Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

I Congresso Estudantil da UFRB segue até domingo

29 de Agosto de 2013, 15:27 , por Desconhecido - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 269 vezes

Teve início nesta terça-feira, 27, e segue até domingo, 1º de setembro, o I Congresso Estudantil da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (CONEUFRB). Com o tema Movimento Estudantil: Autonomia e Co-Governo para a Construção da Universidade Popular, o evento tem como metas a institucionalização da entidade de representação estudantil e o estabelecimento de diretrizes que irão balizar as ações do coletivo nos próximos anos.

Na mesa de abertura realizada na quarta-feira, 28, o reitor Paulo Gabriel Soledade Nacif saudou os estudantes e desejou sucesso no decorrer do evento. “É uma honra para a Universidade vivenciar a capacidade de organização de seus estudantes em torno de um Congresso autônomo e soberano”, disse. A pró-reitora de Extensão, Ana Rita Santiago; o pró-reitor de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis, Ronaldo Barros; o presidente da Associação dos Professores Universitários do Recôncavo (APUR), David Romão, e os estudantes Cláudio Lisboa, Fidel Marx e Talita Silva também compuseram a mesa.

Em seu discurso, o presidente da APUR ressaltou a importância da implantação do Diretório Central dos Estudantes da UFRB e do processo de responsabilização e valorização da juventude. “Tenho certeza que esse Congresso vai trazer contribuições fundamentais para a conquista de melhorias em toda a Universidade”, disse Romão. O pró-reitor Ronaldo Barros também reconheceu o papel dos estudantes na conquista de uma educação de excelência para todos. “Esse segmento tem sido fundamental para balançar a estrutura das velhas escolas que ainda não perceberam que para ter equidade é preciso uma administração democrática e participativa”, defendeu.

Os estudantes Cláudio Lisboa, Fidel Marx e Talita Silva comemoraram a marca de mil inscrições alcançada pelo I CONEURFB e aproveitaram para convocar os estudantes que ainda não estão engajados com o evento. Ao longo do Congresso, diversos espaços propõem a troca de saberes e a formação dos participantes. Estão previstas oficinas, vivências, grupos de discussão e trabalho, espaços autogestionados, momentos culturais, além de um ato público que irá transpor os portões da Universidade para manifestar solidariedade às lutas sociais.

A plenária final acontece no dia 1º, no campus de Cruz das Almas. É neste espaço em que serão apresentadas e votadas as teses e contribuições relativas às políticas e diretrizes do Movimento Estudantil, bem como o estatuto da entidade de representação dos estudantes, garantindo uma atuação voltada para os interesses e necessidades apontadas pelos próprios universitários.

Confira fotos da mesa de abertura:

{gallery}noticias2013/congresso-estudantil{/gallery}

 


Fonte: http://www.ufrb.edu.br/agencia/central-do-aluno/3323-i-congresso-estudantil-da-ufrb-segue-ate-domingo

0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar

    UFRB

    Brazil