Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

Mestrado Profissional debate sobre Estudos Negros em ciclo de palestras

30 de Maio de 2014, 10:40 , por Desconhecido - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 225 vezes

A Conferência de abertura do I Ciclo de Palestras do Mestrado profissional em História da África, da Diáspora e dos Povos Indígenas da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) debateu o surgimento dos estudos negros e a diáspora nos Estados Unidos inter-relacionado ao Brasil, na última segunda-feira, 26 de abril. A Fundação Hansen Bahia, o Conjunto do Carmo e o auditório do Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL), campus de Cachoeira, foram palcos dos encontros.  

Com o tema “Black Studies e a African Diaspora Studies: História e Perspectiva Crítica”, a conferência apresentou a trajetória dos estudos negros, trançando uma linha do tempo desde o surgimento das teorias nas universidades dentro de uma perspectiva crítica. O diretor do Departamento de Estudos da África e da Diáspora Africana da Universidade do Texas em Austin, Edmund T. Gordon, conferencista, frisou que os Estudos Negros são uma disciplina constituída em si mesma. 

"A verdade científica é posicionada do lugar de quem produz o conhecimento. Assim, os Estudos Negros estiveram focados nas experiências negras e com a finalidade de apoiar as comunidades negras, pois é uma questão de identidade política, cultural e social”, disse Gordon, ao se referir ao trabalho desenvolvido na Universidade do Texas como sendo multidisciplinar. “Estamos focados na perspectiva de entender sobre o que pensam sobre nós negros e como isso tem se desdobrado na distribuição do poder no mundo. No departamento não somos todos negros, mas formamos uma comunidade intelectual negra", completou.

O Departamento de Estudos da África e da Diáspora Africana da Universidade do Texas em Austin vai desde a graduação à pós-graduação e possui duas linhas de pesquisa ligadas aos estudos no Brasil. “Além, claro, de ter a experiência de debater com Gordon, o objetivo da presença dele aqui no Centro de Artes Humanidades e Letras (CAHL/UFRB) é dialogar para estreitar as relações entre as duas Universidades", esclareceu Antonio Liberac, professor membro do Colegiado do Mestrado Profissional em História.

O evento debateu ainda temas ligados às relações entre indígenas e quilombolas, comunidades remanescentes de quilombos e as áfricas contemporâneas. 

Confira fotos do evento: {gallery}noticias2014/ciclo-palestra-historia{/gallery}


Fonte: http://www.ufrb.edu.br/agencia/cursos-e-eventos/3573-mestrado-profissional-de-historia-debate-sobre-estudos-negros-em-ciclo-de-palestras

0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar

    UFRB

    Brazil

    Posts do blog