Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Notícias

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | 1 pessoa seguindo este artigo.
Notícias publicadas no portal oficial da UFRB e clonadas nessa comunidade.

UFRB seleciona coordenador para especialização EaD em Inclusão e Diversidade

27 de Fevereiro de 2020, 13:56, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio da Superintendência de Educação Aberta e a Distância (SEAD), torna público o processo seletivo interno com vistas à contratação de coordenador de curso para a Pós-Graduação lato sensu em Inclusão e Diversidade na Educação, na modalidade de Educação a Distância (EaD). As inscrições estarão abertas no período de 28 de fevereiro a 05 de março, por meio de formulário online. Não será cobrada taxa de inscrição.

Os candidatos devem ser professores efetivos e em exercício na UFRB, ter nacionalidade brasileira, possuir titulação mínima de pós-graduação stricto sensu na área do curso ou áreas afins, não estar vinculados a outros programas de fomento em que haja sobreposição de bolsas, ter disponibilidade de 10 horas semanais para desenvolver as atividades a distância, ter experiência mínima de 3 anos como docente do magistério superior, ter experiência mínima de 2 anos como professor, tutor ou coordenador de curso no âmbito da graduação ou pós-graduação.

A seleção dos candidatos com inscrições homologadas será realizada pela comissão instituída, conforme os critérios dispostos no barema disponível no edital. A classificação será por ordem decrescente das notas finais. Em caso de empate, terá prioridade o candidato com maior tempo de experiência no âmbito da EaD, maior tempo de docência e maior idade. O resultado será publicado no dia 11 de março, a partir das 15h, no site da SEAD.

O candidato selecionado atuará, em caráter temporário, na condição de bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). O início das atividades está previsto para o dia 18 de março.

Dúvidas sobre a seleção deverão ser obtidas com a comissão de seleção, exclusivamente pelo e-mail [email protected], indicando no assunto da mensagem “Processo seletivo interno para Coordenação de Pós-Graduação Lato Sensu em Inclusão e Diversidade Na Educação”.

Mais informações: www.ufrb.edu.br/ead.



Projeto de extensão da UFRB estreia dia 29 programa na Rádio Santa Cruz FM

27 de Fevereiro de 2020, 12:50, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

O Educa Rap, projeto de extensão criado por discentes da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) com o intuito de valorizar a cultura Hip-Hop existente neste território, foi contemplado com um programa na rádio comunitária Santa Cruz FM 87,9. O programa irá ao ar todos os sábados, a partir das 19h, com estreia marcada para o dia 29 de fevereiro.

Os âncoras serão os discentes Roger Vance (MC ErriVance) e Renato dos Reis, responsáveis pela seleção musical e por apresentar as novidades da cena local do hip-hop. Os estudantes são os mentores do projeto que tem objetivos educacionais e fomentadores da cultura. Eles utilizam a cultura e arte deste estilo musical, promovendo a interação da juventude negra/periférica/secundarista com o ambiente universitário.

“A postura política do movimento hip-hop se apresenta como instrumento fundamental na construção da educação, arte e lazer do indivíduo, propondo soluções e novas alternativas pela promoção da cultura do hip-hop”, diz MC ErriVance. A falta de projetos educadores e culturais que diminuam as consequências desse agravamento com a comunidade discente foi percebida pelos estudantes como algo negativo e uma oportunidade para intervenção.    

Trazendo o hip-hop para dentro da UFRB, o Educa Rap promove desde o início de 2019, através de batalhas de rimas temáticas, pocket shows e intervenções poéticas, a criação de espaços para apresentações, visibilizando os artistas já existentes na região, promovendo integração “comunidade-universidade”, aproximando e inserindo os jovens da periferia nos ambientes acadêmicos e realizando um intercâmbio cultural.    

O projeto surge com intuito de fomentar o entretenimento na vida dos universitários da UFRB, jovens secundaristas das escolas de ensino público e da juventude negra, promovendo momentos de entretenimento estudantil, familiar e de promoção cultural para moradores locais e da região que poderão estar presentes para se divertirem de forma saudável.

Acompanhe as ações do projeto na Rádio Santa Cruz FM, a partir deste sábado (29).

A rádio também pode ser acessada online.



CETENS abre inscrições para Programa de Monitoria Remunerada e Voluntária

20 de Fevereiro de 2020, 10:50, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

O Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (CETENS) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) divulga a abertura das inscrições referente ao processo seletivo do Programa de Monitoria Remunerada e Voluntária para o semestre 2020.1. As inscrições seguem até o dia 28 de fevereiro, às 14h, e deve ser realizadas por meio de formulário disponível online.

Podem se inscrever discentes regularmente matriculados em cursos de graduação, que comprovem, no ato da inscrição, aprovação igual ou superior a 6.0 nos componentes curriculares pleiteados. Ao todo, são ofertadas 07 bolsas na modalidade remunerada e 25 vagas de monitoria voluntária. O valor mensal da bolsa é de R$ 400,00. A carga horária da monitoria remunerada é de 12 horas semanais e a do monitor voluntário é de 8 horas semanais.

O processo seletivo constará de entrevista e prova de conhecimentos básicos (escrita e/ou didática) sobre o componente curricular escolhido. A realização das provas será no dia 04 de março, das 10h às 12h, na sala 02 do Pavilhão I, e as entrevistas serão no mesmo dia, das 14h às 17h, na sala 10 do Pavilhão II. Os discentes que comprovarem participação anterior no programa, na modalidade voluntária, receberão pontuação extra de 0,25 a ser adicionada à média obtida nas provas. O resultado final será divulgado dia 06 de março nos murais e no site do CETENS

As vagas oferecidas são para os seguintes componentes curriculares: Programação de Computadores I; Cálculo Diferencial e Integral I; Fundamentos de Química I; Fundamentos da Matemática; Físico-Química Aplicada a Tecnologia de Alimentos; Matemática na Educação Básica I; Física de Sistemas Mecânicos; Cálculo B; Educação, Gênero, Sexualidade e Direitos Humanos; Fundamentos de Química; Estágio Curricular Obrigatório II; Questões Agrárias Brasileiras; Questões Agrárias Brasileiras; TCC I; Cálculo Aplicado a Tecnologia de Alimentos; Matemática Financeira; Cálculo Diferencial e Integral II; Cálculo Diferencial e Integral III; Programação de Computadores I; Programação de Computadores I; Programação de Computadores I; Libras; Circuitos Elétricos I; Fenômenos Eletromagnéticos; Cálculo Numérico; Programação de Computadores II e Laboratório de Língua Inglesa.

Confira:

Edital Interno CETENS Nº 01/2020 – Programa de Monitoria.

Mais informações: www.ufrb.edu.br/cetens.



Mestrado em Comunicação da UFRB abre seleção para aluno especial

18 de Fevereiro de 2020, 14:38, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) abre processo seletivo para Aluno Especial do curso de Mestrado em Comunicação, ministrado no Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL), em Cachoeira, no semestre 2020.1.

Serão disponibilizadas cinco vagas por disciplina. As disciplinas ofertadas são Teorias da Sensibilidade e da Comunicação; e Comunicação, Memória e História, ambas com carga horária de 68h e 4 créditos, correspondentes.

Os documentos para a inscrição como alunos especiais deverão ser enviados até o dia 20 de fevereiro, em link próprio do PPGCOM: https://www.ufrb.edu.br/ppgcom

A relação dos documentos necessários a inscrição está disponível no Edital nº 01/2020.

O valor da inscrição é de R$ 55,00.

Poderão se inscrever candidatos que tenham concluído Curso de Graduação prioritariamente na área de Comunicação. A aceitação de candidatos de outras áreas depende da articulação entre o interesse de estudo e a disciplina.

Das vagas por disciplina, 10% (dez por cento) poderão ser ocupadas por Servidores Técnico-Administrativos do Quadro Efetivo da UFRB; uma vaga para candidatos auto declarados Negros e uma vaga para Pessoas com Deficiência, Indígenas, Quilombolas e Pessoas Trans.

As disciplinas ofertadas correspondem às duas linhas de pesquisa do PPGCOM: Comunicação e Memória; e Mídia e Sensibilidades. O objetivo das disciplinas isoladas é o de fornecer aos interessados a possibilidade de aprofundar e aprimorar conhecimentos específicos com vista ao ingresso no Programa como aluno regular.

As disciplinas ofertadas devem ser cursadas durante o semestre letivo do PPGCOM, que se inicia em 09 de março e se encerra em 10 de julho deste ano.

Processo de seleção

Para validar a sua participação como aluno especial em disciplina do PPGCOM, haverá a Análise do “Currículo (modelo lattes), no que se refere à sua formação acadêmica; e Análise da proposta de intenções e razões por que deseja cursar a disciplina, no que se refere à pertinência e consistência da justificativa em relação à disciplina escolhida pelo candidato.

O resultado parcial será divulgado no site do Programa na UFRB https://www.ufrb.edu.br/ppgcom/ até às 23h horas do próximo dia 02 de março. Após o processo aferição das auto declarações por meio da heteroidentificação, o resultado final será divulgado no site do Programa na UFRB https://www.ufrb.edu.br/ppgcom/.

Matrícula

As matrículas serão realizadas nos dias 06 e 09 de março, no horário das 09h às 12h e das 13h às 16h, na Secretaria da Pós-Graduação (Fundação Hansen Bahia, Rua Treze de Maio, 197-373, Cachoeira).

No ato da matrícula, os candidatos selecionados deverão se apresentar na Secretaria da Pós-Graduação do PPGCOM (Fundação Hansen Bahia, Rua Treze de Maio, 197-373, Cachoeira) com os originais dos documentos solicitados na inscrição e comprovante de residência.

Edital nº 01/2020.



UFRB divulga resultado da primeira chamada do Cadastro Seletivo 2020.1

17 de Fevereiro de 2020, 18:01, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), divulga o resultado da primeira chamada do Cadastro Seletivo 2020.1.

A matrícula dos convocados compreenderá duas etapas. A pré-matrícula consiste no registro dos estudantes mediante apresentação e entrega dos documentos no Campus Cruz das Almas, Pavilhão de Aulas II, nos dias 19, 20, 21, 27 e 28 de fevereiro, das 9h às 11h30 e das 13h30 às 16h. A Superintendência da Regulação e Registros Acadêmicos (SURRAC) é o órgão que recebe e confere os documentos entregues pelos candidatos.

Esta etapa pode ser realizada pelo aluno ou por procurador (ver modelo de procuração) para os casos de ampla concorrência. Os candidatos convocados para ocupar as vagas reservadas deverão, obrigatoriamente, apresentar documentação específica de acordo com a modalidade escolhida e comparecer pessoalmente à verificação étnico-racial e/ou aferição do laudo médico e/ou renda familiar, neste mesmo período e local.

Na segunda etapa, a confirmação da matrícula será realizada pelo candidato no Núcleo de Gestão Técnico Acadêmico do respectivo Centro de Ensino, no período de 26 de fevereiro a 02 de março.

Segunda chamada – Uma nova chamada do Cadastro Seletivo 2020.1 está prevista para o dia 05 de março, condicionada à existência de vagas disponíveis, que não foram ocupadas ou que foram preenchidas e desocupadas mediante desistências ou cancelamentos.

Confira o Resultado da 1ª Chamada - Cadastro Seletivo 2020.1.

Informações sobre a matrícula na UFRB: (75) 3621-1220/1221 ou [email protected]

Mais informações na página eletrônica do Processo Seletivo (PROSEL).



Categorias

Bahia, Comunicação, Cultura, Formação, Marco Legal, Pesquisa e tecnologia, Políticas públicas, Relações internacionais, Saúde popular, Software, cultura e conhecimentos livres