Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

I Simpósio Diversidades, Culturas e Múltiplas Linguagens é realizado no CFP

24 de Setembro de 2014, 12:12 , por Desconhecido - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 46 vezes

A mesa e conferência de abertura do I Simpósio Diversidades, Culturas e Múltiplas Linguagens aconteceu na última terça-feira, 23 de setembro, no Centro de Formação de Professores (CFP) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). O evento que busca discutir o reconhecimento e a valorização da diversidade identitária, cultural e linguística segue até quinta-feira, 25, no campus de Amargosa.

“Diversidades, Culturas e Múltiplas Linguagens; desafios para a formação docente na sociedade contemporânea” foi a conferência de abertura ministrada pelo professor Roberto Seidel da Universidade Estadual de Feira de Santana. Com formação voltada aos Estudos Culturais, ele falou sobre temas relacionados à diversidade. Em sua opinião, o Dia da Diversidade Cultural atenderia a realidade sociocultural.

Na mesa de abertura do evento, o diretor do CFP, Clarivaldo Sousa; a representante da Secretaria de Educação, professora Marilene Lima; a professora Fernanda Maria Santos, gestora da PROPAAE no CFP; Manoel Neto, representante estudantil e a coordenadora geral do evento, professora Rosangela da Silva. Para Rosangela, o evento é importante, pois divulga repertórios culturais do Vale do Jequiriça. Já Fernanda destacou o caráter multidisciplinar do evento ao englobar estudantes de diversos campos do saber: “vamos discutir o conceito de diversidade a partir da própria diversidade”.

Nesta quarta-feira, de 16h às 18h, acontece a Roda de Conversa  “Literaturas Africanas e Afro- brasileira e o Ensino de Literatura”. Na quinta-feira, 25, último dia do evento, “Espaços Escolares e Aplicação da Lei 10639/03: desafios e perspectivas”, “A escrita Infantil e a Construção Identitária dos Sujeitos: a escola como um espaço de (des) construção?”, "Cinema e Educação: possibilidades para discussão de raça, gênero e sexualidade” são as Rodas de Conversa que encerram o evento. Minicursos também fazem parte da programação, entre eles “A Poética da Memória no Romance de Herberto Sales”, “Da Literatura Negra Afrofeminina na Bahia", "Educação do Campo", "Leitura e Cultura: uma tríade necessária", "História das Práticas Religiosas de Matrizes Africanas na Bahia".

Idealizado pelo grupo de pesquisa “Linguagens, Literatura e Diversidade", coordenado pelas professoras Ana Rita Santiago, Fernanda dos Santos e Rosangela da Silva, o evento engloba as subtemáticas: a) Literatura, Memórias e Diversidades; b) História e Cultura Africana e Afro-Brasileira; c) Linguagens e Tecnologias. 

Confira a programação I Simpósio Diversidades, Culturas e Múltiplas Linguagens.

{gallery}noticias2014/i-simposio-linguagens{/gallery}


Fonte: http://www.ufrb.edu.br/agencia/cursos-e-eventos/3716-i-simposio-diversidades-culturas-e-multiplas-linguagens-e-realizado-no-cfp

0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar

    UFRB

    Brazil

    Posts do blog