Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

Nota da UFRB em Defesa da Democracia e da Universidade Pública

19 de Outubro de 2018, 11:35 , por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 3 vezes

O agravamento da atual crise social e política em nosso país ganha contornos dramáticos no período eleitoral.  A descrença em nossas instituições públicas aliadas à crescente onda de intolerância e ódio fazem irromper ações de violência física e simbólica. Episódios de perseguição se repetem na tentativa de fazer calar todos aqueles que se levantam na defesa dos direitos sociais, das marcas identitárias de nosso povo, da diversidade e da democracia.

Neste momento de ameaça às nossas recentes conquistas democráticas, as universidades públicas brasileiras estão, mais uma vez, convocadas a tomar posição. Este lugar marcado pela produção de pensamento crítico, espaço autêntico de argumentação contra a barbárie e construtor de ideias vivas do seu tempo, não pode se abster do combate ao totalitarismo e ao obscurantismo.

Assim, apoiados no compromisso fundante com a democracia nós, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, nos posicionamos. Somos conquista do povo deste território e nossas raízes brotaram do desejo e da organização popular. A democracia, portanto, nos tece social e institucionalmente. Não podemos negar à Nação brasileira, em um momento difícil como este, o nosso empenho em continuar a luta pela garantia da vida, dos direitos sociais e humanos, do combate ao racismo e qualquer forma de preconceito, pelo respeito às diferenças e pela liberdade. Reafirmamos nossa defesa intransigente do Ensino Público, Gratuito, de Qualidade, Laico e Socialmente Referenciado.  

Acreditamos em um projeto de nação que defenda princípios e valores que potencializem a paz social, que combata as desigualdades, que promova, respeite e preserve todas as manifestações e nosso patrimônio cultural e que garanta a educação, a ciência e a tecnologia como vetores de desenvolvimento social. Um projeto de nação fundado no respeito e na esperança de um futuro melhor para nosso povo.

Cruz das Almas, 18 de outubro de 2018.

Silvio Luiz de Oliveira Soglia
Reitor da UFRB

Georgina Gonçalves dos Santos
Vice-Reitora UFRB


Fonte: http://www.ufrb.edu.br/portal/noticias/5296-nota-da-ufrb-em-defesa-da-democracia-e-da-universidade-publica

0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar

    UFRB

    Brazil

    Posts do blog