Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Notícias

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | 1 pessoa seguindo este artigo.
Notícias publicadas no portal oficial da UFRB e clonadas nessa comunidade.

UFRB divulga resultado do SISU 2021.1; pré-matrícula online de 19 a 23/04

15 de Abril de 2021, 12:47, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

Os estudantes que se inscreveram na edição 2021.1 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) já podem conferir a relação de aprovados para a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). O resultado foi divulgado pelo Ministério da Educação nesta sexta-feira, dia 16, na sua página na internet (sisu.mec.gov.br).

Os candidatos convocados devem providenciar a documentação para a matrícula, que acontece em etapas. A primeira etapa, comum a todos os candidatos, é a pré-matrícula online, no período de 19 a 23 de abril, no site de Processos Seletivos da UFRB. As etapas seguintes (aferições referentes às cotas e confirmação de matrícula) serão realizadas também de forma online de acordo com a modalidade do candidato. Os candidatos devem ficar atentos, pois caso não realizem uma das etapas, perdem o direito a vaga.

Confira as etapas e documentos para a matrícula de acordo com a modalidade do candidato:

{chronoforms5}matricula-ufrb-noticia{/chronoforms5}

Confira o cronograma da matrícula do SISU 2021.1:

Atividade Data
Pré-matrícula dos(as) Candidatos(as) CONVOCADOS(AS) 19/04 a 23/04/2021
Resultado da Homologação das Pré-Matrículas 27/04/2021
Envio das Correções dos documentos por parte dos(as) Candidatos(as) Indeferidos (as)
na Homologação das Pré-Matrículas
27/04 a 29/04/2021
Resultado FINAL da Homologação das Pré-Matrículas 30/04/2021
Publicação das datas e horários, separado por candidato(a), dos Procedimento de Heteroidentificação e Entrevista da Aferição de Deficiência (ambos telepresenciais) 30/04/2021
Publicação das datas e horários dos Procedimento de Heteroidentificação e Entrevista
da Aferição de Deficiência (ambos telepresenciais)
Constará na publicação do dia 30/04/2021 separado por candidato(a)
Interposição de Recurso contra indeferimento na Aferição Étnico-Racial Telepresencial 04/05 a 11/05/2021
Publicação do Resultado das Aferições: Deficiência, Étnico-Racial e Renda (CadÚnico) 12/05/2021
Envio dos documentos da Aferição de Renda dos que não possuem CadÚnico 12/05 a 20/05/2021
Resultado da Interposição de Recurso contra indeferimento na Aferição Étnico-Racial Telepresencial 18/05/2021
Confirmação de Matrícula 27/10 a 01/11/2021
imagem sem descrição.

Plantão Tira-Dúvidas - A UFRB vai realizar a primeira edição do Plantão Tira-Dúvidas sobre a matrícula no dia 19 de abril em dois momentos, 09h e 16h, com duração de uma hora cada. Os candidatos convocados podem acessar a sala do Google Meet e tirar suas dúvidas com servidores da Superintendência de Regulação e Registros Acadêmicos (SURRAC) e do Comitê de Acompanhamento de Políticas Afirmativas e Acesso à Reserva de Cotas (COPARC). O link de acesso ao Plantão Tira-Dúvidas é ufrb.edu.br/plantao.

Tire suas dúvidas sobre a matrícula também no e-mail [email protected].

Lista de Espera - As vagas eventualmente remanescentes do Sisu 2021.1, após a chamada regular, serão preenchidas pelos candidatos que constarem na Lista de Espera. Para participar, os interessados devem confirmar no site do Sisu o seu interesse pela vaga, no período de 16 a 23 de abril.

Cadastro Seletivo - Os candidatos inscritos e não convocados na Lista de Espera ainda podem participar do Cadastro Seletivo da UFRB para as vagas remanescentes. As inscrições estarão abertas no período de 30 de abril a 05 de maio por meio do sistema eletrônico de ingresso na UFRB, disponível no link: processoseletivo.ufrb.edu.br.

Início das Aulas - O início das aulas para o semestre 2021.1 está previsto para o dia 01 de novembro, de acordo com o Calendário Acadêmico.

Confira a relação de aprovados no SISU 2021.1.

Tire suas dúvidas sobre os processos seletivos da UFRB via WhatsApp.

Acesse o hotsite do SISU na UFRB ufrb.edu.br/sisu.



UFRB abre inscrições para seleção de 32 colaboradores para o UPT 2021

15 de Abril de 2021, 4:01, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio da Pró-Reitoria de Extensão (PROEXT), torna pública a seleção para inscrições de colaboradores para o Programa Universidade para Todos. As candidaturas devem ser feitas até o dia 21 de abril.

Edital 03/2021 visa a oferta de 11 vagas para estudantes de graduação ou pós-graduação da UFRB. A bolsa terá a vigência de 06 meses, com previsão para início em maio de 2021. Os estudantes selecionados vão prestar auxílio à coordenação geral do UPT – UFRB, e atuarão em municípios da área de abrangência da Universidade. As candidaturas devem ser feitas, exclusivamente, por meio de formulário online.

Já o Edital 04/2021 oferta 10 vagas para docentes de graduação ou pós-graduação da UFRB e 11 vagas para estudantes de graduação ou pós-graduação da UFRB. Neste caso, os docentes vão atuar na coordenação das áreas do conhecimento em que o UPT atua, e os discentes como monitores. O período de vigência será de 06 meses, e o início das atividades está previsto para maio. As candidaturas devem ser feitas, exclusivamente, por meio de formulário online.

Projeto Universidade para Todos - O Projeto Universidade para Todos tem por objeto a preparação de alunos, que estão cursando o 3º ano do Ensino Médio da Rede Pública do Estado da Bahia e egressos, para o processo seletivo de acesso ao Ensino Superior, por meio de aulas ministradas por estudantes de universidades públicas baianas que atuarão na condição de monitores sob a coordenação de professores da Universidade federal do Recôncavo da Bahia.

Mais informações no site ufrb.edu.br/proext.



Revista Extensão lança edição com ênfase em educação comunitária e saúde

15 de Abril de 2021, 1:47, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Revista Extensão de número 19.2 compartilha 31 trabalhos, entre artigos e relatos de experiências, com vivências de extensão que colaboram com a transformação social de comunidades.

A edição destaca ainda as iniciativas da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) no sentido de reformular concepções e práticas curriculares para alcançar a meta estabelecida pelo Plano Nacional de Educação 2014-2024, de assegurar 10% de extensão na carga horária dos cursos de graduação. De acordo com a avaliação do Comitê Editorial, a inserção da extensão no currículo é um desafio para as instituições brasileiras, que deve levar em consideração as especificidades dos cursos e dos territórios de atuação. Na UFRB futuros médicos, psicólogos, nutricionistas e enfermeiros têm vivências em comunidade desde o primeiro semestre, proporcionando experiências de prática em diálogo com as reais necessidades da sociedade. 

Na entrevista deste edição, a Revista Extensão conta com a professora Aline Lima, do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UFRB, atuante na temática da Saúde Coletiva. A professora Aline Lima fala da experiência de curricularização da extensão vivenciada por meio do Programa Processos de Apropriação da Realidade (PAR).

Sobre a publicação – A Revista Extensão tem o compromisso de fortalecer a Extensão Universitária como um processo formativo, pedagógico e cidadão, por meio da difusão de ações extensionistas publicadas em artigos científicos, resenhas, relatos de experiências e entrevistas. Com periodicidade semestral, busca validar o conhecimento tradicional associado ao científico, produzido na relação indissociável entre o ensino, a pesquisa, a extensão e as políticas afirmativas.

Mais em ufrb.edu.br/revistaextensao.



Estudantes têm até dia 20 de abril para se candidar a uma das 70 bolsas do PIBEX

13 de Abril de 2021, 16:32, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Pró-Reitoria de Extensão (PROEXT) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) publica o Edital PIBEX 02/2021 – chamada para seleção de bolsistas de extensão universitária. Estudantes da UFRB podem se candidatar a uma bolsa até o dia 20 de abril, por meio de formulário de inscrição online.

O discente interessado em participar do processo seletivo deve entrar em contato com a coordenação do programa ou projeto de extensão selecionado pelo Edital Nº 01/2021 do PIBEX, para conhecer a proposta e obter a Carta de Apresentação. Além da Carta, é necessário anexar ao formulário, no ato da inscrição: Carta de Intenção, Currículo lattes, Comprovante de Matrícula, e Histórico Acadêmico.

O discente só poderá se inscrever em um único projeto ou programa entre as propostas selecionadas pelo edital Nº 01/2021 do PIBEX. Serão aceitas, no máximo, 05 inscrições para cada projeto ou programa.

No total, serão concedidas 70 bolsas no valor de R$400,00, no período entre junho e dezembro de 2021. Possíveis dúvidas serão esclarecidas pela equipe do Núcleo de Projetos e Programas da Proext, pelo e-mail [email protected]. Todas as etapas da seleção deverão ser acompanhadas no menu seleções da página da Proext.

O objetivo do Programa Pibex, criado em 2009, é promover a participação de discentes no processo de interação entre a universidade e outros setores da sociedade, através de atividades que contribuam para a sua formação acadêmica, profissional e para o exercício da cidadania.



UFRB seleciona tutores e professores para cursos de educação a distância

12 de Abril de 2021, 16:52, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) abre inscrições, em dois editais diferentes, para seleção de vagas remanescentes de Tutores e de Professores Formadores, para os profissionais atuarem em cursos da modalidade à distância, executados pela Superintendência de Educação Aberta e a Distância (SEAD/UFRB), no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB).

Os selecionados vão trabalhar em caráter temporário e na condição de bolsistas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). As inscrições acontecem no período de 14 a 21 de abril próximo, no endereço ufrb.edu.br/ead.

São oferecidas nove vagas remanescentes de cadastro reserva para Tutor a Distância e Tutor de Polo Presencial; e três vagas para Professores Formadores.

Os Tutores vão atuar no Curso de Licenciatura Interdisciplinar em Artes e Licenciatura Plena em Música Popular Brasileira, do Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (CECULT), e no Curso de Licenciatura em Matemática, do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CETEC) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), desenvolvidos na modalidade a distância com o suporte da Superintendência de Educação Aberta e a Distância (SEAD)/UFRB.

Os Tutores (a Distância ou de Polo Presencial) receberão o valor de R$ 765,00 (setecentos e sessenta e cinco reais), concedido para atuação em atividades típicas de ensino, participantes de projetos de pesquisa e de desenvolvimento de metodologias de ensino na área de formação inicial e continuada de professores de educação básica no âmbito do Sistema UAB, sendo exigida experiência de 1 (um) ano no magistério básico ou superior.

Os Tutores deverão cumprir vinte horas semanais de atividades, realizadas online no ambiente virtual de aprendizagem do curso, junto à coordenação do curso, vinculados à cursistas dos Polos de Educação a Distância da UAB em que o curso é ofertado.

Professores Formadores

A Superintendência de Educação Aberta e a Distância (SEAD) oferece três vagas remanescentes para Professores Formadores que vão atuar nos Cursos de Licenciatura Interdisciplinar em Artes (CECULT) e Licenciatura Plena em Música Popular Brasileira (CECULT) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), desenvolvidos na modalidade a distância pelo Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (CECULT).

Para a seleção de Professores Formadores poderão participar do processo seletivo servidores de Instituições de Ensino Superior (IES) da rede pública de ensino federal/estadual, no Estado da Bahia.

Os candidatos convocados deverão ter disponibilidade de vinte horas semanais para desenvolver as atividades a distância.

Serão pagos o valor de R$ 1.300,00 para Professor Formador I, concedido para atuação em atividades típicas de ensino, participantes de projetos de pesquisa e de desenvolvimento de metodologias de ensino na área de formação inicial e continuada de professores de educação básica no âmbito do Sistema UAB, sendo exigida formação mínima em nível superior e experiência de 3 (três) anos no magistério superior.

Para Professor Formador II, o valor da bolsa é de R$ 1.100,00 (Hum mil e cem reais) concedido para atuação em atividades típicas de ensino, de desenvolvimento de projetos e de pesquisa, relacionadas aos cursos e programas implantados no âmbito do Sistema UAB, exigida formação mínima em nível superior e experiência de 1 (um) ano no magistério superior.

Edital SEAD Nº 04.2021 – Seleção de Tutores.

Edital SEAD Nº 05.2021 – Seleção de Professores.

Mais informações em ufrb.edu.br/ead.

Dúvidas exclusivamente no e-mail: [email protected].



Categorias

Bahia, Comunicação, Cultura, Formação, Marco Legal, Pesquisa e tecnologia, Políticas públicas, Relações internacionais, Saúde popular, Software, cultura e conhecimentos livres

UFRB

Brazil