Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

Novo livro da Editora da UFRB aborda jornalismo político sob aspecto ético

5 de Julho de 2018, 21:18 , por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 44 vezes

A Editora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (EDUFRB) disponibilizou em sua página na internet a versão online do livro “O Jornalismo Político sob o Aspecto Ético: O Escândalo dos Atos Secretos do Senado nas Revistas Carta Capital e Veja”. De autoria da jornalista Neuma Dantas, o livro analisa o modo como o jornalismo brasileiro narrou, descreveu e interpretou os eventos políticos que redundaram no Escândalo do Senado ou Escândalo dos Atos Secretos, no ano de 2009.

A partir dos enquadramentos das descomposturas dos agentes políticos no caso, Neuma investigou como os jornalistas das duas revistas semanais julgaram tais equívocos éticos, selecionaram as causas, as consequências e as sugestões para minimizar os problemas apresentados pela crise política. A obra é resultado da sua pesquisa de mestrado defendida em 2012 no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

“As relações da comunicação com a arena política são instigantes e geradoras de conhecimento para estudiosos e leitores. Mais especificamente, a escolha de observar o jornalismo político sob as lentes da Ética segue um instinto farejador na busca da verdade e da manutenção do processo democrático”, explica Neuma, que atualmente é pesquisadora do Grupo de Estudo de Comunicação, Política e Redes Digitais (CP-Redes) da Faculdade de Comunicação da UFBA.

Entre as contribuições reveladas no livro, a autora aponta as de ordem histórica e social, uma vez que a pesquisa recai sobre um determinado escândalo político, num determinado tempo moral da sociedade brasileira. Além disso, a obra reforça a apreciação do processo de produção do jornalismo político de revistas semanais; ajuda a esclarecer a associação entre o poder econômico, os procedimentos da construção do noticiário e o cumprimento dos princípios deontológicos.

“Por mais que o estabelecimento dos paradigmas éticos possa parecer utópico e difícil, os jornalistas e empresa de comunicação devem provocar as condições de seu plausível exercício, não deixando de ser um ideal a perseguir”, defende Neuma.

Sobre a autora – Neuma Dantas é diplomada em Letras Vernáculas pela UFBA (1986) e Comunicação Social-Jornalismo pelo Centro Universitário da Bahia (2007) e mestre em Comunicação e Política pela UFBA (2012). Já publicou o livro “Foia dos Rocêro: Crítica Política e Humor na Imprensa Baiana do Século XIX”, também pela Editora da UFRB em 2017.

Confira a obra:

Download Gratuito

Leia Online

Mais informações: www.ufrb.edu.br/editora.


Fonte: http://www.ufrb.edu.br/portal/noticias/5206-novo-livro-da-editora-da-ufrb-aborda-jornalismo-politico-sob-aspecto-etico

0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar

    UFRB

    Brazil

    Posts do blog