Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Voltar a Blog
Tela cheia Sugerir um artigo

Rio de Janeiro: Cidade de Deus é a primeira comunidade carioca a ter moeda social e banco comunitário

15 de Setembro de 2011, 21:00 , por Desconhecido - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 345 vezes

Na última quinta (15) foi inaugurado na Cidade de Deus, zona oeste do Rio, o primeiro banco comunitário do Rio de Janeiro. A moeda social, o CDD, possui o mesmo valor do real e será utilizado para fomentar o desenvolvimento sustentável da comunidade.

O Secretário Nacional de Economia Solidária, Prof. Dr. Paul Singer, se fez presente no evento. “A economia solidária está se difundindo no mundo inteiro”, destacou Singer. “Se quebrarmos o isolamento que existe entre os próprios pobres, e fazermos eles crescerem e se amar, vão deixar de ser pobres. O poder público tem que incentivar e dar recursos, mas o segredo é o pobre se resgatar”.

Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Solidário, Marcelo Henrique da Costa, a comunidade já possui mais de 100 empreendimentos cadastrados a realizar a troca do CDD pelo real, pois as moedas possuem o mesmo valor monetário, e acredita que não haverá problemas com comerciantes de outros bairros que venham a perder seus clientes para a nova forma de comercialização. “Comerciantes de outras regiões que quiserem entrar com processos judiciais vão ter problemas com a imagem, pois vão estar contra uma política social e econômica muito bem recebida. Vai pegar mal para eles”, afirmou.

O banco ainda oferecerá linhas de crédito para o fomento de investimentos em produção dentro do bairro (em reais) e também para consumo (em CDD).

“Existe muito comércio na Cidade de Deus, mas muita gente comprava fora da comunidade. Agora, a gente vai gastar o dinheiro aqui dentro”, destacou dona Benta, pessoa bastante conhecida da comunidade cujo rosto estampará, juntamente com dona Geralda, as notas da nova moeda social.

Fonte: http://g1.globo.com/economia/noticia/2011/09/cidade-de-deus-no-rio-ganha-moeda-e-banco-proprios.html


Fonte: Edneia

0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar

    0 integrantes

    Nenhum(a)