Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

GT de Ações Afirmativas e Cotas na Pós-Graduação da UFRB realiza primeiras reuniões

16 de Agosto de 2017, 17:09 , por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 5 vezes

O Grupo de Trabalho (GT) constituído para elaborar uma resolução que dispõe sobre ações afirmativas e cotas na Pós-Graduação na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), realizou na última terça-feira, 08, na vice-reitoria, a quarta reunião do grupo.

O encontro contou com a presença da vice-reitora Georgina Gonçalves, da pró-reitora de  Pesquisa, Pós-Graduação, Criação e Inovação (PPGCI), Rose Mubarack; e dos representantes dos docentes e discentes que compõem o GT instituído pela Portaria Nº 506/2017.

Os membros do GT elegeram como presidente a professora Georgina Gonçalves, e a professora Dyane Reis foi a escolhida para relatar a minuta da resolução. As discussões sobre Políticas Afirmativas na Pós-Graduação da UFRB tiveram início durante IV Reconcitec na Mesa Redonda Politicas Afirmativas na Pós-Graduação. Posteriormente, o GT  promoveu uma agenda de encontros  com um plano estratégico de ações no âmbito das atribuições do grupo.  

O objetivo das reuniões GT é de definir os procedimentos administrativos que balizam trabalho do grupo, bem como avançar debates sobre as questões que envolvem a aplicação da Lei de Cotas na Pós-Graduação da UFRB. O GT já fez um levantamento dos marcos legais sobre o tema em discussão, evidenciando as experiências de outras universidades que já implementaram esta proposta na pós-graduação.  No próximo dia 30, às 09h, na Sala dos Conselhos da reitoria, o GT realizará uma reunião ampliada com a presença dos diretores de Centros, coordenadores dos Programas de Pós-Graduação Strictu Sensu e Lato Sensu e gestores dos Núcleos de Atividade de Pós-Graduação da UFRB.

A representante discente no GT, Iasnmin de Oliveira, destaca a necessidade da realização de eventos formativos que tratem sobre políticas afirmativas. “As políticas de acesso não podem se restringir a graduação”, disse. Para a relatora Dyane Reis, a resolução contemplará dados e estudos que concluem que as cotas não inviabilizam a qualidade do ensino. “A minuta apresentada pelo GT, a UFRB, uma universidade majoritariamente negra e situada numa das regiões mais negras do país que é o Recôncavo, propõe a adoção de cotas raciais para o acesso e outras políticas de ações afirmativas para a permanência de estudantes negros e negras, mulheres, indígenas e pessoas trans em todos os cursos de pós-graduação da UFRB”, aponta um trecho da prévia do documento.

Após a conclusão dos trabalhos do GT, a resolução será apreciada pela Câmara de Pesquisa e Pós-Graduação e no Conselho superior da instituição (Consuni). 

Confira o vídeo da Mesa Redonda Politicas Afirmativas na Pós-Graduação da IV Reconcitec. 


Fonte: http://www.ufrb.edu.br/portal/noticias/4815-gt-de-acoes-afirmativas-e-cotas-na-pos-graduacao-da-ufrb-realiza-primeiras-reunioes

0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar

    UFRB

    Brazil

    Posts do blog