Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

Oxigênio nas árvores, aquaponia e café conilon no Univerciência

26 de Novembro de 2021, 11:10 , por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 10 vezes

{youtube}E4K3tnjEFvY{/youtube}

O Univerciência deste sábado (27) vai explicar por que o oxigênio analisado em árvores da Caatinga é indicador de mudanças hidroclimáticas. O programa traz também uma técnica que integra a criação de organismos aquáticos e o cultivo de vegetais hidropônicos e um projeto de apoio e orientação a micro e pequenos produtores pesqueiros. Nesta edição, o telespectador vai conhecer uma forma diferente de plantar o café conilon na Bahia. No‌ ‌ar‌ ‌pela‌ ‌TVE‌ ‌aos‌ ‌sábados,‌ ‌às‌ ‌14h30,‌ ‌o‌ ‌programa‌ ‌tem‌ ‌horários‌ ‌alternativos‌ ‌às‌ ‌segundas-feiras,‌ ‌às‌ ‌20h30,‌ ‌e‌ ‌quartas-feiras,‌ ‌às‌ ‌7h30.‌

Observados no plano transversal da madeira, os chamados anéis de crescimento registram a história das árvores. Essa memória, guardada no tronco, acumula em cada camada informações sobre a influência das condições ambientais e climáticas no crescimento anual das plantas. A partir dessa observação, uma pesquisa realizada por cientistas da Universidade Federal de Sergipe (UFS), em parceria com a universidade alemã Friedrich-Alexander Erlangen-Nürnberg (FAU), investigou a correlação entre a variação isotópica do oxigênio 18 e os parâmetros climáticos, como a precipitação, umidade relativa e temperatura do ar, a partir da análise de anéis do Cedro. O trabalho de pesquisa é conhecido como Dendroecologia.

Na Universidade Federal do Ceará (UFC), pesquisadores estão utilizando a técnica da aquaponia para criar tilápia, plantar alface e gerar renda extra para o pequeno produtor. Derivada da combinação entre aquicultura (produção de organismos aquáticos) e hidroponia (produção de plantas sem solo) a aquaponia refere-se à integração entre a criação de organismos aquáticos, principalmente peixes, e o cultivo de vegetais hidropônicos, geralmente hortaliças. De acordo com a FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura), os sistemas aquapônicos são considerados uma atividade com enorme potencial para contribuir com o combate à fome em todo o mundo. Apesar de pouco difundida no Brasil, a técnica tem potencial para estimular a agricultura familiar nas cidades.

Com o objetivo de amenizar os impactos da pandemia na produção pesqueira dos pequenos criadores do Estado, o ‘If Mais Empreendedor’, projeto desenvolvido pelo Núcleo de Maricultura do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), incentiva e auxilia a produção, servindo também como campo de aprendizado para os alunos. O projeto envolve uma ação multi campi, onde um grupo de professores de diferentes áreas trabalham para prestar consultoria aos empreendedores.

Uma forma diferente de plantar o café conilon na Bahia, mais especificamente no sudoeste do estado. Na divisa entre Minas Gerais e Bahia, o telespectador vai conhecer um produtor rural que aceitou o desafio da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), de plantar o café conilon em uma altitude não apropriada para a espécie arábica. O resultado tem superado as expectativas dos pesquisadores e pode ser uma excelente alternativa para os produtores de café da região sul e sudoeste da Bahia, já bastante conhecidos pelo cultivo do produto.


Fonte: https://www.ufrb.edu.br/portal/noticias/6360-oxigenio-nas-arvores-aquaponia-e-cafe-conilon-no-univerciencia

0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar

    UFRB

    Brazil

    Posts do blog