Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Voltar a Novas funcionalidades
Tela cheia

Ferramentas para Consumidores

15 de Julho de 2009, 21:00 , por Daniel Tygel - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 895 vezes

Descrição:

Potencializar os fluxos da Economia Solidária é uma das metas do Cirandas. Um dos caminhos para isso é facilitar o acesso dos consumidores aos produtos. Para isso existem já hoje em funcionamento no Cirandsa ferramentas como o Farejador da Economia Solidária, que precisam ser aperfeiçoadas para se tornarem atrativas e fáceis de usar para que consumidores encontrem o que precisam dentro da Economia Solidária. Neste sentido, é preciso construir uma interface especialmente dedicada para a busca de produtos e serviços da economia solidária, como se fosse uma imensa loja virtual agregada.

Outra forma é oferecer ferramentas que potencializem e facilitem a organização coletiva de consumidores. Existem no Brasil várias iniciativas de consumo coletivo, e muitas delas precisam de ferramentas de tecnologia da informação que facilitem a gestão de coleta de pedidos dos participantes e comunicação com os fornecedores.

No Cirandas, as comunidades virtuais poderão ser habilitadas como “Comunidades de Consumo Coletivo”, em que serão oferecidas ferramentas como a construção da lista de produtos, o formulário para cada integrante informar as quantidades desejadas de cada produto, e então o sistema de envio automático do pedido consolidado para empreendimentos solidários do sistema que produzam cada um dos produtos. A comunidade de consumo poderá definir se a demanda é enviada indistintamente para o conjunto de empreendimentos no Cirandas que ofereçam cada produto da lista, ou então definir um raio máximo de distância da sua cidade, ou mesmo manter um cadastro dos fornecedores solidários e o pedido ser enviado diretamente a estes, no caso de compradores coletivos que já estão com um conjunto de fornecedores definidos.

As ferramentas de consumo não devem se restringir a consumidores organizados coletivamente: o Cirandas deve oferecer ferramentas semelhantes para instituições públicas e da sociedade civil, de modo que possam lançar no sistema sua demanda organizada e receber de volta uma lista de possíveis fornecedores mais próximos, e também possam enviar a demanda ao conjunto do sistema e aguardar contatos de empreendimentos com suas ofertas. Esta é mais uma motivação para os empreendimentos almentarem o sistema com informações precisas sobre sua produção, para que possam receber este tipo de demandas de consumos.

Para prefeituras, escolas e governos estaduais pode-se pensar soluções adaptadas a demandas específicas. Um exemplo importante é a nova lei que exige que pelo menos 30% da merenda escolar provenha da agricultura familiar local. Para isso, o Cirandas pode ter em sua base um leque de cardápios e a possibilidade que órgãos públicos insiram novos cardápios, de modo que seja possível dizer a quantidade de cardápios necessários e o sistema já transforme isso em demandas de produtos e devolva a lista de fornecedores locais da economia solidária.

Fazendo compras coletivas, economiza-se recursos de frete. Há ganho tanto para consumidores quanto para os produtores. A comunidade poderá ainda oferecer ferramentas para facilitar a logística de distribuição entre os membros, já que também serão especificadas as listas individuais.


Ideias específicas:

{em construção}


Forma de Trabalho:

{em construção}


Tags deste artigo: cirandas

0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar

    Soluções TIC

    - -