Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

Simpósio discute atendimento qualificado de enfermagem às pessoas que vivem com hipertensão e diabetes

27 de Janeiro de 2016, 20:11 , por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 231 vezes

 Foi realizado no último dia 14 de janeiro, no Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), o evento Assistência de enfermagem em foco: Um debate sobre o atendimento qualificado de enfermagem às pessoas que vivem com hipertensão e diabetes em Santo Antônio de Jesus.

O evento foi realizado através de três mesas temáticas e contou ainda com a participação de enfermeiras das unidades de saúde da família de Santo Antônio de Jesus, que supervisionam alunos estagiários de enfermagem da UFRB e das componentes da disciplina Estágio Supervisionado na Atenção Básica

Segundo a estudante de enfermagem Karoline de Almeida Leite, estagiária da USF e membro da comissão organizadora do evento, a realidade das USF de Santo Antônio de Jesus, é que grande parte da população atendida convive com uma dessas doenças ou ambas. “É de grande importância a realização do simpósio devido à alta prevalência de pessoas que vivem com hipertensão e diabetes no município e o acompanhamento de enfermagem dos mesmos faz-se necessário no sentido de reduzir e intervir em complicações inerentes a estes agravos”, aponta.

A iniciativa foi promovida pela turma do Estágio Supervisionado I na Atenção Básica em parceria com a Unidade de Saúde da Família Antônio André de Souza Filho (URBIS III). O evento discutiu ainda orientações e abordagens na promoção de uma consulta de enfermagem eficaz às pessoas que vivem com hipertensão e/ou diabetes.

Saiba mais - A hipertensão arterial sistêmica e o diabetes mellitus são de fácil diagnóstico e podem ser tratadas, trazendo ao paciente a chance de seguir com qualidade de vida a partir de novos hábitos de saúde. Segundo o Ministério da Saúde, estes problemas de saúde são considerados Condições Sensíveis à Atenção primária, ou seja, um bom acompanhamento desses pacientes ainda na Atenção Básica, por meio das Unidades de Saúde da Família (USF), evita hospitalizações e mortes por complicações.

 


Fonte: http://www.ufrb.edu.br/agencia/cursos-e-eventos/4252-simposio-discute-atendimento-qualificado-de-enfermagem-as-pessoas-que-vivem-com-hipertensao-e-diabetes-em-santo-antonio-de-jesus

0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar

    UFRB

    Brazil

    Posts do blog