Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Voltar a Novas funcionalidades
Tela cheia

Farejadores de oportunidades

15 de Julho de 2009, 21:00 , por Daniel Tygel - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 960 vezes

Descrição:

O grande salto de qualidade do Cirandas ocorrerá quando o sistema deixar de ser apenas um banco de informações e contribuir mais efetivamente e ativamentepara a gestão dos empreendimentos e para o próprio crescimento da Economia Solidária. Para o empreendedor, funciona como uma troca: ele oferece dados do empreendimento ao Cirandas, que retorna informações processadas.

Neste contexto, uma ferramenta fundamental será o Farejador de Oportunidades. A partir do momento em que um empreendimento cadastra seus produtos/serviços e respectivos insumos/matéria-prima no sistema, o Farejador de Oportunidades se encarrega de indicar compradores e fornecedores que se encaixem dentro de certos critérios.

Normalmente, o empreendimento já tem a motivação de cadastrar seus produtose serviços para colocar na vitrine do seu site e com isso ter um espaço de divulgação para o grande público.

A busca por compradores se baseia nos dados sobre os produtos e serviços oferecidos pelo empreendimento. A partir destes dados (nome do produto e sua classificação na árvore), o Farejador de Oportunidades busca no sistema os empreendimentos solidários mais próximos que possam ser compradores por necessitarem os seus produtos/serviços como insumos de sua atividade econômica, considerando a localização geográfica, aspectos logísticos e elementos de inteligência de negócios. Naturalmente, o Farejador de Oportunidades também funciona no sentido inverso: ao cadastrar os insumos da sua produção, serão sugeridos empreendimentos solidários que podem ser fornecedores que possam atender à demanda do empreendimento de forma eficiente.

Cabe ressaltar que a aplicação do Farejador de Oportunidades não se restringe aos empreendimentos. As comunidades de compras coletivas se beneficiam da mesma maneira, recebendo sugestões de fornecedores e sendo sugeridas aos empreedimentos que possam atender às suas demandas.

A implementação do Farejador de Oportunidades traz consigo outros aspectos altamente desejáveis ao Cirandas. O primeiro deles é o georreferenciamento. Os casamentos de oportunidades de negócio terão como critério primário a localização geográfica. Para que isto ocorra, é necessário que o sistema seja georreferenciado, ou seja, que cada empreendimento, cada fornecedor, cada comunidade de compras tenha sua localização em termos cadastrada num mapa, de onde se possa por exemplo calcular distâncias e rotas.

Além disso, surge com o Farejador de Oportunidades a necessidade de um melhor registro de operações. Estes registros serão usados na formação de estatísticas para inteligência de negócios do Cirandas. Um exemplo de uso desta inteligência no farejador é a sugestão de fornecedores não só para os insumos cadastrados, mas também para produtos similares ou que costumam ser comprados em conjunto.

Deste modo, o Farejador de Oportunidades cumpre a função de retribuir o trabalho de entrada de dados no Cirandas, fornecendo às pessoas e aos empreendimentos informações valiosas que ajudarão no desenvolvimento da Economia Solidária no Brasil.

Detalhamento:

No painel de controle do empreendimento, deve haver o botão "farejador de oportunidades", e dentro deste espaço, o farejador de fornecedores da ES e de compradores da ES: é um mapa em que o empreendimento está no centro, e no caso de fornecedores os empreendimentos que produzem insumos de seu empreendimento aparecem (os mais próximos), e no caso de compradores os empreendimentos que compram o que seu empreendimento produz aparecem georreferenciadamente.

Forma de trabalho:

{em construção}


Tags deste artigo: cirandas

0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar

    Soluções TIC

    - -