Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

Inscrições para mobilidade nacional recebem graduandos interessados até dia 15 de maio

27 de Abril de 2020, 14:15 , por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 165 vezes

Os alunos de graduação da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) interessados em participar do Programa ANDIFES de Mobilidade Acadêmica deverão se inscrever até o próximo dia 15 de maio, por meio de abertura de processo eletrônico no Núcleo de Gestão de Programas e Projetos (NUPROP) da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD).

A documentação e informações necessárias para a inscrição estão disponíveis no site ufrb.edu.br/nuprop.

A inscrição é exclusivamente para o semestre 2020.2 e não sofreu alteração do calendário por conta da pandemia do novo coronavírus (COVID-19). Não há previsão de nenhum tipo de auxílio financeiro para a realização da mobilidade do estudante.

O aluno poderá se afastar da UFRB para outra Instituição Federal de Ensino Superior (IFES) pelo Programa ANDIFES de Mobilidade Acadêmica por até dois semestres letivos, prorrogável por mais um, de acordo com os critérios e concordância de ambas as instituições conveniadas.

A relação de instituições conveniadas pode ser consultada no site da ANDIFES andifes.org.br/wp-content/uploads/2019/11/Mobilidade-Academica-3.pdf.

O aluno deve estar devidamente matriculado nos cursos de graduação da UFRB ou em mobilidade pelo Programa ANDIFES de Mobilidade Acadêmica no semestre letivo 2020.1; ter integralizado no mínimo 20% da carga horária de seu curso; não ter sido reprovado em mais que dois componentes curriculares nos semestres letivos 2019.1 e 2019.2; e não ter participado durante três semestres do Programa Andifes de Mobilidade Acadêmica.

Documentos necessários

Os documentos necessários para inscrição são: Plano de Estudos, Histórico Acadêmico, RG, CPF, Termo de Compromisso, Programa dos Componentes que deseja cursar na instituição anfitriã e Carta de Intenções na qual vai explicitar sucintamente sua justificativa e objetivos com a realização da mobilidade.

Os documentos precisarão ser organizados em apenas um arquivo em formato PDF e encaminhados para o e-mail do Núcleo de Gestão de Programas e Projetos: [email protected].

Os interessados deverão pesquisar os programas dos componentes curriculares junto à instituição anfitriã. Além disso, precisarão verificar com ela se há algum outro documento exigido que deve constar nos documentos de inscrição em mobilidade.

Os pedidos de mobilidade dos alunos da UFRB precisarão ser analisados pelos Colegiados dos cursos até o próximo dia 28 de maio, prazo limite para encaminhar o processo de inscrição para o NUPROP, responsável por encaminhar os documentos para a instituição anfitriã.

Os alunos selecionados serão responsáveis por todas as despesas referentes à mobilidade, como transporte, alojamento, alimentação e outros.

Os alunos também precisam atentar-se que o afastamento para realização de mobilidade está condicionado ao Calendário Acadêmico da IES anfitriã. Assim, não poderá estudar concomitantemente na UFRB e na IES de destino. Se o semestre letivo da UFRB estiver em andamento, o discente precisará optar por continuar na UFRB ou cancelar a inscrição nas atividades formativas e afastar-se para realizar a mobilidade.

Edital para interessados em ingressar na UFRB

A Pró-Reitoria de Graduação da UFRB abre as inscrições para estudantes de outras instituições federais de ensino superior e da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) que queiram ingressar na UFRB, exclusivamente no semestre 2020.2.

As condições estão descritas no Edital PROGRAD nº 014/2020.

Os interessados de outras IES deverão apresentar os documentos ao setor responsável pela mobilidade em sua instituição, e este só encaminhará os documentos do estudante para o e-mail do NUPROP, após aprovação do pedido de mobilidade pelo Colegiado de curso correspondente.

O NUPROP vai receber e analisar os pedidos de mobilidade que forem encaminhados pelas IES com antecedência mínima de 60 (sessenta) dias do início do semestre letivo 2020.2 da UFRB.  

Esssa data decorre de o Calendário Acadêmico da UFRB ter sido suspenso, devido a pandemia causada pelo Coronavírus COVID-19.

Assim, os discentes interessados em realizar mobilidade nesta instituição deverão acompanhar a publicação do novo Calendário Acadêmico no Portal da UFRB.

Os editais completos e formulários editáveis estão disponíveis em ufrb.edu.br/nuprop/programa-de-mobilidade-estudantil/editais-2.

As dúvidas referentes ao edital devem ser encaminhadas para o e-mail: [email protected].


Fonte: https://www.ufrb.edu.br/portal/noticias/5814-inscricoes-para-mobilidade-nacional-recebem-graduandos-interessados-ate-dia-15-de-maio

0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar

    UFRB

    Brazil

    Posts do blog