Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

Aula Magna da UFRB debate ciência e os desafios da pandemia

10 de Março de 2021, 19:50 , por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 20 vezes

{youtube}4UJFP0LoPM8{/youtube}

A palestra "Universidade pública, ciência e os desafios da pandemia" ministrada pelo professor Pedro Hallal marcou a Aula Magna de abertura do semestre 2020.1 da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Atualmente o docente coordena a iniciativa do EPICOVID-19, o maior estudo epidemiológico sobre coronavírus no Brasil. O docente foi reitor da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) entre 2017 e 2020. 

A aula magna aconteceu na tarde do último dia 09, de forma online e contou com a interação de centenas de comentários da comunidade acadêmica durante a transmissão. A abertura da aula magna foi feita pelo reitor, Fábio Josué dos Santos, que relatou o compromisso da UFRB com a educação pública e destacou o processo de execução de aulas remotas na instituição.

Hallal fez um balanço do impacto do novo coronavírus nas atividades do ensino superior federal, fez prognósticos de retorno das atividades de ensino presencial e abordou a necessidade das instituições de ensino elaborarem planos de retomada com estabelecimento de protocolos sanitários com brevidade.

Hallal criticou posturas negacionistas da pandemia de Covid-19 e destacou o isolamento social como medida necessária e mais importante para evitar a disseminação e o aumento do número de mortes. Falou ainda do papel das universidades no combate à desinformação e ao uso de medicamentos sem comprovação cientifica. “É necessário entrar nesse debate em todas arenas que forem possíveis. Tal situação requer manifestos sistemáticos dos nossos pesquisadores demonstrando que não há tratamento preventivo contra a Covid-19”, destaca.

Hallal sugeriu ainda a realização de campanhas de revalorização das universidades, da ciência, e da educação como patrimônio da sociedade brasileira. O reitor Fábio Josué agradeceu a exposição do professor e as alternativas propostas para o planejamento de protocolos sanitários.


Fonte: https://www.ufrb.edu.br/portal/noticias/6109-aula-magna-da-ufrb-debate-ciencia-e-os-desafios-da-pandemia

0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar

    UFRB

    Brazil

    Posts do blog