Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

Pesquisa da UFRB é divulgada em renomada revista de Direito Ambiental

9 de Maio de 2013, 21:00 , por Desconhecido - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 250 vezes

São FélixO artigo "Tombamento como precípuo mecanismo de proteção do patrimônio cultural material nacional" foi publicado na Revista de Direito Ambiental da editora de Revista de Tribunais, edição abril-junho 2013, volume 70. O periódico é um dos mais importantes da América Latina a abordar a temática de direito ambiental, classificado como Qualis A1 pela Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

A pesquisa busca promover a conscientização do tombamento como instrumento de preservação do patrimônio histórico, artístico e cultural. Como objeto de estudo, a cidade de São Félix, a 110 km de Salvador, foi o local escolhido para o desenvolvimento do trabalho. Realizado no Centro Ciências Agrárias e Ambientais (CCAAB), sob orientação da professora Célia Faganello, apresenta etapas que abordam a fundamentação jurídica do tombamento e sua história, além da educação patrimonial da cidade de São Félix. A escolha desta cidade, por sua vez, deve-se a sua nomeação como monumento protegido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em 2010.

"Para a realização da fundamentação jurídica do instrumento de tombamento foi realizada uma pesquisa exploratória de delineamento bibliográfico e documental, com consulta a doutrina consagrada do direito ambiental, à jurisprudência referente ao tema em questão e consulta ao processo de tombamento da cidade de São Félix", aponta o artigo. Segundo o mesmo estudo, os habitantes, em sua maioria, jamais tiveram qualquer contato com a legislação ambiental.

A professora Célia completa que a escolha da cidade de São Félix deveu-se pelo recente tombamento do município feito há três anos, o que torna o trabalho de conscientização das leis ambientais ainda mais importante em sua opinião. Além dela, a recém formada pelo curso de Mestrado Profissional em Gestão de Políticas Públicas e Segurança Social da UFRB, a advogada Maria Macedo, e o estudante de engenharia sanitária e ambiental e bolsista do PIBEX, Alex Ribeiro, foram os autores do artigo.

O artigo foi fruto da dissertação de mestrado de Macedo e do projeto de pesquisa e extensão financiado pela Secretária de Educação Superior do Ministério da Educação. Ele está disponível online.


Fonte: http://www.ufrb.edu.br/agencia/pesquisa-academica/3209-pesquisa-da-ufrb-e-divulgada-em-renomada-revista-de-direito-ambiental

0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar

    UFRB

    Brazil