Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

Reitoria da UFRB recebe estudantes quilombolas recém-ingressos

23 de Setembro de 2016, 19:28 , por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 39 vezes

A reitoria da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) recebeu na manhã da última quarta-feira, 21 de setembro, estudantes do primeiro e do segundo semestre de dez comunidades quilombolas do Recôncavo. A recepção foi realizada pelo reitor Silvio Soglia e pela vice-reitora Georgina Gonçalves, no anfiteatro da Reitoria, campus Cruz das Almas.

Os estudantes ingressaram por meio do processo seletivo especial para estudantes indígenas aldeados ou moradores de comunidades remanescentes dos quilombos, regido pelo Edital Nº 25/2016/PROGRAD para preenchimento de 44 de vagas, em 31 cursos de graduação da instituição. O reitor Silvio Soglia acredita que, mais do que uma política de acesso à UFRB, trata-se de uma política de reparação a essas comunidades. “Essa é uma forma de diversificar e representar ainda mais o recôncavo em nossa instituição”, afirma.

Os estudantes são oriundos de dez comunidades quilombolas. No município de São Felix, estão a Engenhoca, Quilombo, Santo Antônio e Vidal, Pau Grande, Santo Antônio da Jaqueira, Terreno do Governo, Engenho de São João e Subaúma. Na cidade de Salinas, a comunidade de Conceição de Salinas. Já em Muritiba, Baixa Grande. Os discentes foram aprovados em cursos de graduação do Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas (CCAAB), Centro Ciências Exatas e Tecnológicas (CETEC), Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL) e Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (CETENS).

Eliane de Araújo“Para nós, negros, pobres, vindos de família humilde, é uma grande conquista, uma grande realização. Um orgulho para nossa família e uma imensa conquista estar aqui”, fala Eliane de Araújo, estudante de História e moradora do Quilombo de Subaúma. Ela ainda enfatiza sua vontade em atuar como professora, compartilhando a aprendizagem adquirida junto à UFRB: “sem dúvida, aqui vai ser uma grande fonte de conhecimento”.

Também destacando o papel da UFRB em sua formação acadêmica, profissional e pessoal, Milena Lemos, aprovada no processo seletivo especial para estudantes indígenas aldeados ou moradores de comunidades remanescentes dos quilombos, Edital Nº 25/2016, é recém-ingressa no curso de Engenharia Florestal. Estudante do CETEC, campus Cruz das Almas, ela é moradora da Comunidade Quilombola de Pau Grande, zona rural do município de São Félix. “Antes, a gente não tinha esse conhecimento de ingressar na Universidade e ainda mais com bolsa, que já é um auxílio importante, pois, até para se locomover, não tínhamos condições, em razão do alto custo”, aponta.

Processo seletivo especial referente ao Edital Nº 25/2016: teve como objetivo o preenchimento de 44 vagas, em 31 cursos de graduação da UFRB. O público-alvo são estudantes indígenas aldeados ou moradores de comunidades remanescentes dos quilombos. A seleção utiliza as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), por meio do Sisu. Desde 2015, a UFRB reserva, a cada semestre, duas vagas por curso. Tal decisão está contida na Resolução Nº 26, emitida em 15 de dezembro de 2014, do Conselho Acadêmico (CONAC) da UFRB. 

Comunidades Quilombolas: são grupos étnicos, predominantemente constituídos pela população negra rural ou urbana, que se autodefinem a partir das relações com a terra, o parentesco, o território, a ancestralidade, as tradições e práticas culturais próprias. De acordo com a Fundação Cultural Palmares, a Bahia tem cerca de 600 comunidades quilombolas.

 


Fonte: http://www.ufrb.edu.br/portal/noticias/4554-reitoria-da-ufrb-recebe-estudantes-quilombolas-recem-ingressos

0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar

    UFRB

    Brazil

    Posts do blog