Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

Cooperativismo é tema de revista lançada em Cruz das Almas

7 de Julho de 2013, 21:00 , por Desconhecido - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 48 vezes

Foto: Marcelo ReisReunindo 16 artigos, com o tema do cooperativismo, foi lançada na noite desta sexta-feira (5), no campus de Cruz das Almas da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB), a mais nova edição da Revista Bahia Análise & Dados pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia da Secretaria do Planejamento (Seplan), em parceria com a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).

O lançamento, no anfiteatro (prédio da Reitoria), contou com as presenças do secretário estadual do Trabalho e Esporte, Nilton Vasconcelos; do Diretor da SEI, José Geraldo Reis; do Reitor da UFRB, Paulo Gabriel Nacif; dos representantes da Desenbahia, Marcelo Oliveira; Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), Jerônimo Rodrigues; do Sindicato e organização das cooperativas do Estado (OCEB), Cérgio Tecchio e da União Nacional de Cooperativas da Agricultura Familiar (Unicafes) , Iara Andrdade.

Universidades - Nilton Vasconcelos destacou o fato dos autores serem integrantes dos quadros das principais universidades públicas do Estado e terem contribuído com artigos que dão uma dimensão exata do cooperativismo baiano. "Esta publicação está sendo lançada justamente no meio acadêmico porque deve chegar às mãos de professores e alunos que estão refletindo o tema dentro das universidades".

Falou, ainda, o secretário estadual do Trabalho e Esporte, de outras publicações, bancadas pela Setre, para o segmento do Cooperativismo. E em especial, sobre o Catálogo das Cooperativas. "Estamos preparando uma nova publicação temática com viés na RAIS (Relação Anual de Informações Sociais) e, já está, em processo gráfico, a produção de uma cartilha, que será bastante útil na visibilidade do tema nas mais diversas esferas da população".

Importância - O secretário Nilton Vasconcelos falou também da implantação dos Centros Públicos de Economia Solidária, na capital e interior, e anunciou para muito em breve, o lançamento de um novo edital, "que vai ampliar o número desses equipamentos em todo o Estado".

O magnífico Reitor Paulo Gabriel Nacif destacou a importância do lançamento para a comunidade acadêmica da UFRB e disse estar feliz em ter lançado o curso de Cooperativismo na sua instituição de ensino. "Nós, da universidade, temos o dever de ousar". Em seguida, afirmou que espera o lançamento de outras publicações de igual prestígio "para que possamos dar visibilidade a temas tão oportuno como é o cooperativismo". Os demais participantes da mesa valorizaram o esforço da Setre na publicação e destacaram a qualidade editorial do produto.

Publicação - Elaborada em parceria com o Conselho Estadual de Cooperativismo, vinculado à Setre, a publicação está dividida em quatro seções: a primeira trata das questões teóricas, históricas e legais; a segunda reúne artigos sobre as articulações, crédito e gestão das cooperativas; a terceira seção é exclusiva sobre economia solidária e a última seção da revista reúne quatro estudos de caso de cooperativas na Bahia.

Na apresentação, o texto afirma que: "o cooperativismo tem um papel relevante na geração de emprego, combate à pobreza, integração social, além de oferecer um modelo de negócio que contribui para o desenvolvimento socioeconômico, tanto dos cooperados quanto das localidades onde eles residem".

Panorama - No artigo de abertura, Gilton Araújo apresenta números sucintos sobre o panorama mundial e brasileiro das cooperativas, "no qual se percebe a crescente importância desses empreendimentos". Airton Cançado e Naldeir Vieira discorrem sobre "as origens e a evolução dos princípios cooperativistas e as vertentes teóricas que falam da autogestão". Fernando do Nascimento fala sobre "o papel do Estado como mecanismo indutor ao promover políticas públicas que tenham caráter emancipacionista e a permanência das ações".

Alex Macedo, Diogo Sousa e Nora Amodeu destacam que "o modelo central-singular das cooperativas, embora criticado por alguns entrevistados ainda é o mais adequado, precisando apenas de alguns ajustes". Jimmy Mc Intyre, Paul Prevóst e Emanuel Sampaio Silva afirmam que as suas pesquisas "sinalizam diretrizes para a construção de estratégias, além de reforçarem a necessidade de estudos sobre inovação nas cooperativas". Enquanto Eloisa Helena Cabral, Vitória Drumond e Fabrício de Figueiredo garantem que "a efetiva prática de gestão democrática é essencial para garantir a manutenção da identidade dos empreendimentos cooperativos".

Comemorativo - Este número da revista dedicado ao cooperativismo foi aprovada ano passado (2012) pelo Conselho Estadual de Cooperativismo (Cecoop). A proposta integrou ações definidas pelo colegiado para marcar o Ano Internacional das Cooperativas, comemorado em 2012 conforme definido pela Organização das Nações Unidas (ONU). A Revista Bahia Análise & Dados sobre Cooperativismo já está disponível na Biblioteca Rômulo Almeida (SEI) e para consulta e download, os interessados devem acessar o site www.sei.ba.gov.br.

Texto: ASCOM/SETRE


Fonte: http://www.ufrb.edu.br/agencia/cursos-e-eventos/3267-cooperativismo-e-tema-de-revista-lancada-em-cruz-das-almas

0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar

    UFRB

    Brazil

    Posts do blog