Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

Restaurante Universitário da UFRB terá alimentos oriundos da agricultura familiar

31 de Março de 2016, 17:50 , por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 253 vezes

O reitor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Silvio Soglia, e a vice-reitora, Georgina Gonçalves, reuniram-se na manhã desta terça-feira, 29, com representantes de pró-reitorias e diversas redes de organizações e movimentos sociais da área da agricultura familiar. A pauta do encontro foi o planejamento de uma chamada pública que terá a finalidade da aquisição de alimentos oriundos da agricultura familiar para o Restaurante Universitário da instituição.

A iniciativa é da Pró-reitoria de Extensão (PROEXT) e visa a elaboração coletiva de um mapeamento da oferta das cooperativas de agricultores familiares da região e os respectivos gêneros alimentícios que comercializam, visando a aquisição desses gêneros para o abastecimento do Restaurante Universitário.

De acordo com o reitor da UFRB, Silvio Soglia, a experiência da UFRB na aquisição de alimentos da agricultura familiar para o Restaurante Universitário será inovadora no estado da Bahia. “A UFRB tem ao longo da sua trajetória estabelecido parcerias com a sociedade civil. A criação do curso de Gestão de Cooperativas, Licenciatura em Educação no Campo e Agrecologia demonstram o caminho que escolhemos seguir. Então é com muita expectativa que estamos construindo essa agenda que irá beneficiar nossos agricultores e cooperativas”, disse.

A professora Tatiana Velloso, pró-reitora de Extensão da UFRB, explicou que a Chamada Pública será normatizada pelo Decreto 8.473, de 22 de junho de 2015, que determina que os órgãos federais devem começar a destinar no mínimo 30% dos recursos aplicados na aquisição de alimentos para a compra de produtos da agricultura familiar. “Nós somos uma Universidade comprometida com a questão agrária e com o modo de produzir e de pensar, portanto submetidos a procedimentos normativos. Estamos fazendo uma pesquisa de mercado e dialogando coletivamente para que o máximo de organizações tenha condições de participar”, afirma.

Segundo Tatiana, a UFRB também promoverá uma campanha com a participação das organizações da agricultura familiar, com palestras, degustação e materiais de comunicação, sobre a importância do consumo destes produtos. A reunião deliberou ainda a realização de um seminário para discutir ações acadêmicas de fortalecimento da agricultura familiar com as atividades de ensino, pesquisa e extensão universitária dos grupos e dos cursos existentes na UFRB. A previsão é que a Chamada Pública seja lançada em abril.

O restaurante universitário da UFRB oferta hoje cerca de 600 refeições diárias a estudantes vinculados ao Programa de Permanência Qualificada (PPQ) da instituição.


Fonte: http://www.ufrb.edu.br/agencia/administracao/4351-restaurante-universitario-da-ufrb-tera-alimentos-oriundos-da-agricultura-familiar

0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar

    UFRB

    Brazil

    Posts do blog