Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

UFRB aprova transferência simbólica da sede para Santo Amaro em 14 de junho

16 de Junho de 2017, 16:43 , por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 47 vezes

O reitor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Silvio Soglia, participou da sessão solene no Salão do Poder Legislativo Municipal de Santo Amaro, na noite da última quinta-feira, 14 de junho. A data marca a participação histórica do município do recôncavo baiano no movimento de emancipação política do país. Cumprindo uma tradição secular, os santamarenses comemoram a Ata da Vereação de 14 de junho de 1822, que exigiu das Cortes de Lisboa a Independência do Brasil.

Na oportunidade, o diretor do Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (CECULT), Danillo Barata foi homenageado com o título de cidadão santamarense. Por ocasião dos festejos deste ano, além da solenidade cívica e da entrega do título de cidadão santamarense ao professor Danillo, o reitor da UFRB foi convidado a proferir palestra alusiva ao 14 de junho de 1822.  “Esse ato expressa ciclo que tem para nós, homens e mulheres de hoje, do recôncavo e de Santo amaro, especificamente, a digital da vanguarda, por retomar um sonho, um desejo, uma necessidade e um reconhecimento secular, de ter o direito a uma universidade federal no território do recôncavo”, avalia Soglia.  

Pela manhã do dia 14, em reunião do Conselho Universitário (Consuni), os conselheiros aprovaram uma solicitação do legislativo santoamarense de promover a transferência administrativa da sede da UFRB para Santo Amaro em cada  dia 14 do mês de junho, uma homenagem à história do município que simboliza a implantação do campus da UFRB naquele município. O reitor destacou ainda a presença da UFRB como uma expressão do projeto político da instituição. “Este ato aqui hoje, rememora o que somos, fizemos, implica em dialogar com os que aqui estiveram e que retornam hoje a estar conosco, na memória e no  reconhecimento dos seus feitos. Celebra o nosso lugar na história desse país, a grandeza das nossas lutas e conquistas. E reafirma a aliança necessária entre a ciência, as artes, a filosofia e a política, como bases imprescindíveis na edificação da consciência nacional”, finaliza.


Fonte: http://www.ufrb.edu.br/portal/noticias/4770-ufrb-aprova-transferencia-da-sede-para-santo-amaro-nos-dias-14-de-junho

0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar

    UFRB

    Brazil

    Posts do blog