Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

Nota de repúdio da UFRB contra os cortes no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações

14 de Outubro de 2021, 23:42 , por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 7 vezes

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) torna pública sua insatisfação, discordância e repúdio ao corte de mais de 600 milhões de reais destinados para a CT&I no orçamento de 2022, feito na última sexta-feira, pela Comissão Mista do Orçamento do Congresso Nacional, atendendo ao ofício enviado pelo Ministro da Economia, solicitando remanejamento de recursos no âmbito do PLN 16/2021, que destinava recursos para o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). O corte subtrai mais de 90% dos recursos destinados a bolsas e apoio à pesquisa no âmbito do CNPq, transferindo-os para outros Ministérios.

Tal medida coloca em risco o já precário financiamento da produção científica em nosso país, justamente em um período em que o Brasil precisa se recuperar dos impactos da maior crise sanitária que já presenciamos.

É preciso ressaltar o protagonismo da Ciência no combate à pandemia ocasionada pelo vírus “Sars-CoV2” no final de 2019. Mesmo em cenário de alto risco, cientistas, institutos e universidades iniciaram trabalhos de pesquisas com o objetivo de conter o avanço da pandemia. Vacinas foram criadas em tempo recorde, insumos foram produzidos em massa utilizando recursos alternativos e tecnologias foram adaptadas para lidar com a nova realidade, a exemplo dos mecanismos de comunicação virtual que possibilitaram a continuidade de atividades de ensino, pesquisa e extensão no âmbito das universidades.

Recursos que financiam a CT&I contribuíram e contribuem para amenizar o impacto nefasto do distanciamento físico resultante do necessário isolamento social imposto pela pandemia. Por isso e por muito mais a Ciência ajudou a salvar pessoas e melhorar condições de vida em momento tão singular de nossa história. Não por acaso a UFRB adotou o tema “Viva a Ciência!” para a sétima edição da Reunião Anual de Ciência, Tecnologia, Inovação e Cultura no Recôncavo da Bahia (Reconcitec), a ser realizada entre os dias 30 de novembro à 03 de dezembro de 2021.

Contudo, apesar da notória importância para a humanidade, a Ciência no Brasil vem enfrentando o descaso de autoridades e instituições governamentais. É inconcebível a continuidade do processo de desmonte da estrutura científica nacional. Assim, nos unimos a todas as pessoas, segmentos e instituições que exigem a imediata revisão do anunciado corte para a CT&I em 2022. O que está em risco, vale frisar, é a própria soberania nacional em função da dependência tecnológica que se avizinha.

Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB


Fonte: https://www.ufrb.edu.br/portal/noticias/6320-nota-de-repudio-da-ufrb-contra-os-cortes-no-ministerio-da-ciencia-tecnologia-e-inovacoes

0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar

    UFRB

    Brazil

    Posts do blog