Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

Reitor da UFRB integra comissão para Volta do Bendegó em reunião no Rio

22 de Agosto de 2014, 16:23 , por Desconhecido - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 41 vezes

O reitor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Paulo Gabriel Nacif, o reitor da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), José Bites, e o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE), Zezeu Ribeiro, se reúnem nesta segunda-feira, 25 de agosto, com o reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Carlos Levi, para debater “A Volta do Bendegó”. O projeto, que envolve universidades estaduais e federais do Estado da Bahia, pretende o retorno do meteorito Bendegó, o maior exemplar da coleção brasileira, ao seu local de origem no sertão nordestino.

Descoberto no município de Uauá, na Bahia, em 1784, a “Pedra do Bendegó”, como o meteorito é chamado pelos sertanejos, ocupa hoje a 16ª posição entre as maiores massas de ferro-níquel de origem espacial no mundo. Desde 1888 ele encontra-se em exposição no Museu Nacional Quinta da Boa Vista, instituição vinculada à UFRJ, na cidade do Rio de Janeiro. A comissão do Projeto “A Volta do Bendegó” se articula há mais de 30 anos para a devolução desse bem que é considerado parte da identidade dos baianos e, portanto, um patrimônio cultural deslocado do seu lugar de “pertencimento”.

“Há um sentimento de perda muito grande por parte das comunidades do sertão baiano. Assim como outros bens culturais no mundo, o Bendegó foi retirado de sua inserção social e histórica”, disse o conselheiro Zezeu Ribeiro, membro da comissão. De acordo com ele, esse deslocamento representa uma distância não apenas física, mas também simbólica. “Além de toda importância para a ciência e projeção internacional, a pedra tem uma história mística. Os sertanejos associam sua descoberta ao anúncio da saga de Antônio Conselheiro em Canudos. Após sua retirada, a região registrou um longo período de seca, que foi entendido como um castigo dos céus”, relatou Ribeiro.

Em sessão ordinária realizada em junho de 2011, o Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC) recomendou o retorno do meteorito Bendengó para o sertão de Canudos, no estado da Bahia, e que sejam criadas as condições necessárias para sua guarda, preservação, difusão e promoção cultural. Para o reitor da UFRB, Paulo Gabriel Nacif, essa iniciativa faz parte de uma nova concepção civilizatória que define a necessidade dos monumentos da humanidade permanecerem em seus locais de origem, valorizando o território e a cultura local.

Sobre o projeto – “A Volta do Bendegó” consiste em ações com três fases: sensibilização, retorno e permanência. O projeto inicia sua sensibilização com 12 shows aulas, intitulados Bando Anunciador da Volta do Bendegó, rememorando a tradição do prenúncio. Também nessa fase serão realizados oficinas e concursos culturais na rede escolar. Para o retorno, estão previstos eventos para festejar a devolução e instalação oficial do meteorito na sua casa original e abrigo, no Parque Estadual de Canudos. A fase de permanência promoverá o desenvolvimento e o turismo científico na região.


Fonte: http://www.ufrb.edu.br/agencia/administracao/3680-reitor-da-ufrb-integra-comissao-para-volta-do-bendego-em-reuniao-no-rio

0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar

    UFRB

    Brazil

    Posts do blog