Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

Professor da UFRB lança livro físico e digital "Princípios de Fisiologia Vegetal"

17 de Setembro de 2020, 11:05 , por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 31 vezes

O professor Clovis Pereira Peixoto, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), é autor e organizador do livro “Princípios de Fisiologia Vegetal”, publicado pela Pod Editora, do Rio de Janeiro, em formatos físico e digital.

Na versão digital, a obra pode ser baixada gratuitamente no link podeditora.com.br/produto/principios-de-fisiologia-vegetal.

Os pesquisadores Ademir Trindade Almeida, Ellen Rayssa Oliveira, Jamile Maria da Silva dos Santos, Maria de Fátima da Silva Pinto Peixoto e Viviane Guzzo de Carli Poelking colaboraram na produção textual do livro.

O livro, de 256 páginas, é uma revisão simplificada da Fisiologia Vegetal, área da ciência que procura compreender as funções e mecanismos vitais das plantas e que ocupa cada vez mais um papel importante na formação de biólogos e profissionais das diversas modalidades agrárias (agrônomos, engenheiros florestais, ambientais e licenciados em ciências agrícolas, além de zootécnicos).

O livro abrange capítulos teóricos sobre as relações hídricas na planta, a utilização da energia solar, a respiração e a translocação dos produtos fotossintéticos pelas plantas, a ação de substâncias reguladoras no crescimento e desenvolvimento destas, além de noções sobre a análise quantitativa do crescimento vegetal, como ferramenta para o estudo dos diversos índices fisiológicos.

A obra abrange ainda, práticas que por meio de ensaios simples e objetivos, demonstram os princípios da difusão, osmose e embebição, como se relaciona o solo e as plantas (a perda, absorção e transporte de água), a fotossíntese, a translocação, as ações fisiológicas de reguladores vegetais no crescimento e desenvolvimento das plantas e a quantificação do crescimento vegetal, dentre outros processos.

Perfil do organizador

Clovis Pereira Peixoto é doutor em Agronomia e tem pós-doutorado, ambos pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é professor titular do Centro e Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas (CCAAB) da UFRB e consultor de periódicos científicos.

Peixoto tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Fisiologia de Plantas Cultivadas, atuando principalmente nos temas: crescimento, desenvolvimento, fruticultura, plantas oleaginosas e rendimento de culturas.

O livro pode ser baixado gratuitamente em podeditora.com.br/produto/principios-de-fisiologia-vegetal.


Fonte: https://www.ufrb.edu.br/portal/noticias/5959-professor-da-ufrb-lanca-livro-fisico-e-digital-principios-de-fisiologia-vegetal

0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar

    UFRB

    Brazil

    Posts do blog