Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Notícias

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | 1 pessoa seguindo este artigo.
Notícias publicadas no portal oficial da UFRB e clonadas nessa comunidade.

MEASB reabre para visitas do público, mediante agendamento de interessados

19 de Outubro de 2018, 14:06, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

O Memorial do Ensino Agrícola Superior da Bahia (MEASB) sediado na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Campus Cruz das Almas, reabre para visitas do público interessado. O agendamento deve ser feito com uma semana de antedência através do e-mail: [email protected] . Na solicitação de visita devem constar o nome da escola ou instituição, número de visitantes, faixa etária do grupo e nome dos responsáveis com telefone de contato e e-mail.

O MEASB possui um rico e diversificado acervo, com peças datadas do século XVIII ao XX.  Foi criado em 2004 com a missão de proteger e divulgar a história do ensino agrícola no Recôncavo Baiano. As coleções estão parcialmente disponíveis a pesquisas e abertas aos estágios curriculares nas áreas de Museologia e História.

Os processos de recuperação do acervo se intensificaram desde agosto de 2012, na medida em que houve avanços nas ações de conservação e preservação patrimonial e a implementação de novos instrumentos de gestão, com vistas a tornar as coleções acessíveis e reconhecidas pela comunidade do Recôncavo. Os estagiários são  parceiros do Memorial nas ações de higienização, recuperação, acondicionamento, catalogação e construção de inventário documental.

O Measb é gerido pelo Núcleo de Gestão do Memorial (Numem) da Pró-Reitoria de Extensão da UFRB. A sua criação e estruturação cumprem a justa função de reconhecer a importância histórica, cultural e acadêmica do acervo centenário sob guarda da universidade. O Memorial tem como diretriz do seu projeto de gestão aprimorar a comunicação com o público, com o objetivo de tornar o seu espaço cada vez mais inclusivo, com uma atuação extramuros a fim de atender às demandas do tempo atual.



UFRB divulga Calendário Acadêmico do semestre letivo 2019.1 e 2019.2

19 de Outubro de 2018, 13:05, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

O novo calendário acadêmico da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) já está disponível para acesso online. Aprovado em sessão ordinária do Conselho Acadêmico (CONAC) realizada no dia 10 de outubro, o documento assinala o início das aulas da graduação do primeiro semestre letivo de 2019 para 25 de março, com término em 27 de julho. Já o semestre 2019.2 tem início no dia 19 de agosto com previsão de término em 21 de dezembro.

Datas referentes aos processos seletivos de rematrícula, portador de diploma e transferência, edital de monitoria remunerada e inscrição para o programa de mobilidade estudantil, por exemplo, também estão definidas no calendário. O documento também já prevê o início das atividades do primeiro período letivo de 2020 para o dia 05 de março do ano correspondente.

As atividades da Educação do Campo e do Estágio Obrigatório em Serviço – Internato de Medicina seguem a cronogramas específicos, também disponíveis no documento.

Confira o Calendário Acadêmico de 2019, fornecido pela Resolução Nº 034/2018 do CONAC.



Cartões do Enem vão ser liberados pelo INEP nesta segunda, dia 22

19 de Outubro de 2018, 12:42, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) libera o acesso aos estudantes inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2018) do cartão de confirmação do ENEM, nesta segunda-feira, dia 22 de outubro. Mais de 5 milhões de inscritos terão acesso ao documento.

Com o documento que pode ser obtido na página do participante será possível verificar o número de inscrição; o local onde cada candidato fará as provas; data e horários da aplicação; detalhes sobre atendimentos e recursos de acessibilidade (se solicitado) e língua estrangeira selecionada.

A recomendação do INEP é que cada estudante conheça o melhor trajeto para chegar ao lugar de provas sem imprevistos.

O participante do ENEM deve lembrar de conferir se está tudo certo com o documento oficial e com foto que levará nos dias 4 e 11 de novembro.

Horário de verão

Os participantes do ENEM 2018 da região Nordeste precisam ficar atentos com o horário de abertura dos portões dos locais de provas, seguindo o horário de Brasília, que adere ao horário de verão (quando os relógios atrasam uma hora).

Para os participantes do Nordeste os portões vão abrir as 11h no primeiro dia de provas (04 de novembro) e às 12h no segundo dia (11 de novembro).

Provas e gabaritos

 Dia 04.11

 Aplicação das provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias / Redação / Ciências Humanas e suas Tecnologias

 Dia 11.11

 Aplicação das Provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias / Matemática e suas Tecnologias

 Dia 14.11

 Publicação dos Gabaritos e dos Cadernos de Questões.

 

Sobre o ENEM 

Os candidatos participantes do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) utilizam a nota para ingressar nas instituições públicas de ensino superior via o SiSU( Sistema de Seleção Unificado) gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC). O SiSU é o principal meio de acesso à Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é promovido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que é vinculado ao Ministério da Educação (MEC). O Inep tem a missão de promover estudos, pesquisas e avaliações sobre o Sistema Educacional Brasileiro. Além disso, viabiliza a avaliação contínua desse processo, por meio da articulação permanente com especialistas em avaliação educacional e instituições de educação superior.

Todas as mudanças que o Enem ajudou a promover na educação brasileira só foram possíveis porque o Inep, responsável pelo desenvolvimento e coordenação do exame, empenhou-se desde o início em conquistar o apoio dos sistemas de ensino, das instituições de ensino superior e da comunidade de especialistas e educadores. O Enem é hoje um patrimônio da sociedade brasileira e tem o seu valor reconhecido pela comunidade educacional. 



Nota da UFRB em Defesa da Democracia e da Universidade Pública

19 de Outubro de 2018, 11:35, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

O agravamento da atual crise social e política em nosso país ganha contornos dramáticos no período eleitoral.  A descrença em nossas instituições públicas aliadas à crescente onda de intolerância e ódio fazem irromper ações de violência física e simbólica. Episódios de perseguição se repetem na tentativa de fazer calar todos aqueles que se levantam na defesa dos direitos sociais, das marcas identitárias de nosso povo, da diversidade e da democracia.

Neste momento de ameaça às nossas recentes conquistas democráticas, as universidades públicas brasileiras estão, mais uma vez, convocadas a tomar posição. Este lugar marcado pela produção de pensamento crítico, espaço autêntico de argumentação contra a barbárie e construtor de ideias vivas do seu tempo, não pode se abster do combate ao totalitarismo e ao obscurantismo.

Assim, apoiados no compromisso fundante com a democracia nós, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, nos posicionamos. Somos conquista do povo deste território e nossas raízes brotaram do desejo e da organização popular. A democracia, portanto, nos tece social e institucionalmente. Não podemos negar à Nação brasileira, em um momento difícil como este, o nosso empenho em continuar a luta pela garantia da vida, dos direitos sociais e humanos, do combate ao racismo e qualquer forma de preconceito, pelo respeito às diferenças e pela liberdade. Reafirmamos nossa defesa intransigente do Ensino Público, Gratuito, de Qualidade, Laico e Socialmente Referenciado.  

Acreditamos em um projeto de nação que defenda princípios e valores que potencializem a paz social, que combata as desigualdades, que promova, respeite e preserve todas as manifestações e nosso patrimônio cultural e que garanta a educação, a ciência e a tecnologia como vetores de desenvolvimento social. Um projeto de nação fundado no respeito e na esperança de um futuro melhor para nosso povo.

Cruz das Almas, 18 de outubro de 2018.

Silvio Luiz de Oliveira Soglia
Reitor da UFRB

Georgina Gonçalves dos Santos
Vice-Reitora UFRB



UFRB seleciona estagiário para atuar na Coordenadoria de Tecnologia da Informação

18 de Outubro de 2018, 19:50, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A  Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio da Superintendência de Educação Aberta e a Distância (SEAD), informa que estão abertas as inscrições para provimento de duas vagas de estágio remunerado para atuar na Coordenadoria de Tecnologia da Informação (Cotec). As inscrições vão até o dia 04 de novembro.

O candidato deve ser aluno dos cursos de Ciência da Computação; Análise e Desenvolvimento de Sistemas ou áreas afins. O valor da bolsa de estágio é de R$ 520,00. Também é concedido auxílio-transporte de R$ 132. A carga horária é de 30h semanais. A duração é de no mínimo seis meses, podendo ser renovado por igual período, no limite máximo de dois anos.

O candidato à vaga de estágio deve preencher a ficha de inscrição disponível no site http://www.ufrb.edu.br/ead/ e anexar digitalmente os documentos necessários (em pasta compactada). O resultado da seleção será divulgado no endereço eletrônico da SEAD.

Confira o Edital SEAD nº 008/2018.

 Formulário de inscrição online.

Mais informações: SEAD



Categorias

Bahia, Comunicação, Cultura, Formação, Marco Legal, Pesquisa e tecnologia, Políticas públicas, Relações internacionais, Saúde popular, Software, cultura e conhecimentos livres