Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Notícias

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | 1 pessoa seguindo este artigo.
Notícias publicadas no portal oficial da UFRB e clonadas nessa comunidade.

UFRB lamenta falecimento do professor Leandro Costa Pinto de Araújo

26 de Outubro de 2020, 23:25, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) manifesta o seu profundo pesar pelo falecimento do professor Leandro Costa Pinto de Araújo.

Leandro Araújo era professor aposentado da Escola de Agronomia da UFBA e ministrou a disciplina Olericultura no Departamento de Fitotecnia.

Ao registrarmos nossas condolências, manifestamos apoio e solidariedade aos amigos e familiares.



UFRB divulga programação completa da 6ª edição da Reconcitec

26 de Outubro de 2020, 14:36, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) divulga a programação final da 6ª edição da Reunião Anual de Ciência, Tecnologia, Inovação e Cultura no Recôncavo da Bahia, Reconcitec 2020. O maior evento do calendário acadêmico da UFRB acontece no período de 03 a 06 de novembro próximos.

Esta edição, em consequência da pandemia do novo coronavírus, terá programação exclusivamente online - transmitida via web por meio da TV UFRB.

Em paralelo, acontecem o XIV Seminário Estudantil de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (XIV SEPIP); o V Simpósio de Extensão; o III Seminário de Permanência Estudantil; a VIII Feira Acadêmica de Economia Solidária (VIII FAESOL); II Simpósio de Empreendedorismo e Inovação do Recôncavo (II SEIRECON) e II Simpósio de Graduação da PROGRAD.

A programação da 6ª Reconcitec busca discutir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) conectando Universidade e Sociedade.

O tema é originário dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) lançado pela ONU, em 2015, trazendo uma coleção de metas e ações que conduzem a um futuro social e economicamente possível para todos os indivíduos. Os ODS são um roteiro para concretizar os direitos humanos e a redução das desigualdades nas mais variadas dimensões.

Nesta sexta edição, a Reconcitec busca a difusão e o estímulo do debate acerca das atividades científicas, extensionistas, tecnológicas, de internacionalização e permanência qualificada desenvolvidas em âmbito nacional e especificamente na região do Recôncavo Baiano. Objetiva ainda propiciar o intercâmbio da ciência e a aplicabilidade de resultados científicos e tecnológicos e elaborar estratégias para a promoção do desenvolvimento do Recôncavo da Bahia.

O público esperado para essa edição inclui toda a comunidade acadêmica (docentes, técnicos, discentes de graduação e pós-graduação) da UFRB e diversas Instituições de ensino, pesquisa e extensão a nível nacional e internacional, funcionários de empresas público-privadas, representantes dos Colegiados Territoriais (Recôncavo, Vale do Jiquiriçá, Portal do Sertão, Sisal e Baixo Sul), dentre outros.

Confira a programação completa no site da Reconcitec 2020.



UFRB divulga relação de trabalhos aprovados para Reconcitec 2020

23 de Outubro de 2020, 19:22, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) divulga a relação de trabalhos aprovados para a VI Reunião Anual de Ciência, Tecnologia, Inovação e Cultura no Recôncavo da Bahia – RECONCITEC 20020.

Ao todo, foram aprovados 575 trabalhos, sendo 314 na categoria Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), PIBIC AF e PIBIC Voluntário; 40 na categoria Atividade de Extensão; 29 na categoria de Pós-Graduação; 19 na categoria Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) e PIBITI Voluntário; 15 na categoria Programa de Educação Tutorial (PET); 03 na categoria Programa de Permanência Qualificada (PPQ); 1 na categoria PIBID; 1 na categoria Residência Pedagógica;  na categoria “Outros” foram apresentados 96 trabalhos. 51 trabalhos externos à UFRB foram aprovados.

Os autores dos trabalhos aceitos deverão enviar posteriormente um video-pôster, conforme instruções específicas, para ser exibido durante o evento. A participação é obrigatória para bolsistas de Iniciação Científica, de Iniciação Tecnológica, de Extensão e de Programa de Permanência Qualificada.

Evento será realizado de forma virtual com transmissão das atividades pela TV UFRB.

A edição deste ano tem como tema “Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável conectando Universidade e Sociedade”. A escolha do tema é originária nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), lançados em 2015 pela Organização das Nações Unidas (ONU), estabelecendo uma coleção de metas e ações que conduzem a um futuro social e economicamente possível para todos os indivíduos. Os ODS são um roteiro para concretizar os direitos humanos e a redução das desigualdades nas mais variadas dimensões.

Até hoje (23), a RECONCITEC recebeu 1.393 inscrições. As inscrições dos interessados – dentre estes, estudantes, técnicos-administrativos, professores e pesquisadores do Brasil e do exterior – continuam até o próximo dia 02 de novembro.

Realização

A Reconcitec 2020 é coordenada pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação, Criação e Inovação (PPGCI) da UFRB e tem o apoio do Governo do Estado através da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), do Ministério da Educação (MEC) através da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) através do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Confira a relação de trabalhos aprovados.

Instruções para vídeo-pôster: ufrb.edu.br/ppgci/reconcitec2020#videoposter



INCUBA da UFRB seleciona especialista em design de embalagens

23 de Outubro de 2020, 17:52, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Incubadora de Empreendimentos Solidários (INCUBA) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio da Pró-Reitoria de Extensão (PROEXT) e da Fundação de Apoio à Pesquisa e à Extensão (FAPEX), divulga edital para seleção de profissional especialista em design de embalagem para o Projeto “Fortalecimento de Grupos Produtivos da Agricultura Familiar do Estado da Bahia”.

Podem concorrer à vaga, profissionais de nível superior com formação em Design, Arquitetura, Artes Plásticas e Artes Visuais. Os interessados devem preencher o formulário de inscrição e encaminhá-lo, junto aos documentos previstos no Edital, para o e-mail [email protected]. O período de inscrição é entre 26 e 31 de outubro.

É exigida a experiência de, no mínimo, um ano de atuação profissional em órgãos públicos ou privados ou participação em projetos ou programas de extensão nas temáticas de design participativo e na relação com cooperativas ou associações da agricultura familiar e economia solidária; com experiência na produção de design de embalagem e de sistema de identidade visual.

A seleção constará de avaliação dos currículos e documentação, adotando-se critérios dispostos no edital. Em caso de empate, será utilizado o critério de tempo de experiência de atuação profissional em cooperativismo da agricultura familiar e economia solidária, especialmente em atividades de design participativo. O resultado final do processo seletivo será divulgado no dia 09 de novembro, no site da PROEXT.

O profissional selecionado atuará no Território do Baixo Sul, no município de Valença, na realização de design de embalagem para os produtos dos Grupos Produtivos da Agricultura Familiar. O período de duração da bolsa será de novembro de 2020 a janeiro de 2021. A remuneração do profissional se dará pelo valor bruto da hora técnica.

Confira o Edital PROEXT nº 02/2020 – Seleção INCUBA.

As dúvidas devem ser encaminhadas para o e-mail [email protected].

Mais informações: ufrb.edu.br/proext/selecoes.



Programa de rádio produzido por estudantes da UFRB ganha prêmio de Arte e Educação

22 de Outubro de 2020, 14:29, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

Texto de Nina Rahe

Em 2018, quando Eduarda Gama Canto e Andressa dos Prazeres buscavam patrocínio para lançar o primeiro livro de Tianalva Silva, Entre o Rio e a Praça, as duas perceberam que o esforço todo que estavam fazendo para viabilizar a impressão e a circulação do livro seria em vão se nomes como o da escritora cachoeirana continuassem desconhecidos na cena literária. Foi a partir dessa percepção que elas começaram a articular o programa de rádio De Hoje a Oito, vencedor do 3o Prêmio seLecT de Arte e Educação na categoria Formador – o nome do projeto se deve à expressão popular na cidade de Cachoeira (BA) para se referir à semana que vem.

Eduarda, que é estudante de artes na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), e Andressa, pesquisadora e roteirista com formação em letras pela USP, juntaram-se também Letícia Catete, formada em letras pela UFRJ, Edelsio Lima, estudante de artes na UFRB, e o designer Danilo Amaral. “Todos nós temos esse fio de relação com a literatura. A gente lê bastante, escreve também e tem episódios, inclusive, em que colocamos escritos nossos”, diz Eduarda Gama Canto.

Sem contar com nenhum tipo de verba, os cinco conseguiram tirar a ideia do papel por meio de uma parceria com a rádio-poste Olha a Pititinga. O programa literário passou a ir ao ar todas as quintas-feiras, às 17h45, durante os 15 minutos que antecediam a transmissão da Ave Maria. O desafio foi pensar em como atrair o público para algo que seria transmitido no meio da cidade e ouvido por pessoas em trânsito, que estariam saindo do trabalho, desmontando a feira ou esperando para se reunir nos bares com os amigos. “Nossa primeira percepção foi de que não dava para fazer um programa muito longo e pesado porque ninguém iria ouvir”, diz Eduarda. “Queríamos construir um conteúdo mais dinâmico e fomos elencando o que seria importante, como saber como era o processo criativo de cada autor, além de leituras textuais com interações sonoras.”

Equipe do podcast De Hoje a 8 (Foto: Divulgação)

Fora do Cânone

Os 28 episódios que foram ao ar, de acordo com os idealizadores, “priorizavam a literatura fora do eixo geográfico, racial e econômico canonizado pela elite intelectual que consagra sempre as mesmas narrativas de masculinidade, branquitude e classe média urbana”. Um dos episódios, dedicado ao escritor David Nunes, contou com a leitura do conto Um Malê na Vida, uma história de uma família negra e suas estratégias de superação da morte. Outro trouxe as histórias de Orixás contadas pelo artista Bule-Bule em versos de cordel.

O projeto, que começou apenas na rádio-poste, logo passou a ser disponibilizado em formato podcast – todos estão no Spotify –, mas sua produção acabou consumindo também muito da equipe. Sem recursos, os integrantes precisavam se desdobrar entre a paixão pelo De Hoje a Oito e outros empregos e atividades, o que fez com que o programa fosse interrompido no segundo semestre de 2019. “Fazíamos por amor porque ninguém tirava um centavo. Era cada um da sua casa, todo mundo com computadores ruins. Teve épocas que a gente conseguiu parceria com estúdios, mas era apenas quando eles tinham tempo para a gente”, diz Eduarda.

Agora, com o reconhecimento do Prêmio seLecT, a ideia é garantir a compra de equipamentos que permitam a continuidade do programa, além de alguma remuneração para os envolvidos. “Vai ser interessante retomar o projeto porque a gente tem muita coisa dentro da gaveta, planos de episódios que não demos continuidade porque estava difícil trabalhar sem ganhar nada”, conclui a estudante.

O Prêmio seLecT de Arte e Educação é promovido pela revista seLecT desde 2017 com o objetivo de valorizar escolas, instituições de arte, espaços de ensino, projetos artísticos colaborativos e iniciativas inovadoras que favoreçam os diálogos e os vínculos entre arte e educação. A terceira edição teve correalização do Itaú Cultural, apoio da galeria Almeida e Dale, e parceria da galeria A Gentil Carioca e da Arapuru London Dry Gin.

Fonte: SeLecT



Categorias

Bahia, Comunicação, Cultura, Formação, Marco Legal, Pesquisa e tecnologia, Políticas públicas, Relações internacionais, Saúde popular, Software, cultura e conhecimentos livres

UFRB

Brazil