Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

Projeto de extensão da UFRB Educa Rap é destaque deste sábado no Univerciência

17 de Junho de 2021, 12:22 , por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado uma vez

{youtube}PYNMCIR4OJo{/youtube}

O Univerciência deste sábado (19) vai falar sobre xenofobia e destaca cinco exemplos que todo mundo precisa saber sobre a expressão. O programa vai abordar também o trabalho escravo na região da Baixada Maranhense, no estado do Maranhão e falar sobre poluição sonora, problema comum nas grandes cidades. Ainda nesta edição, a atração semanal vai mostrar um aplicativo de celular que permite facilitar o registro de ocorrências pela Polícia Militar. No ar pela TVE aos sábados, às 14h30, o programa tem horários alternativos às segundas-feiras, às 20h, e quartas-feiras, às 7h30. 

Por meio das batalhas de rimas e dos programas de rádio o Educa Rap, projeto de extensão da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), impacta a vida de jovens da cidade de Cruz das Almas/Ba e traz aprendizados para a Instituição.

Xenofobia é uma expressão que muita gente já deve ter ouvido, mas não sabe ao certo o que significa. O termo faz referência ao sentimento de hostilidade manifestado contra pessoas de diferentes culturas e territórios. Estudiosa do assunto, a professora da Universidade Estadual de Feira De Santana (UEFS), na Bahia, Patrícia Navarro, vai destacar cinco coisas que todo mundo precisa saber sobre o tema, entre elas, a importância da aceitação das diferenças culturais.

A existência do trabalho escravo ainda é uma realidade nos dias de hoje, e pesquisadores da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) vão abordar a causa do fenômeno na Baixada Maranhense. A pesquisa também analisa a trajetória de trabalhadores rurais da localidade e os principais mecanismos que possibilitam a saída deles dos seus territórios em busca de trabalho. Flávia de Almeida, pesquisadora da Universidade, faz uma análise sobre o fato que, apesar de ilegal, não está extinto.

Problema comum nas grandes cidades, a poluição sonora é considerada um crime ambiental perante a legislação. Para entender melhor o impacto desses danos, um pesquisador da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) constatou que o pouco equilíbrio do ambiente sonoro pode prejudicar, por exemplo, o ensino e a aprendizagem. O programa vai falar da pesquisa, que ainda aponta desafios da educação musical na escola pública.

Também na Bahia, pesquisadores do Instituto Federal Baiano desenvolvem, em parceria com a Polícia Militar, uma ferramenta inédita no Estado: um aplicativo de celular que permite facilitar o registro de ocorrências pela PM. O projeto teve a participação de estudantes e professores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano), na cidade de Guanambi. Ainda em fase de testes, a ferramenta permite agilizar o trabalho da polícia em campo, reduzindo o tempo de execução de uma ocorrência e a manutenção dos registros.

O programa Univerciência tem a participação de instituições de todos os estados nordestinos a partir da parceria entre as universidades e televisões públicas da região. A produção do conteúdo é colaborativa e a veiculação acontece em TV’s públicas, educativas, culturais e universitárias, e nos canais das emissoras e das universidades na Internet.

Onde assistir

Sábado, 19/06, às 14h30, no canal do Youtube da TVE.

Segunda, 21/06, às 10h, no canal do Youtube da TV UFRB.


Fonte: https://www.ufrb.edu.br/portal/noticias/6192-projeto-de-extensao-da-ufrb-educa-rap-e-destaque-deste-sabado-no-univerciencia

0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar

    UFRB

    Brazil