Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Notícias

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | 1 pessoa seguindo este artigo.
Notícias publicadas no portal oficial da UFRB e clonadas nessa comunidade.

Programa Idiomas sem Fronteiras na UFRB abre seleção para professor de Inglês

18 de Fevereiro de 2019, 14:05, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A coordenação do Programa Inglês Sem Fronteiras (IsF) na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) divulga edital para processo seletivo simplificado visando à formação de cadastro reserva de professores de Língua Inglesa para atuarem no Núcleo de Línguas (NucLi-IsF).

As inscrições estão abertas até o dia 15 de março através do e-mail [email protected]. No ato da inscrição é necessário que o candidato envie os documentos listados no edital.

Podem participar do processo seletivo prioritariamente alunos de instituições federais ou estaduais, matriculados nos cursos de Licenciatura em Letras - Inglês, e alunos de instituições federais ou estaduais, matriculados em Programas de Pós-Graduação em Letras ou Linguística, desde que licenciados em Letras - Inglês. Profissionais licenciados em Letras - Inglês que não estejam matriculados em Programas de Pós-Graduação em Letras ou Linguística também podem se candidatar, porém a prioridade será dada aos candidatos graduandos ou pós-graduandos.

Os interessados devem ainda ter disponibilidade de 20 horas semanais, com flexibilidade de horários, para dedicação às atividades do NucLi-IsF; ter familiaridade com as tecnologias de informação e comunicação (TIC) e não receber bolsa governamental/institucional de qualquer natureza, com exceção do tutor UAB.

A seleção será desenvolvida em três etapas: análise documental, de caráter eliminatório; avaliação didática e entrevista, de caráter classificatório. O resultado da etapa de análise documental será divulgado no dia 18 de março no site do IsF. A prova didática consistirá de uma microaula, em língua inglesa, com duração de 20 minutos, a ser realizada no dia 03 de abril, a partir das 13h. Encerrada a prova, o candidato passará por uma entrevista com a Comissão Examinadora.

Os candidatos aprovados na seleção têm a possibilidade de contratação de acordo com a demanda do NucLi-IsF, que está em fase de expansão e desenvolverá atividades nos seis campi da UFRB: Amargosa, Cachoeira, Cruz das Almas, Feira de Santana, Santo Amaro e Santo Antonio.

A remuneração do candidato convocado será proveniente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), por intermédio de uma bolsa mensal com valor equivalente ao da bolsa de Mestrado, com duração de 12 meses e possibilidade de renovação por igual período.

Confira Edital NucLi-IsF Nº 03/2019 – Seleção Professor Inglês e Ficha de Inscrição.

Mais informações estão disponíveis no site www.ufrb.edu.br/isf.



UFRB divulga seleção de professores formadores para curso de especialização EaD

14 de Fevereiro de 2019, 21:32, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) por meio da Superintendência de Educação Aberta e a Distância (SEAD), divulga seleção interna de professores formadores para atuarem temporariamente no Curso de especialização em Tecnologias e Educação Aberta e Digital, modalidade a distância, do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CETEC).

Serão selecionados 10 (dez) Professores Formadores (orientadores TCC) para o cadastro reserva da seleção. O público alvo são servidores de Instituições Públicas do Ensino Superior (IPES) ou rede pública de ensino estadual/municipal, do Estado da Bahia. O professor-formador deverá atuar junto ao discente na orientação da elaboração, desenvolvimento e avaliação dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC); participar e/ou atuar nas atividades de capacitação desenvolvidas na Instituição de Ensino; elaborar relatórios mensais no âmbito de suas atribuições à SEAD, para encaminhamento à CAPES/MEC; e participar de encontros de formação continuada no Ambiente Virtual de aprendizagem.

As inscrições têm início no dia 18 de fevereiro e seguem até o dia 24 de fevereiro no site da SEAD. Para se candidatar, o servidor deverá possuir os requisitos a seguir: a) Possuir diploma de nível superior reconhecido pelo MEC; b) Possuir, no mínimo, Pós-Graduação stricto sensu nas áreas dos eixos temáticos ou área afim; c) Possuir experiência de docência ou de pesquisa nas áreas dos eixos temáticos ou área afim; d) Possuir, no mínimo, 01 (um) ano de atuação docente no ensino superior em instituição pública ou privada.

Os candidatos convocados deverão ter a disponibilidade de 20 horas semanais para desenvolver as atividades a distância e na sede da Superintendência Educação Aberta e a Distância da UFRB, em Cruz das Almas/BA. De acordo com o Edital, o desenvolvimento das atividades do candidato selecionado não caracteriza vínculo empregatício com a UAB e com a UFRB, configurando-se na categoria de bolsista CAPES/UAB durante a vigência da bolsa. As atividades estão previstas para início em março de 2019, com previsão de término em agosto de 2019.

Confira o Edital.

Dúvidas e informações: [email protected].



UFRB lança primeira edição de Cartilha de Propriedade Intelectual

12 de Fevereiro de 2019, 15:38, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio de sua Coordenação de Criação e Inovação (CINOVA), lança a primeira edição da Cartilha de Propriedade Intelectual. A cartilha tem o objetivo de disseminar os conceitos básicos de propriedade intelectual e suas formas de proteção.

Além da apresentação da CINOVA e suas atribuições, são abordados os conceitos de Propriedade Intelectual e as diferentes formas de proteção dos ativos intangíveis como: Patentes, Marcas, Desenho Industrial, Programa de Computador, Direito autoras, proteção de cultivares, etc. O público-alvo são pesquisadores, empresários, empreendedores e/ou fornecedores de produtos e serviços.

“A propriedade intelectual é um fator decisivo para o desenvolvimento econômico e social sustentável de um país, inclusive na resolução de problemas sociais. No que diz respeito às Universidades, a proteção de patentes, além de garantir os direitos dos inventores, pode facilitar a transferência de tecnologias acadêmicas para outras instituições públicas e privadas, bem como atrair investimentos, por meio de parcerias estratégicas, a serem aplicados no desenvolvimento do ensino, extensão e realização de projetos de pesquisa, desenvolvimento e Inovação (PD&I)”, afirma o coordenador da CINOVA, Paulo Juiz. “Ademais, a proteção dos direitos de propriedade intelectual contribui para o estímulo ao empreendedorismo e à criação de empreendimentos tecnológicos”, acrescenta.

Sobre a CINOVA - É uma instância ligada à Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação, Criação e Inovação (PPGCI), que tem por objetivo apoiar a gestão da política de inovação da UFRB, através da realização de ações estratégicas de atuação institucional no ambiente produtivo local, regional ou nacional.

A Cartilha de Propriedade Intelectual está disponível para download em pdf.

Mais informações: ufrb.edu.br/ppgci/cinova ou [email protected]



UFRB divulga edital para seleção de técnicos especializados para projeto de extensão

8 de Fevereiro de 2019, 14:30, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) torna pública a abertura das inscrições para a seleção simplificada de dois técnicos especializados para atuarem junto ao projeto de extensão “Avaliação dos resultados dos instrumentos de políticas públicas de Agricultura Familiar e Economia Solidária financiados pela CAR/BNDES”.

Os interessados devem atender aos seguintes requisitos mínimos: 1) candidatos a Técnico em Políticas Públicas devem ter graduação e mestrado Gestão Pública, Administração Pública, Gestão de Políticas Públicas ou congênere na área de Ciências Sociais Aplicadas; experiência comprovada na área de gestão pública ou políticas públicas, preferencialmente, em avaliação e gestão, com publicações técnicas ou científicas na área; 2) candidatos a Técnico em Agricultura Familiar e Economia Solidária devem ter graduação em Gestão de Cooperativas, Gestão Pública, Administração Pública, Gestão de Políticas Públicas ou Ciências Sociais, experiência comprovada em pesquisa com temas correlatos a agricultura familiar e economia solidária, preferencialmente, publicações sobre temas na área.

Ambos devem ter disponibilidade para reuniões convocadas pela coordenação do projeto nas cidades de Cachoeira e Cruz das Almas, sob critério da coordenação, e para viagens por todo o território de atuação do projeto, para execução de tarefas à pesquisa avaliativa. A seleção destina-se também à formação de cadastro reserva. As inscrições estão abertas exclusivamente pelo e-mail [email protected], até às 18h do dia 13 de fevereiro. 

Os resultados da seleção serão divulgados no site do Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL). É de inteira responsabilidade dos candidatos o acompanhamento de todos os editais complementares referentes a este processo seletivo, que venham a ser publicados. As atividades dos selecionados terão início em fevereiro de 2019.

Sobre o projeto - Visa a avaliar os resultados obtidos pelos instrumentos de políticas públicas de Agricultura Familiar e Economia Solidária do Governo do Estado da Bahia (Editais CAR/BNDES nº 01/2010 e 01/2012) com foco na geração de trabalho e renda e sustentabilidade dos empreendimentos econômicos solidários e da agricultura familiar. É registrado na Pró-Reitoria de Extensão da UFRB, resultado de um termo de compromisso e contrato de prestação de serviço com a CAR e com a interveniência administrativa da FAPEX.

Confira o Edital.

Mais informações: www.ufrb.edu.br/cahl.



UFRB divulga resultado Lista de Espera e abre inscrições do Cadastro Seletivo 2019.1

7 de Fevereiro de 2019, 21:08, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), divulgou nesta quinta-feira, dia 07, a relação de candidatos convocados na Lista de Espera 2019.1. A convocação obedece à ordem decrescente das notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018, por curso e modalidade de concorrência.

A efetivação da matrícula dos candidatos convocados na Lista de Espera 2019.1 compreende duas etapas. A primeira etapa representa a pré-matrícula a ser realizada pelo aluno ou procurador e consiste no registro dos convocados mediante apresentação e entrega dos documentos no Campus Cruz das Almas, no período de 12 a 14 de fevereiro. A Superintendência da Regulação e Registros Acadêmicos (SURRAC) é o órgão que recebe e confere os documentos entregues pelos candidatos.

Os candidatos convocados para ocupar as vagas reservadas deverão, obrigatoriamente, comparecer à verificação étnico-racial e/ou aferição do laudo médico e/ou renda familiar, também nos dias 12 a 14 de fevereiro, em Cruz das Almas. Já a confirmação da matrícula será realizada pelo candidato no Núcleo de Gestão Técnico Acadêmico do respectivo Centro de Ensino, no período de 12 a 18 de março. O início das aulas será no dia 25 de março.

Inscrição no Cadastro Seletivo

Os candidatos inscritos na Lista de Espera 2019.1 e não convocados podem participar do Cadastro Seletivo da UFRB para as vagas remanescentes. As inscrições estão abertas período de 07 a 14 de fevereiro, exclusivamente pela internet, por meio do sistema eletrônico de ingresso na UFRB, disponível no link: http://processoseletivo.ufrb.edu.br.

Para ter acesso ao sistema, o candidato deverá inserir seu número de CPF e o número de inscrição no ENEM 2018. O Cadastro Seletivo da UFRB terá duas chamadas para os estudantes interessados. A primeira chamada dos convocados acontece no dia 18 de fevereiro e a segunda no dia 20 de março. É de inteira responsabilidade de o candidato acompanhar os procedimentos quanto à ocupação destas vagas.

Confira:

Resultado - Lista de Espera 2019.1.

Relação de documentos para a matrícula.

Edital do Cadastro Seletivo 2019.1.

Mais informações www.ufrb.edu.br/prosel.



Categorias

Bahia, Comunicação, Cultura, Formação, Marco Legal, Pesquisa e tecnologia, Políticas públicas, Relações internacionais, Saúde popular, Software, cultura e conhecimentos livres