Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

GT de Cotas na Pós-Graduação da UFRB promove reunião com diretores e coordenadores

31 de Agosto de 2017, 10:57 , por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 253 vezes

O Grupo de Trabalho (GT) constituído para elaborar a resolução que dispõe sobre ações afirmativas e cotas na Pós-Graduação na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) promoveu na manhã desta quarta-feira, 30 de agosto, uma reunião ampliada com os diretores dos Centros de Ensino, coordenadores dos Programas de Pós-Graduação Strictu Sensu e Lato Sensu e gestores de Atividades de Pós-Graduação. O objetivo foi apresentar a dinâmica do GT e os trabalhos desenvolvidos até o momento, além de ampliar o debate sobre a temática.

Em sua fala inicial, a vice-reitora da UFRB e presidente do GT, Georgina Gonçalves, ressaltou os avanços das ações afirmativas no âmbito das universidades brasileiras, destacando aquelas que já implementaram a política de cotas nos seus programas de pós-graduação, a exemplo da UFG, UFBA, UFRR, UFT e UFSC. Em seguida, a professora Dyane Brito, relatora do GT, apresentou a Portaria nº 506/2017 que instituiu o grupo, fazendo uma abordagem sobre os marcos teóricos e pressupostos já consolidados dessa temática no contexto nacional.

“No Brasil, o racismo é orientado pela cor, é de marca e não de origem”, afirmou a professora Dyane. “Para nós, membros do GT, raça não existe enquanto um construto biológico, mas sim como uma categoria política, um conceito inventado, uma realidade social e historicamente construída”, complementou. Para a vice-reitora, a história das ações afirmativas no País não diz respeito apenas à reparação, mas à discussão de um projeto econômico e de desenvolvimento. “É preciso que a gente avalie essa perspectiva neste momento de discussão da política de cotas na pós-graduação”, disse Georgina.

Os coordenadores presentes foram receptivos à apresentação da proposta do GT e unânimes quanto à necessidade de fortalecimento das ações afirmativas nos programas de pós-graduação. “Ainda que as cotas tenham uma base teórica, com vimos , isso para mim não importa, é uma questão necessária e ponto final. Isso não se discute”, destacou o professor Phellippe Marback, coordenador do Mestrado em Microbiologia Agrícola. “Infelizmente, racismo, homofobia e intolerância sempre vão existir, mas, do mesmo modo, também sempre deve existir de forma contínua e permanente a educação”, afirmou.

Além dos membros do GT, também estiveram presentes na reunião a pró-reitora de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis, Maria Goretti da Fonseca; a coordenadora de Ensino de Pós-Graduação, Isabela Mendes; o diretor do Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas (CCAAB), Elvis Vieira; o assessor da direção do Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL), Edgilson Tavares; a coordenadora do Mestrado em História da África, das Diásporas e dos Povos Indígenas; Fabiana Comerlato; a coordenadora da Especialização em Mineração e Meio Ambiente, Marcela Bonfim; a coordenadora do Mestrado em Defesa Agropecuária, Tatiana Pacheco, e o coordenador do Mestrado em Solos e Qualidade de Ecossistemas, Julio Cesar Azevedo.

Confira as fotos:

{gallery}noticias2017/reuniao-gt-cotas{/gallery}


Fonte: http://www.ufrb.edu.br/portal/noticias/4847-gt-de-cotas-na-pos-graduacao-da-ufrb-promove-reuniao-com-diretores-e-coordenadores

0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar

    UFRB

    Brazil

    Posts do blog