Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

Reitor da UFRB tem nova reunião com Coelba para tratar sobre eficiência energética

30 de Agosto de 2017, 16:21 , por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 243 vezes

Após reunião em Salvador, o reitor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Silvio Soglia, teve novo encontro com representantes da Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba) para debater medidas para a melhoria da eficiência energética no âmbito da instituição. O encontro aconteceu na manhã desta quarta-feira, 30 de agosto, no prédio da Reitoria, campus de Cruz das Almas.

O consultor de Relacionamento com Clientes do Poder Público Federal da Coelba, Claudio Luiz Santos, fez um relato do perfil de consumo da universidade e sinalizou com ações que podem ser desenvolvidas para utilização racional da energia elétrica. Em sua exposição, ele apresentou cenários de otimização de faturamento, que implicam redução na demanda e nos custos. “Toda energia que é consumida no horário de ponta, das 18h às 21h, tem um custo sete vezes mais elevado. Então, o que puder deixar de ser utilizado nesse período vai impactar bem mais do que no restante do dia”, sugeriu.

De acordo com uma das projeções apresentadas pela Companhia, se houver a transferência de pelo menos 5% de consumo de energia elétrica da UFRB para os horários fora de ponta, a instituição terá uma economia anual de 18% em seu faturamento. “Isso para nós é investimento. Precisamos qualificar onde nossa energia está sendo gasta e construir um trabalho de conscientização e mudança de cultura, que passa pelo docente, estudante e técnico-administrativo”, disse o pró-reitor de Planejamento da UFRB, José Mascarenhas.

Para o gestor da Unidade Territorial de Distribuição (UTD) da Coelba em Santo Antônio de Jesus, Rodrigo Carvalho, trata-se também de qualificar o uso para evitar o desperdício e garantir o melhor atendimento das necessidades da instituição. Nesse sentido, a gestora de Relacionamento do Poder Público e Novos Clientes Corporativos, Sandra Fonseca, anunciou a Chamada Pública de Projetos de Eficiência Energética, prevista para setembro, como uma oportunidade para a UFRB apresentar uma proposta para racionalização do uso de energia.

Presenças registradas

A reunião também contou com a participação da pró-reitora de Administração da UFRB, Rosilda Santana; da coordenadora de Serviços Operacionais, Joice Gonçalves; do chefe do Núcleo de Logística Sustentável, Leandro Barreto, do chefe do Núcleo Técnico de Engenharia, Pedro Barbosa; do técnico da UTD da Coelba em Santo Antônio de Jesus, André Silva, e da técnica da Coelba em Salvador, Luele Chalegre.

{gallery}noticias2017/reuniao_coelba_cruz{/gallery}


Fonte: http://www.ufrb.edu.br/portal/noticias/4845-reitor-da-ufrb-tem-nova-reuniao-com-coelba-para-tratar-sobre-eficiencia-energetica

0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar

    UFRB

    Brazil

    Posts do blog