novembro de 2009, 22:00 , por Alan Freihof Tygel - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 824 vezes

A Pesquisa-Ação na Cadeia Produtiva da Pesca (PAPESCA) é um Programa de pesquisa e extensão da UFRJ constituído por três grandes núcleos da universidade: SOLTEC, NUPEM e UFRJmar.

A intenção da PAPESCA é contribuir para a sustentabilidade da cadeia produtiva da pesca na região norte do Estado do Rio de Janeiro. Para tanto, partimos do pressuposto de que para produzir conhecimento que vise à melhoria da condição de vida das populações pesqueiras é necessário o diálogo. O balanço entre teoria e prática. Em função disso, foi adotada a estratégia metodológica da pesquisa-ação, conceito que será melhor explicado no tópico metodologia.

A compreensão da dinâmica da pesca envolve diversas áreas de conhecimento. Não é possível melhorar a renda dos trabalhadores se não houver peixe para pescar; e não haverá peixe se não for construída uma relação “saudável” entre o homem e o ambiente. Entrelaçam-se, portanto, as mais diversas temáticas – ecologia, geração de renda, Economia Solidária, políticas públicas, desenvolvimento local – que constituem as diretrizes do Programa PAPESCA.

As populações pesqueiras são populações tradicionais. Em Macaé, a pesca era a atividade econômica principal do município até algumas décadas atrás. Portanto, os valores e crenças e a cosmologia desses companheiros, apesar de alterada com o choque cultural proveniente da urbanização, não pode ser negado.

Similarmente, nem se pode pensar em melhorar a condição de vida do pescador sem olhar para a cadeia produtiva da pesca como um todo, articulando as atividades e proporcionando uma maior agregação de valor ao longo da cadeia, permitindo que os recursos permaneçam no território, fortalecendo a economia local.

A pesquisa foi iniciada em 2004, com um diagnóstico participativo realizado junto com a comunidade – mais informações no ‘Relatório Final da Papesca’ na coluna de artigos ao lado – onde se dividiram as ações de pesquisa a serem realizadas em três grandes programas.

  1. Monitoramento ambiental e Pesca responsável
  2. Comércio Solidário e Crédito Popular
  3. Educação e Gestão Social

Em cada Programa foram identificados alguns projetos possíveis e necessários. Hoje estão em andamento quatro projetos da PAPESCA:

  • Incubagem de Empreendimento Econômico Solidário de Beneficiamento de Pescado
  • Monitoramento do Desembarque Pesqueiro
  • Determinação Científica do Período do Defeso do Camarão
  • Desenvolvimento de Novos Produtos de Beneficiamento de Pescado
  • Rede Solidária da Pesca

Além dos projetos mencionados acima, a PAPESCA identificou ao longo depois de três anos que não é possível trabalhar com a cadeia produtiva da pesca de Macaé apenas. Para uma mudança efetiva na realidade dos trabalhadores da pesca, é preciso sair de uma atuação dentro de um território demarcado politicamente, para uma área de atuação que foi toda afetada pela explosão da atividade petrolífera na região e que vive os mesmos processos de urbanização e alteração da dinâmica populacional e das relações sociais existentes.

O Programa pretende, para os próximos anos, ampliar a sua atuação para toda a Bacia de Campos. Mas antes de iniciar a ação nesses locais, estamos desenvolvendo uma vasta pesquisa de dados secundários e dados históricos, para que se possa construir uma fotografia da região e depois monitorar os efeitos das ações executadas futuramente.


0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar

    SOLTEC/UFRJ

    Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - Brazil