Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

Ramo Estudantil de Instituto Internacional de Engenharia (IEEE) é implantado na UFRB

28 de Setembro de 2016, 15:12 , por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 42 vezes

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) teve aprovado pelo Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE), organização técnica internacional sem fins lucrativos, com objetivos científicos, tecnológicos e educativos, o seu Ramo Estudantil IEEE. Com 20 estudantes e três professores na coordenação, o Ramo terá sede no Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CETEC)campus Cruz das Almas.

Criado em 1963, o IEEE é considerado uma das maiores sociedade técnico-profissional do mundo. Responsável por um alto volume de publicação na área de Tecnologia, Engenharia Elétrica e Computação, cerca de 130 revistas e periódicos, o instituto organiza normas e padrões internacionais de tecnologias, assim como disponibiliza diversos treinamentos e cursos online em sua área de atuação. Os ramos estudantis do IEEE, por sua vez, têm como finalidade atender à comunidade discente e a comunidade local de forma semelhante ao atendimento do IEEE junto aos profissionais e à sociedade.

A Superintendência de Educação Aberta e a Distância (SEAD) e o CETEC foram responsáveis pela criação do Ramo Estudantil do IEEE na UFRB. “A implantação desse ramo possibilitará, dentro da Universidade, um espaço de troca na área de tecnologia, formação, comunicação e tecnologias de forma geral. Potencializando não somente cursos da universidade, mas oportunizando aos estudantes possibilidades diversas de interação com todas as engenharias e grupos de engenharia do mundo. O IEEE, por exemplo, é um dos fundadores do wifi, de várias tecnologias de protocolo mundiais. Uma vez dentro da UFRB, como uma célula de interação, está ligado com toda a célula mundial. Essa é a grande virtude. Os estudantes poderão participar de eventos, palestras internacionais, congressos, podem também receber incursões externas dentro da universidade”, declara o superintendente da SEAD, Ariston Cardoso, que divide a coordenação do projeto com os professores Teófilo Mendes e Ivanoé Rodowanski, todos do CETEC.

O vice-presidente do Ramo Estudantil do IEEE na UFRB, Raydan Nogueira, acredita que o novo órgão viabilizará a promoção de atividades práticas, a exemplo de grupos de robótica, inglês técnico, artes, visitas técnicas, além de cursos em diversas áreas diversas. “Proporciona aos envolvidos uma chance de vivenciar o dia a dia de uma graduação de maneira diferenciada, desenvolvendo competências como responsabilidade, respeito e empenho. Outro importante ponto são as oportunidades de networking. Vivenciar rotinas e ambientes de outras instituições, ambientes de trabalho e comunidade, é um fator crucial para desenvolvimento do profissional”, afirma. 

Um dos coordenadores do projeto, professor Teófilo Mendes, destaca o marco importante de ser o primeiro ramo estudantil do IEEE no Recôncavo. Sobre sua participação no projeto, ele fala: “a maior motivação vem de minha história, pois quando fui aluno da graduação em engenharia elétrica fui diretor fundador da empresa júnior e membro voluntário do IEEE. Na época, isso me trouxe boas experiências de aprendizagem técnica e profissional, e, hoje, 10 anos depois, percebo que foram muito importantes para minha formação. Sinto como se tivesse que retribuir agora”, afirma o docente.

O Ramo Estudantil do IEEE na UFRB é cadastrado como atividade de extensão. Seus membros possuem diversos benefícios como acesso a periódicos acadêmicos, livros, congressos, grupo de idiomas, computadores de empresas específicas, entre outros. Em 28 de abril, a UFRB sediou um evento para apresentar o IEEE à comunidade acadêmica da UFRB. 

Confira a página do IEEE internacional e o site IEEE Brasil

Mais informações: SEAD e CETEC. 


Fonte: http://www.ufrb.edu.br/portal/noticias/4558-ramo-estudantil-ieee-e-implantado-na-ufrb

0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar

    UFRB

    Brazil

    Posts do blog