Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

Professor da UFRB recebe prêmio de melhor artigo em evento nacional

31 de Outubro de 2014, 12:22 , por Desconhecido - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 240 vezes

O trabalho do professor Tassio Vale do Centro Ciências Exatas Tecnológicas (CETEC) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) foi premiado na categoria melhor artigo no II Workshop on Software Visualization, Evolution and Maintenance (VEM 2014), realizado em conjunto com o Congresso Brasileiro de Software, na cidade de Maceió, Alagoas. O artigo intitulado “Influencing Factors on Code Smellsand Software Maintainability: A Cross-Case Study” foi escrito em co-autoria com os pesquisadores Iuri Santos Souza e Cláudio Sant’Anna, ambos da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

O trabalho faz uma investigação de fatores que causam problemas no código-fonte, responsável pela geração de software, seja em sistemas ou programas. O trabalho foi realizado com desenvolvedores de sistemas variados, entre eles, o Sistema Nacional de Transplantes (SNT) do governo federal. “Foram encontrados diversos fatores que causam o surgimento de tais problemas, dentre eles: a falta de tempo para realizar modificações no código e a falta de apoio da gerência para fornecer esse tempo necessário”, afirma Vale.

Segundo o professor, o artigo coloca a UFRB em evidência na área de Engenharia de Software no Brasil e indica que o trabalho desempenhado por pesquisadores da instituição está no mesmo nível dos realizados em grandes universidades do país. Ele completa: “trabalhos de qualidade estão sendo realizados aqui na UFRB. Além disso, o projeto foi desenvolvido em conjunto com a UFBA, o que fortalece a cooperação entre universidades na área”.

Código-fonte - são as linhas de programação que formam um software em sua forma original. Para executá-lo, no entanto, o programador precisa converter as linhas de programação em linguagem de máquina, a única que o computador é capaz de entender. Com o código-fonte de um programa em mãos, um programador de sistema pode alterar a forma como o software funciona e adicionar ou remover recursos, adaptando-o as suas necessidades.


Fonte: http://www.ufrb.edu.br/agencia/pesquisa-academica/3771-professor-da-ufrb-recebe-premio-de-melhor-artigo-em-evento-nacional

0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar

    UFRB

    Brazil

    Posts do blog