Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

Repositório Institucional disponibiliza produções científicas e acadêmicas da UFRB

17 de Setembro de 2013, 10:26 , por Desconhecido - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 94 vezes

Já está em funcionamento o Repositório Institucional (RI) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). O RI disponibiliza em ambiente digital toda a produção científica e/ou acadêmica das unidades de ensino, colegiados, laboratórios e grupos de pesquisa da universidade, garantindo o acesso livre à sua memória intelectual.

A implantação do Repositório na UFRB contou com o apoio do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) e foi legitimada pela Portaria nº 771 de 06 de setembro de 2013, que estabeleceu a Política de Informação Técnico-Científica desta instituição de ensino. O projeto foi gerido pela Coordenadoria de Informação e Documentação (CIDOC), através do Núcleo de Tecnologia da Informação (NUTIN).

“Com o Repositório, maximizamos a acessibilidade, o uso, a visibilidade e o impacto da produção intelectual da UFRB”, afirma a bibliotecária Nadja dos Santos, chefe do NUTIN. Para o lançamento do RI, foram catalogadas as teses e dissertações produzidas na instituição, por área do conhecimento. A proposta é ampliar o serviço com artigos de periódicos, trabalhos apresentados em eventos científicos e acadêmicos, relatórios técnico-científicos e livros e capítulos de livros.

A publicação do acervo está sendo realizada pela equipe da CIDOC. É possível aos usuários acompanhar a publicação de seus trabalhos e consultar as publicações de demais colegas da área. “O RI oferece segurança aos pesquisadores, pois garante a origem dos documentos e a sua validação pelos pares”, diz Nadja. Ela acrescenta que a iniciativa pode ainda gerar transparência e melhor gestão do investimento em pesquisa na UFRB.

Para preservar e difundir a produção dos alunos de graduação da universidade, a proposta é criar um repositório específico, a Biblioteca Digital de Trabalhos de Conclusão de Cursos (BDTCCs). O projeto já está em andamento e a previsão de funcionamento é no início de 2014.

Acesse o Repositório Institucional da UFRB: repositorio.ufrb.edu.br


Fonte: http://www.ufrb.edu.br/agencia/pesquisa-academica/3344-repositorio-institucional-disponibiliza-producoes-cientificas-e-academicas-da-ufrb

0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar

    UFRB

    Brazil

    Posts do blog