Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Blog

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.

Economia Solidária

11 de Outubro de 2011, 21:00, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

  • Simbolo_economia_solidária
  • Dsc03211



Vale a pena , POR MARCUS CESARIO

5 de Outubro de 2011, 21:00, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Vale a pena , POR MARCUS CESARIO Postais e mostra fotográfica revelarão belezas do Samba de Lata de Tijuaçú.

Em meio à adversidade, sob o som seco e estridente de uma lata d’água nasceu o Samba de Lata, uma manifestação cultural que tem a comunidade quilombola de Tijuaçú (em Senhor do Bonfim/Bahia) sua principal representante. “

Tijuaçú tem nos ofertado uma expressão significativa na forma dessa dança que ao longo do tempo se configurou simbolicamente como uma arma de luta contra as formas de negação e silenciamento cultural” – analisou a pedagoga e mestre em Educação Maisa Antunes.

“O Samba de Lata é, para mim, a manifestação de uma gama de sentimentos que surgiram da dor e do vigor espiritual de um povo nascido da resistência” – completou a jornalista Emiliana Carvalho.

Sobrevivendo aos passos do tempo, a dança ganhou novos contornos sob o olhar do filotógrafo (filósofo-fotógrafo) Marcos Cesário que há cinco anos documentou em imagens essa tradição cultural.

“Tentei fotografar o temperamento desse povo intuindo a cor do sol que banha os seus movimentos”- contou o artista que cedeu as imagens e em parceria com Maisa Antunes e Emiliana Carvalho concebeu o projeto sobre o Samba de Lata que congrega uma exposição fotográfica e a produção de mais de duas mil belas e expressivas caixinhas que trazem quatro postais em cada, além de milhares de cartões avulsos.

projeto contou com total apoio do prefeito de Senhor do Bonfim Paulo Machado e da Secretaria Municipal de Educação e Esportes (Semec) que patrocinou a produção.

Todo material (caixinhas e postais) será distribuído em bibliotecas e doado à comunidade quilombola que deverá comercializá-lo.

A ideia dos organizadores é reverter as divisas para a Associação Agropastoril Quilombola de Tijuaçú que também receberá os 10 quadros da mostra.

“Poder contribuir para a divulgação de uma manifestação culturalmente tão significativa é de grande valia para mim.

É você, enquanto cidadão e cidadã que irá fazer com que essas manifestações aconteçam de forma efetiva e que venham de fato beneficiar essa comunidade tão importante para a história de Senhor do Bonfim” – afirmou a secretária da Semec Maria das Neves.

O resultado dessa parceria será apresentado nesta quinta-feira, 6 de outubro, no auditório do Colégio Estadual Luis Eduardo Magalhães (Modelo), a partir das 19h.

A Secretaria de Cultura do município também abraçou a iniciativa e está colaborando para a realização do evento que será aberto ao público e contará com a participação dos componentes do Samba de Lata que na oportunidade farão uma apresentação.



0 integrantes

Nenhum(a)