Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

Observatório Nacional Diversifica promove Encontro de Saberes no CCS

26 de Julho de 2016, 12:39 , por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 265 vezes

O Observatório Nacional da Inclusão e Diversidade na Educação (Diversifica) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) promoveu o Encontro de Saberes no Centro de Ciências da Saúde (CCS), no campus de Santo Antônio de Jesus, nesta segunda-feira, 25 de janeiro. O professor José Jorge da Universidade de Brasília e coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Inclusão no Ensino Superior (INCT) foi o palestrante do encontro.

O evento teve como objetivo abordar questões relativas ao saber acadêmico e aos saberes tradicionais. No início de sua fala, José Jorge descreveu o prazer de estar na UFRB e o histórico do Encontro de Saberes nas Universidades Brasileiras. Abordou o eurocentrismo da academia e opinou sobre a necessidade dos professores nas universidades olharem para o lugar onde se encontram. Em sua opinião, muitas universidades carregam consigo os nomes do estado, mas, na verdade, elas estão apenas localizadas no estado, não adotando os saberes da região. “Há a necessidade de lutar pela tradição viva, a experiência como pedagogia”, apontou.

O reitor da UFRB entre os anos 2006 e 2015 e secretário de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi) do Ministério da Educação (MEC), 2015-2016, Paulo Gabriel Nacif, foi o mediador da palestra, que contou ainda com a participação do professor visitante Nacional Sênior da Capes na UFRB Kabengele Munanga. “Nós podemos falar de um país formado por centenas de povos. E lamentavelmente, tudo isso é ignorado em função de um processo de colonização que utiliza a força e a precarização da educação como instrumentos”, afirmou Nacif.

Na mesa de abertura, a coordenadora, Luciana Alaíde, e o vice-coordenador Everson Meirelles do Observatório Nacional da Inclusão e Diversidade na Educação (Diversifica). A diretora do CCS, Flávia Henrique, e a pró-reitora de extensão Tatiana Veloso que falou sobre a importância do encontro de aprendizagem mútuo, a partir de espaço de construção de novos e velhos conhecimentos. 

"O projeto encontro  de saberes nos mostrou uma experiência exitosa de aproximação do saber tradicional com o epistêmico, possibilitando uma melhor compreensão do contexto cultural em que a universidade está inserida", observou o professor Eniel Espírito Santo do Núcleo de Educação Continuada da Superintendencia de Educação Aberta e Distância sobre o evento. 

Encontro de Saberes: o projeto Encontro de Saberes nas Universidades Brasileiras é uma iniciativa do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Inclusão no Ensino Superior e na Pesquisa (INCTI), sediado na Universidade de Brasília, que faz parte do programa de Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

De acordo com o portal do INCTI, a meta do projeto é propiciar um espaço de experimentação pedagógica e epistêmica no ensino capaz de inspirar resgates de saberes e inovações que beneficiem a todos os envolvidos – estudantes, mestres e professores. 

{gallery}noticias2016/encontro-saberes{/gallery}


Fonte: http://www.ufrb.edu.br/portal/noticias/4495-observatorio-nacional-da-inclusao-e-diversidade-na-educacao-promove-encontro-de-saberes-no-ccs

0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar

    UFRB

    Brazil

    Posts do blog