Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Notícias

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Notícias publicadas no portal oficial da UFRB e clonadas nessa comunidade.

Estudante de Publicidade e Propaganda da UFRB é premiada em evento de moda

19 de Outubro de 2017, 18:25, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

O artigo da estudante do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e bolsista do CNPq, Fernanda Barbosa, foi premiado no 4º Congresso Brasileiro de Iniciação Científica em Design e Moda, como o melhor trabalho de iniciação científica dos eixos temáticos de Comunicação e Marketing.

A premiação pelo comitê científico do evento ocorreu na cerimônia de encerramento da programação oficial, na tarde de domingo, 15 de outubro.

O 4º Congresso Brasileiro de Iniciação Científica em Design e Moda integra as atividades do 13º Colóquio de Moda, realizado entre os dias 11 e 15 de outubro, na Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Bauru (SP), realizado pela Associação Brasileira de Estudos e Pesquisas em Moda (Abepem) e a UNESP.

O 13º Colóquio de Moda é o principal evento em promoção e troca de conhecimentos a respeito do estado da arte, da ciência e da tecnologia desenvolvidas por meio da produção científica nacional e internacional no campo da moda e em suas inter-relações realizado no Brasil. Desde a terceira edição tem caráter internacional.

O trabalho de Fernanda Barbosa fez uma análise sobre a identidade cultural do Rio de Janeiro a partir da visão de postagens do blog de moda “RIOetc”, no período de janeiro a abril de 2017. O artigo verificou uma relação da moda com a formação de uma memória identitária local.

O blog analisado, o RIOetc foi criado em novembro de 2007, pela consultora de moda Renata Abranchs e pelo jornalista Tiago Petrik que decidiram enquanto “missão editorial exibir apenas um retrato otimista da cidade”, tendo como objetivo reportar e exaltar o jeito de se viver na “Cidade Maravilhosa”.

Segunda Fernanda, “nessa pesquisa demonstramos como a moda proporciona a construção da diversidade cultural e aprimoramento identitário de uma sociedade”. Sobre o reconhecimento, a estudante disse que “receber esse prêmio foi uma excelente oportunidade que tive em representar a UFRB e o meu curso, e algo muito significativo para minha trajetória acadêmica”, conta.

A pesquisa foi realizada sob orientação da professora doutora Renata Pitombo Cidreira, do Centro de Artes Humanidades e Letras (CAHL) da UFRB, e integra as atividades do Grupo de Pesquisa Corpo e Cultura, com apoio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (UFRB/CNPq). O trabalho será publicado na Revista Dobrinhas, veiculada pela Abepem.

O artigo de Fernanda contém oito páginas.

 



Guia Viver UFRB orienta novos alunos sobre programas e rotinas acadêmicas

19 de Outubro de 2017, 16:34, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), por meio do Núcleo de Ensino, Integração e Êxito Acadêmico está divugando o Guia Viver UFRB nos campi da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), com a finalidade de orientar os alunos recém-chegados sobre os programas e rotinas acadêmicas. Os cartazes informativos do Guia Viver UFRB estão afixados em pontos de maior circulação dos alunos e os orientam a baixar a versão digital da publicação ou o aplicativo disponível para smartphones com sistema Android na Google Play Store, sobre o título “Viver Universidade”.

No Google Play Store, o aplicativo "Viver Universidade" alcançou a maior nota da plataforma, “5”, na avaliação dos usuários.

O Guia Viver UFRB foi pensado a partir dos relatos dos estudantes ingressantes sobre as suas dificuldades em lidar com o grande volume de informações institucionais, e localizar aquelas que dizem respeito diretamente à aprendizagem do estudante no cotidiano da graduação. A publicação serve, também, para a integração do estudante à vida universitária, afiliação estudantil e permanência qualificada. 

A publicação propicia aos estudantes ingressantes conhecer, de forma rápida e dinâmica, dividida por temas, os programas e rotinas acadêmicas da UFRB. É fácil acessar informações sobre programas de extensão, pesquisa, oportunidades de estágio, assistência estudantil, empréstimos na biblioteca, SIGAA (Sistema Integrado de Gestão das Atividades Acadêmicas), transporte intercampi, calendário acadêmico, cursos a distância, um Glossário, o Regulamento de Graduação e o “SOS” para dúvidas sobre outros espaços de atuação na universidade.

Veja vídeo de apresentação sobre o Guia Viver UFRB:



UFRB oferece novos cursos e oficinas de inglês no CECULT, CETENS e CCS

19 de Outubro de 2017, 15:25, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio do Programa de Extensão em Língua Inglesa (PROELI) inicia ainda neste mês, cursos e oficinas em língua inglesa no Centro de Cultura Linguagens e Tecnologia (CECULT) em Santo Amaro; no Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (CETENS) em Feira de Santana; e no Centro de Ciências da Saúde (CCS) em Santo Antônio de Jesus.

O objetivo dos cursos e oficinas é capacitar quanto ao uso eficaz e proficiente da língua inglesa no recôncavo da Bahia tendo como público alvo, os docentes e alunos da instituição, assim como as comunidades onde os centros estão situados.

As inscrições serão divulgadas nos centros, nos próximos dias. As atividades extensionistas terão início em outubro, cuja programação inclui cursos e oficinas, conforme programação a seguir:

ATIVIDADE

QUANDO/ONDE

PROFESSOR RESPONSÁVEL

Zre intermediate Conversation in English Course

Nov/2017 a Jan/2018

Carga Horária: 20 horas

Segunda, das 16 às 17 h

CCS

Prof. Flávius Almeida dos Anjos

Curso de Conversação em Língua inglesa

Out/2017

CETENS

Profa.  Franciane Rocha

Curso de Leitura em Língua Inglesa

Out/2017

CETENS

Profa.  Franciane Rocha

Oficina First Steps

Terça e quinta das 16 às 17h, de 26/10 a 12/12

CECULT

Profa. Júlia Vasconcelos

Oficina Sing and Learn

Quinta das 15 às 16h, de 26/10 a 12/12

CECULT

Profa. Júlia Vasconcelos

Curso de Conversação desenvolvido para o Grupo de estudos Negras

Contadores da Alegria

Out/2017

CCS

Profa. Kelly Barros

Oficina English with Fun

Terça e quinta das 16h às 17h

De 26/10 a 23/11

Carga horária: 8horas

Oficina de língua inglesa voltadas para os alunos do Projeto Arremesso para a Vida.

Profa. Viviane Freitas



UFRB recebe João Carlos Salles em aula magna do semestre letivo 2017.2

19 de Outubro de 2017, 11:39, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) recebe na abertura do semestre 2017.2 o filósofo João Carlos Salles que na ocasião proferirá a Aula Magna "Universidade Pública: Autonomia e desafios contemporâneos". O evento acontece na próxima quinta-feira, 26 de outubro às 10h, no Auditório da Biblioteca, campi Cruz das Almas.

Salles é Doutor em Filosofia pela Unicamp e atualmente ocupa a função de reitor da Universidade Federal da Bahia (UFBA), onde também já exerceu o cargo de diretor da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH). Ele ingressou na universidade em 1979, como estudante, tornando-se professor da instituição posteriormente.

Com atuação destacada na área filosófica, foi presidente da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (Anopof) por dois mandatos, sendo presidente da Sociedade Interamericana de Filosofia.  O evento será transmitido ao vivo no canal da UFRB no Youtube.



UFRB convoca aprovados da 3ª chamada do cadastro seletivo 2017.1

18 de Outubro de 2017, 16:40, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), está convocando os candidatos selecionados nas vagas remanescentes do SISU/Lista de espera 2017.1, na 3ª chamada, para se matricularem nos cursos de graduação da UFRB.

Os candidatos aprovados estão convocados a realizar a matrícula na Superintendência de Regulação e Registros Acadêmicos - SURRAC - Campus Cruz das Almas - BA no dia 20 de outubro, munidos/as da documentação disposta no item 7 do Edital PROGRAD 020/2017, conforme sua modalidade de vaga.

Com essa terceira chamada do SISU, a PROGRAD informa que não haverá novas convocações para esse período letivo.

Confira o resultado.



Categorias

Bahia, Comunicação, Cultura, Formação, Marco Legal, Pesquisa e tecnologia, Políticas públicas, Relações internacionais, Saúde popular, Software, cultura e conhecimentos livres