Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

Estudantes da UFRB ganham prêmio em competição de Robótica em Sergipe

31 de Agosto de 2018, 10:40 , por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 244 vezes

A equipe de Robótica formada por estudantes da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) conquistou o seu primeiro título durante participação na Robôbase, torneio que fez parte da programação da XVIII Escola Regional de Computação Bahia - Alagoas - Sergipe (Erbase), realizada de 22 a 24 de agosto. O evento aconteceu na Universidade Tiradentes (UNIT), organizado por uma comissão do Instituto Federal de Sergipe (IFS) e da Universidade Federal de Sergipe (UFS).

A competição de robótica colocou em prova as máquinas desenvolvidas por estudantes e pesquisadores de várias instituições públicas e privadas da região. A Robôbase contou com a participação de 80 estudantes e 40 robôs, divididos em quatro categorias. A equipe da UFRB vinculada à sociedade internacional de robótica e automação - IEEE RAS conquistou o primeiro lugar com o KoshiHima, que competiu na categoria Sumô de Robôs 3kg. O grupo ainda trouxe a medalha de terceiro lugar com o robô 4K, na mesma categoria.

A IEEE RAS UFRB também participou da categoria mini sumô, ficando em sexto lugar. De acordo com o estudante Guilherme Jaqueira, presidente do grupo, “o resultado não poderia ter sido melhor, já que esta foi a primeira vez que a equipe participou de uma competição fora do estado da Bahia, levando consigo o nome do Recôncavo e da UFRB”. Os alunos foram orientados pelo professor Ivanoé Rodowanski e tiveram apoio do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CETEC) da UFRB, por meio de seu diretor José Valentim.

Sobre a Robôbase

A primeira edição da Robôbase foi criada e motivada pelo sucesso do Recôncavo Robot Challenge (RRC), competição de robótica que aconteceu junto à edição 2017 da Erbase no campus da UFRB, em Cruz das Almas. O objetivo dos torneios é incentivar a criatividade dos estudantes, a capacidade de trabalhar em equipe e de buscar soluções de hardware e software para superar os adversários nas diferentes classes e categorias disponíveis, além da habilidade de resolver tais problemas sob pressão.

A segunda edição do RRC está prevista para o próximo semestre.


Fonte: http://www.ufrb.edu.br/portal/noticias/5248-estudantes-da-ufrb-ganham-premio-em-competicao-de-robotica-em-sergipe

0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar

    UFRB

    Brazil

    Posts do blog