Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

Estudante da UFRB estreia documentário sobre Lélia Gonzalez no Canal Futura

24 de Agosto de 2017, 9:49 , por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 53 vezes

O documentário “Em busca de Lélia” da estudante Beatriz Santos Vieira, do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), estreia na próxima quinta-feira, dia 31 de agosto, às 18h45, no Canal Futura. O curta-metragem, que retrata a história da ativista, professora, antropóloga e política brasileira Lélia Gonzalez, foi um dos ganhadores do Edital Curtas Universitários 2016.

Gravado na Bahia e no Rio de Janeiro, o filme traz à baila fragmentos da trajetória de Lélia Gonzalez, através de entrevistas, performances, encenação e uma atmosfera recheada por imagens históricas da própria Lélia e em manifestações. “Por muito tempo fomos silenciadas, mas agora vamos falar. A sede, então, por querer falar está bem presente no documentário, assim como o afeto de Lélia que se perde por entre as cenas e, assim, guia todo o filme”, explica Beatriz.

Participaram da narrativa nomes como Eliane de Almeida, sobrinha de Lélia e escultora; Rubens Rufino, filho de Lélia e economista; Januário Garcia, fotógrafo documentarista e militante do movimento negro; Conceição Evaristo, escritora; Kabengele Munanga, antropólogo, professor da Universidade de São Paulo (USP) e visitante sênior na UFRB; Elizabeth Viana, socióloga e mestre em História Comparada; Jane Thome, atriz; Jurema Batista, sub-secretária da Inclusão Produtiva da Secretaria de Desenvolvimento do Rio de Janeiro; Rosália Lemos, feminista negra e doutora em Política Social; Dulce Maria Pereira, arquiteta e professora da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP); Matheus Aleluia, cantor e compositor, entre outros.

O documentário foi realizado com recursos do Edital Curtas Universitários, lançado pelo Canal Futura, em parceria com a Associação Brasileira de Televisão Universitária (ABTU) e a TV Globo, e com apoio da UFRB e a parceria da Rosza Filmes Produções.

A produção já teve seu primeiro contato com o público na Egbé - 2ª Mostra de Cinema Negro de Sergipe, Curta O Gênero 2017 e 1ª Mostra Empoderadas: Mulheres Negras do Audiovisual. No dia 31 de agosto, será exibido também no 10º Encontro de Cinema Negro Zózimo Bulbul – Brasil, África e Caribe e, no dia 10 de setembro, no CachoeiraDOC.

Confira o teaser de "Em busca de Lélia":


Fonte: http://www.ufrb.edu.br/portal/noticias/4838-estudante-da-ufrb-estreia-documentario-sobre-lelia-gonzalez-no-canal-futura

0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar

    UFRB

    Brazil

    Posts do blog