Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

Fábrica de inovação, suicídio e memes em livros didáticos no Univerciência

12 de Novembro de 2021, 8:52 , por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 14 vezes

{youtube}EcQjTfvZ5HA{/youtube}

O Univerciência deste sábado (13) vai falar sobre um projeto que incentiva inovação e educação. O programa traz também o tema do suicídio e a presença dos memes nos livros didáticos. Nesta edição tem ainda uma reportagem sobre a importância da responsabilidade com os animais. No‌ ‌ar‌ ‌pela‌ ‌TVE‌ ‌aos‌ ‌sábados,‌ ‌às‌ ‌14h30,‌ ‌o‌ ‌programa‌ ‌tem‌ ‌horários‌ ‌alternativos‌ ‌às‌ ‌segundas-feiras,‌ ‌às‌ ‌20h30,‌ ‌e‌ ‌quartas-feiras,‌ ‌às‌ ‌7h30.‌

A Fábrica de Inovação, projeto do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), tem como objetivo desenvolver soluções para problemas apresentados por instituições públicas e privadas, através de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I). A proposta é integrar ensino, pesquisa e extensão no dia a dia dos estudantes, fazendo com que eles se esforcem para desenvolver o empreendedorismo e a inovação a partir dos conhecimentos adquiridos produzindo mudanças na vida das pessoas.

Uma pesquisa realizada pelo Departamento de Serviço Social da Universidade Federal de Sergipe (UFS) busca entender o suicídio e encontrar caminhos para a prevenção. O telespectador vai conhecer o estudo que aborda não somente as tentativas, como também o ato consumado e a correlação desses eventos com a automutilação e o perfil dessas pessoas. Subdividida em dois planos de trabalho, o primeiro descreve o perfil epidemiológico das pessoas que mais tentam ou chegam a consumar o suicídio no Brasil, e o segundo busca a relação entre automutilação e as tentativas de suicídio.

Meme é um termo grego que significa imitação mas, na internet, ele acontece sempre que um assunto ganha popularidade e viraliza. Qualquer vídeo, imagem, frase, ideia ou música utilizados com bom humor e ironia pode se tornar um meme. O sucesso fez com que esse instrumento se tornasse objeto de pesquisa na Universidade Estadual do Piauí (Uespi). O Univerciência vai mostrar como os memes vêm sendo utilizados na língua portuguesa, partindo do imagético e do linguístico, entre outros pontos. O interesse em estudar os memes surge a partir do entendimento que a internet e as redes sociais fazem parte do cotidiano dos alunos e os memes são presença marcante.

Uma pesquisa desenvolvida por cientistas da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) ensina às crianças sobre o respeito aos animais e a posse responsável, a fim de conscientizá-las sobre a importância de uma boa relação com os animais, promovendo a educação ambiental e disseminando a importância da saúde única. A interação com os animais proporciona múltiplos benefícios emocionais, cognitivos e físicos para o humano. O estudo, desenvolvido com estudantes do 4º e 5º anos de uma escola municipal em Vitória da Conquista, na Bahia, analisa as contribuições do desenvolvimento de estratégias ativas para o ensino do respeito aos animais no Ensino Fundamental I.

Criado em 2020 pela TV UESB (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia), o Univerciência transformou-se, a partir da parceria com a TVE Bahia e 40 instituições públicas de ensino superior de todo o Nordeste, em um conteúdo colaborativo com alcance e repercussão nacional, através da veiculação por TVs públicas, educativas, culturais e universitárias, e nos canais das emissoras, universidades e institutos na internet.


Fonte: https://www.ufrb.edu.br/portal/noticias/6352-fabrica-de-inovacao-suicidio-e-memes-em-livros-didaticos-no-univerciencia

0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar

    UFRB

    Brazil

    Posts do blog