Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

CONSUNI aprova concessão de título de Doutor Honoris Causa ao pedólogo Paulo Jacomine

22 de Dezembro de 2015, 17:22 , por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 37 vezes

O Conselho Universitário (CONSUNI) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) aprovou por unanimidade a concessão de título de Doutor Honoris Causa ao engenheiro agronômo Paulo Klinger Tito Jacomine, que teve sua carreira dedicada à Ciência do Solo no Brasil. A honraria foi proposta pela Área de Conhecimento de Ciência do Solo, pelo Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Solos e Qualidade de Ecossistemas (SQE) e pela Direção do Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas (CCAAB).

O homenageado é considerado um dos profissionais da área que mais conhece solos no Brasil. Sua atuação principal é como Pedólogo, indivíduo que se especializa em estudos dos solos. Ele é graduado em Agronomia pela Escola Nacional de Agronomia (1957) e Professor Livre Docente (1974) na área de Ciência do Solo pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou como pesquisador do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, vinculado à Comissão Nacional de Ensino e Pesquisa Agronômica (1958-1975) e à Embrapa (1975-1991).

Jacomine tem colaborado com a UFRB e com a Universidade Federal da Bahia (UFBA) desde 1996, a partir da Reunião Técnica sobre Solos Coesos dos Tabuleiros Costeiros, sob a coordenação do professor Joelito Rezende da UFRB. Colaborou na organização da II Reunião Nordestina de Ciência do Solo, realizada em Ilhéus, Bahia, de 8 a 12 de dezembro de 2014, organizada conjuntamente pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e UFRB. Em setembro de 2014, esteve na UFRB participando da banca examinadora da dissertação intitulada Classificação e caracterização de solos de áreas de lagoas intermitentes em Tabuleiros Costeiros do Recôncavo da Bahia.

O CONSUNI irá definir a data da cerimônia de entrega do título, a ser publicada no calendário de eventos da UFRB.

Doutor Honoris Causa: a honraria é um reconhecimento a personalidades que se destacam nas ciências, nas artes ou nas relações com a sociedade. Paulo Jacomine será a segunda pessoa a receber o título Doutor Honoris Causa pela UFRB. Até o momento, Dona Dalva, cantora, compositora e sambista da cidade de Cachoeira, foi a única personalidade a receber o título de Doutora Honoris Causa pela intituição.


Fonte: http://www.ufrb.edu.br/agencia/administracao/4227-consuni-aprova-concessao-de-titulo-de-doutor-honoris-causa-ao-pedologo-paulo-jacomine

0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar

    UFRB

    Brazil