Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

Integração entre Cultura e Universidade é tema de reunião interterritorial na UFRB

17 de Junho de 2015, 18:31 , por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 236 vezes

Reuniram-se na última segunda-feira, dia 15 de junho, com o reitor em exercício da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Sílvio Soglia, as representantes territoriais de Cultura do Vale do Jiquiriçá, Ayala Silva, e do Recôncavo, Shagaly Ferreira. O objetivo foi discutir ações de parceria para fortalecimento das políticas territoriais de cultura nos territórios de identidade onde a UFRB encontra-se instalada.

Também participaram do encontro a assessora institucional, Valdíria Rocha, o diretor do Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (CECULT), Danillo Barata, e o coordenador de Cultura e Universidade da Pró-Reitoria de Extensão (PROEXT), Alessandro Correia.

Os representantes da Universidade destacaram a sensibilidade que a instituição apresenta para o setor cultural, demonstrada, principalmente, com a criação do CECULT – o campus mais recente da UFRB, que se encontra em funcionamento em Santo Amaro, e que, segundo o reitor Sílvio Soglia, tem gerado expectativas positivas para a consolidação do setor de formação na área da cultura.

Extensão em Cultura

Outro destaque foi a proposta de ampliação da participação social e territorial na gestão dos projetos de extensão em cultura, que tem como objetivo aproximar, cada vez mais, a Universidade da sua comunidade externa. Sobre o tema, a Assessora Valdíria Rocha indicou o formato de um fórum permanente para que essa integração seja efetivada.

Cientes da necessidade de avanços na área da formação cultural contínua, as representantes pautaram a importância da promoção de cursos de extensão na área, tendo como público alvo a comunidade cultural da sociedade civil e também os gestores culturais do poder público. “A extensão universitária é sempre um caminho para aproximar as discussões propostas no âmbito acadêmico e os saberes perpetuados pelos mestres da cultura. Com a interação dessas perspectivas, alcançaremos um trabalho em rede extremamente frutífero”, destacou Shagaly Ferreira, que discutiu ainda, a possibilidade de mestres da cultura popular atuarem como educadores em parceria com professores nas salas de aula.

Planejamento

Danillo Barata e Alessandro Correia abordaram a necessidade de serem trabalhados projetos estruturantes nos territórios, de modo que todas as atividades planejadas e desenvolvidas assegurem o princípio da continuidade das políticas culturais.

Por conta das ações de planejamento exigidas para essas atividades, o reitor Sílvio Soglia destacou que a reunião proposta pelas representantes ocorreu em um momento oportuno. “Esse é um período importante para serem pautadas tais ações e acredito que a iniciativa do fórum seja a mais democrática para o avanço nas ações parceiras”, pontuou.

Outros encontros foram agendados com a intenção de que mais representações dos territórios se integrem na mesma proposta. Além do Recôncavo e do Vale do Jiquiriçá, a UFRB também está inserida no Território do Portal do Sertão, com o campus de Feira de Santana.


Fonte: http://www.ufrb.edu.br/agencia/cultura-e-extensao/4070-integracao-entre-cultura-e-universidade-e-tema-de-reuniao-interterritorial-na-ufrb

0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar

    UFRB

    Brazil

    Posts do blog