Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

Dia da Consciência Negra terá programação especial no XIV Fórum 20 de Novembro

17 de Novembro de 2020, 19:29 , por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 60 vezes

O XIV Fórum 20 de Novembro - Pró-Igualdade Racial e Inclusão Social do Recôncavo, promovido pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), terá uma programação especial neste Dia Nacional da Consciência Negra, 20 de novembro. A data é comemorada anualmente no calendário acadêmico da UFRB pela sua importância histórica, política e pedagógica. Nesta edição, a celebração irá reunir atrações artísticas que exaltam a cultura africana e afro-brasileira.

A abertura da programação será às 10h, com apresentação da cantora baiana Irma Ferreira. Com participação nas principais montagens de óperas e recitais em Salvador, Irma é graduada em Canto Lírico, pós-graduada em História e Cultura Afro-brasileira e mestre em Performance Musical pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). A soprano vai presentear o público do evento com seu canto, abrindo caminho para as demais atividades.

Em seguida, participam da mesa institucional o reitor da UFRB, Fábio Josué; o pró-reitor de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis (PROPAAE), Carlos Alberto Santos de Paulo, e a coordenadora de Políticas Afirmativas e presidente da comissão organizadora do XIV Fórum, professora Ionara Magalhães.

A programação será retomada às 17h com mais expressões artísticas e culturais. A cantora Irma Ferreira volta a se apresentar, agora num show mais completo, ao lado de outros nomes da cena cultural da Bahia e do Recôncavo. Estão confirmadas as apresentações do Grupo Afro das Antigas; do cantor e compositor Edy Vox, ex-vocalista da Banda Papoula; e do cantor e compositor Dão, vocalista da Caravanablack, referência na musicalidade negra moderna.

Toda a programação acontece no formato online e será transmitida pela TV UFRB.

XIV Fórum 20 de Novembro - Com o tema “Nossos passos vêm de longe... e vão além!”, o evento tem como objetivo fomentar o debate, destacar as ações pró-igualdade racial e inclusão social no Recôncavo e possibilitar à comunidade acadêmica da UFRB e sociedade em geral reflexões acerca da importância das ações afirmativas para a consolidação da equidade e da justiça social no Brasil.

As atividades tiveram início no dia 09 de novembro e seguem até o dia 27. Ainda estão previstas premiações de trabalhos e entrega da Honra ao Mérito a personalidades negras, durante a cerimônia de encerramento, dia 27. E no dia 30 será realizado o Forinho, com oficinas e apresentações online direcionadas exclusivamente às crianças. A programação completa está disponível no site do Fórum.


Fonte: https://www.ufrb.edu.br/portal/noticias/6006-dia-da-consciencia-negra-tera-programacao-especial-no-xiv-forum-20-de-novembro

0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar

    UFRB

    Brazil

    Posts do blog