Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

Professor da UFRB tem tese reconhecida com premiação pela CAPES

13 de Outubro de 2020, 10:44 , por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 30 vezes

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou o resultado do Prêmio Capes de Tese 2020, outorgado às melhores teses de doutorado defendidas no Brasil, no ano anterior. Entre as teses premiada com menção honrosa está a do pesquisador e professor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Nuno Damácio de Carvalho Félix, lotado no Centro de Ciências da Saúde.

A tese “Subconjunto Terminológico da CIPE® para pessoas com síndrome metabólica: base conceitual ara a Teoria de Médio Alcance do Cuidado no Contexto de Risco Cardiovascular” foi defendida por Nuno Félix no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGENF) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), sob a orientação da professora doutora Maria Miriam Lima da Nóbrega.

Nuno Félix é vice-coordenador do Curso de Graduação em Enfermagem da UFRB,  enfermeiro, mestre e doutor em Enfermagem é autor da Teoria do Cuidado no Contexto de Risco Cardiovascular (TEORISC).

Professora Maria Miriam Lima da Nóbrega e professor Nuno Damácio de Carvalho Félix (Arquivo pessoal).Professora Maria Miriam Lima da Nóbrega e professor Nuno Damácio de Carvalho Félix (Arquivo pessoal).

Em sua tese, Nuno Félix defende as contribuições e aspectos relevantes para a Enfermagem, como a estruturação de terminologia de enfermagem, validada quanto ao conteúdo e aplicada na clínica, utilizando a CIPE®; construção de uma teoria de médio alcance de enfermagem, a TEORISC, para contribuir com o avanço no conhecimento e consolidação da ciência Enfermagem, por meio da visão holística das pessoas sob cuidado ao considerar os fatores de risco e os fenômenos associados ao contexto de risco cardiovascular para implementação de cuidados específicos e alinhados as demandas vitais do indivíduo e coletividade, não limitados aos aspectos biológicos, tecnicistas e desvinculados ao fator humano.

A professora Miriam Nóbrega, diretora do Centro CIPE® do PPGENF/UFPB, ressalta a importância do desenvolvimento de estudos que tenham o intuito de consolidar a prática clínica do enfermeiro de forma a sistematizá-la e difundi-la nos serviços de saúde, assim como desenvolver e testar a teorias com vistas a fundamentar o cuidado de enfermagem.

Pesquisas e artigos

As atividades de pesquisa realizadas por Nuno Félix ao longo do período de doutoramento resultaram em 4 artigos científicos (Qualis A1 e Qualis B1 e B2 na área de avaliação Enfermagem).


Fonte: https://www.ufrb.edu.br/portal/noticias/5973-professor-da-ufrb-tem-tese-reconhecida-com-premiacao-pela-capes

0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar

    UFRB

    Brazil

    Posts do blog