Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

Ciclo de Palestras na UFRB discute Políticas Afirmativas e direitos fundamentais

27 de Abril de 2018, 15:36 , por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 253 vezes

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) realizou na tarde desta quinta-feira, 26, o primeiro Ciclo de Palestras sobre Raça, Gênero e Sexualidades da instituição. A iniciativa visa contribuir para a capacitação dos servidores técnicos-administrativos, docentes, discentes e membros do Comitê de Acompanhamento de Políticas Afirmativas e Acesso à Reserva de Cotas (COPARC).

O evento ocorreu no auditório da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação, Criação e Inovação (PPGCI) e foi aberto pela assistente social Ramayana Costa, que deu as boas vindas ao público. Em seguida, compuseram a mesa de abertura o pró-reitor de Gestão de Pessoal, Wagner Tavares da Silva, o representante estudantil, Paulo Reis; dos técnicos-administrativos, Eliélson Aquino; e a representante da Pró-Reitoria de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis (PROPAAE), Dyane Brito.

O ciclo teve como primeira convidada a promotora de Justiça do Ministério Público do Estado da Bahia, Lívia Sant'Anna Vaz que proferiu uma palestra com a temática "Direito Fundamental à Igualdade Racial". Lívia destacou que o debate contribui com o fortalecimento das políticas de ações afirmativas e fez um histórico sobre racismo no Brasil a partir da perspectiva do Direito. “ As pessoas falam da Lei Áurea como um marco, mas ela dispõe de apenas dois artigos. Um diz que está abolida a escravidão e revoga disposições em contrário. É uma lei que não faz absolutamente nada para inserir o povo negro", disse.” A palestrante falou ainda sobre racismo institucional, combate à intolerância religiosa, políticas afirmativas e educação.

A cada temática do ciclo serão abertas novas inscrições. Os certificados serão emitidos ao final de todo ciclo para quem completar carga-horária mínima de 75% de frequência. A carga-horária total do evento é de 46 horas.O evento é promovido pela Pró-Reitorias de Gestão de Pessoal (PROGEP), de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis (PROPAAE) e de Extensão (PROEXT) e terá sequência no dia 11 de maio às 09 horas com a Conferência “(Re) discutindo a mestiçagem no Brasil”, com a presença do professor Kabengele Munanga.

Confira o cronograma de atividades do primeiro Ciclo de Palestras sobre Raça, Gênero e Sexualidades da UFRB. 

Confira as fotos do evento: 

{gallery}noticias2018/ciclodepalestras{/gallery}


Fonte: http://www.ufrb.edu.br/portal/noticias/5115-ciclo-de-palestras-na-ufrb-discute-politicas-afirmativas

0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar

    UFRB

    Brazil

    Posts do blog